• Carregando...
Dilma Rousseff
A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco dos Brics, Dilma Rousseff.| Foto: Reprodução/NDB.

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco dos Brics, Dilma Rousseff, disse que os Estados Unidos usam o dólar como uma “arma” para sanções em conflitos geopolíticos. A declaração foi feita durante discurso no 11º Fórum Mundial da Paz, na Universidade Tsinghua, em Pequim.

“No contexto de conflitos geopolíticos, o dólar tem sido usado como arma de sanções, elevando os preços de energia e alimentos e interrompendo ainda mais as cadeias de suprimentos”, disse Dilma no último domingo (2) durante o evento.

A ex-presidente considera que os norte-americanos atuam para conter a ascensão de novas potência econômicas, informou o Poder360. No entanto, ela ressaltou que será difícil que os EUA “contenham a China [como foi feito] com Japão”.

“O fato de o mundo ter aceitado por muitas décadas a existência de uma única moeda de reserva internacional deu origem a um sistema financeiro assimétrico que, como sempre, gera maiores vantagens para o país que emitir essa moeda”, apontou Rousseff.

A presidente do Banco dos Brics disse ser improvável o surgimento de outra moeda hegemônica como a dos EUA. Ela defendeu que o sistema monetário inclua países emergentes.

“A crescente participação no comércio global e nas transações do mercado de capitais envolvendo economias emergentes sugere que o domínio do dólar diminuirá ainda mais, tornando o sistema monetário global mais diversificado e multipolar”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]