A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) se mudou para Xangai, na China, quando assumiu a presidência do Banco do Brics, em 2023.| Foto: EFE/Andre Borges
Ouça este conteúdo

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) está internada em Xangai, na China, após passar mal na última sexta-feira (21). O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que o quadro é considerado “sem gravidade” pelos médicos.

CARREGANDO :)

“Desejo melhoras para nossa Presidenta Dilma Rousseff, que se encontra hospitalizada em Xangai, para tratamento de um mal estar, considerado pelos médicos sem gravidade. Torço por plena e rápida recuperação”, afirmou Guimarães no X.

Dilma se mudou para Xangai quando assumiu a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco do Brics, em março de 2023. Ela tem 77 anos e governou o Brasil entre 2011 e 2016, quando sofreu um processo de impeachment.

Publicidade

O deputado federal Bohn Gass (PT-RS) afirmou que "as informações ainda são escassas, mas ela teria sentido náuseas e apresentado pressão alta". Ele desejou "melhoras à única mulher legitimamente eleita presidenta do Brasil até hoje".

O bloco econômico é formado por grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, entre outros países. Após o mal-estar, ela foi levada ao Shanghai East International Medical Center, onde está hospitalizada desde a última sexta-feira (21).

A presidente do Banco dos Brics cancelou sua participação na reunião de representantes dos Brics, em Cape Town, na África do Sul. O mandato de Dilma, que terminaria em julho de 2025, deve ser prorrogado por mais 5 anos. A mudança foi uma proposta pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, devido a guerra com a Ucrânia.

“Não queremos transferir todos os problemas que estão associados à Rússia para instituições em cujo desenvolvimento nós próprios estamos interessados. Nós lidaremos com nossos problemas e cuidaremos deles nós mesmos”, afirmou Putin em coletiva de imprensa após o encerramento da 16º Cúpula dos Brics, em Kazan, na Rússia.

Parlamentares comentam internação de Dilma

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que a ex-presidente da República está estável. “Hoje, nossa querida ex-presidenta Dilma foi internada em Xangai após um mal-estar. Ela está estável e está nos nossos pensamentos e orações! Que ela possa se recuperar o mais rápido possível! Coração valente”, disse Farias no X.

Publicidade

“Muita força para a Presidenta Dilma, tenho certeza que logo logo estará de volta nas trincheiras com o coração valente e pronta para continuar nossa luta em defesa do povo brasileiro e da democracia”, disse o deputado André Janones (Avante-MG).

A deputada Ana Pimentel (PT-MG) desejou "pronta e rápida recuperação" a ex-presidente. "Tenho certeza que em breve retornará aos trabalhos à frente do Banco dos Brics, em plena saúde", disse.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]