Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições 2026

Eduardo Bolsonaro não descarta Presidência: “Se for missão dada pelo meu pai, vou cumprir”

Em entrevista à VEJA, Eduardo Bolsonaro responde sobre a possibilidade se de candidatar à Presidência: “Se for uma missão dada pelo meu pai, vou cumprir". (Foto: Juan Ignacio Roncoroni/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que pode disputar a Presidência da República em 2026, caso receba essa “missão” de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Obviamente, se for uma missão dada pelo meu pai, vou cumprir. Inclusive, meu nome já apareceu em algumas pesquisas. Fiquei feliz”, disse em entrevista exclusiva à revista VEJA, publicada na última quinta-feira, 29.

Durante a conversa, Eduardo destacou a necessidade de o Brasil retomar o “rumo liberal-conservador” e defendeu o direito do ex-presidente de concorrer novamente, apesar de estar atualmente inelegível: "Eu acho que, numa democracia normal, quem deveria ser o candidato é o Jair Bolsonaro, que inclusive lidera diversas pesquisas", diz.

Jair Bolsonaro foi condenado duas vezes pela Justiça Eleitoral e ainda responde a um processo por tentativa de golpe de Estado, referente às manifestações do 8 de janeiro de 2023, no qual pode ser condenado e até preso. Ele é o principal réu na ação.

VEJA TAMBÉM:

Inquérito contra Eduardo

Eduardo também está na mira do Supremo Tribunal Federal (STF). No dia 26 de maio, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a abertura de um inquérito contra o deputado, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). A investigação menciona três crimes: coação e obstrução de Justiça, embaraço a investigações sobre organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Segundo a acusação, Eduardo teria atuado nos Estados Unidos junto a empresários, congressistas e representantes da Casa Branca a fim de sancionar autoridades brasileiras, especialmente integrantes do Supremo, da Polícia Federal e da própria PGR.

Ao ser questionado pela VEJA sobre Moraes, Eduardo respondeu: “Ele sabe que ele vai sair derrotado porque não tem a verdade ao lado dele. Há quanto tempo está aberto o inquérito das fake news? Desde 2019. E provou o quê? Nada".

E acrescentou: "Na história do STF, com muito menos tempo de investigação, inquéritos foram trancados porque ultrapassaram o limite do razoável. Mas contra o Jair Bolsonaro isso daí não vale, né?”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.