Frente às suspeitas de fraude nas eleições da Venezuela, o programa Assunto Capital desta terça-feira (30) examina os desdobramentos dessa crise política e suas consequências internacionais, especialmente no Brasil. Os convidados para debater o assunto são os analistas políticos Ricardo Fernandes e Carlos Dias.
O programa discute a similaridade do episódio com a desconfiança dos processos eleitorais ao redor do mundo e o papel da oposição, liderada por Maria Corina Machado, contra as narrativas do governo ditatorial de Nicolás Maduro.
Fernandes analisa as recentes acusações da oposição, que afirma que o candidato Edmundo González seria o verdadeiro vencedor com 70% dos votos, e a falta de transparência na divulgação dos resultados.
Já Carlos Dias apresenta as causas que levaram o país a tal crise, bem como os desafios atuais enfrentados pelos venezuelanos. Além disso, o programa discute o papel da diplomacia brasileira, a posição do governo Lula sobre o reconhecimento da eleição e as estratégias que o Brasil deve adotar para evitar repetir os mesmos erros do país vizinho.
Eleições na Venezuela e as reações no Brasil
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou a vitória de Nicolás Maduro sobre Edmundo González após as eleições de domingo (28) sem divulgar as atas de votação para referendar ou não o resultado do pleito. O órgão eleitoral é controlado pelo regime chavista.
Enquanto isso, a Plataforma Unitária Democrática (PUD), principal bloco de oposição ao chavismo, informou que teve acesso a 73% das atas de votação, que comprovariam que González venceu Maduro, contrariando o CNE.
A eleição foi marcada por denúncias de perseguição a opositores do ditador e cerceamento da imprensa pelo regime chavista. Em nota, a legenda do presidente Lula (PT) classificou o processo eleitoral no país vizinho como uma “jornada pacífica, democrática e soberana”. Os parlamentares da oposição brasileira reagiram, afirmando que o posicionamento do PT é a “legitimação de um processo eleitoral marcado por indícios de fraude e manipulação, além de uma afronta aos princípios democráticos”.
Assista ao Assunto Capital todas as terças
Assunto Capital é um videocast transmitido ao vivo de Brasília, com uma conversa franca entre jornalistas da Gazeta do Povo, parlamentares e analistas sobre temas quentes da política. Apresentado por Luis Kawaguti e Desirée Peñalba, vai ao ar todas as terças-feiras, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Empresas de parentes de Toffoli tiveram fundo ligado a fraudes do Master como sócio, diz jornal
Número de mortos em protestos no Irã passa de 500, diz ONG
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho