• Carregando...
Elon Musk, dono do X/Twitter e CEO da Tesla
Elon Musk, dono do X/Twitter e CEO da Tesla| Foto: EFE/Arquivo/TOLGA AKMEN / POOL

O bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), perguntou a Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, por que ele “exige tanta censura no Brasil”. A publicação foi feita na madrugada desde sábado, dia 6, em resposta a uma postagem do ministro datada de 11 de janeiro, em que Moraes felicitava seu ex-colega de STF Ricardo Lewandowski pela nomeação como ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula.

O bilionário, que tem feito várias manifestações em defesa da liberdade de expressão, inclusive financiando a defesa de usuários da mídia social que sofreram algum tipo de represália por manifestar opiniões na rede, entregou ao jornalista Michael Shellenberger e-mails internos da companhia no Brasil, em uma nova rodada do que ficou conhecido como “Twitter Files”. O material foi divulgado por Shellenberger, em colaboração com a Gazeta do Povo, na última quarta-feira: nos e-mails, consultores jurídicos questionam demandas do TSE e de outros tribunais e órgãos, como o Ministério Público, que contrariam a legislação brasileira, incluindo o Marco Civil da Internet, e que constituiriam, na opinião dos advogados, “pesca probatória” e “violação da intimidade”. Em um caso, por exemplo, as autoridades pediram dados de usuários que haviam postado hashtags em defesa do voto impresso auditável.

Musk já se manifestou recentemente a respeito de julgamentos de réus do 8 de janeiro e de outros ataques à liberdade de expressão no Brasil. Poucos dias depois da invasão das sedes dos três poderes, o bilionário respondeu a uma série de tuítes de Glenn Greenwald sobre decisões de Moraes que suspendiam perfis em redes sociais. Em março deste ano, considerou “muito superior ao crime” a pena de 17 anos imposta a um motoboy preso em uma das torres do Congesso Nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]