i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Sucessão de Rodrigo Maia

O que a esquerda quer para apoiar um candidato à presidência da Câmara

  • Brasília
  • 01/12/2020 19:43
Apoio dos partidos de esquerda, como o PT de Gleisi Hoffmann, é considerado decisivo para o futuro presidente da Câmara.
Apoio dos partidos de esquerda, como o PT de Gleisi Hoffmann, é considerado decisivo para o futuro presidente da Câmara.| Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

Com o fim das eleições municipais, as atenções em Brasília se voltam agora para a disputa pelo comando da Câmara dos Deputados. A votação está marcada para daqui dois meses, após o recesso de janeiro. Pelo menos seis candidatos ao cargo de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na Mesa Diretora já estão em campanha. Eles buscam, principalmente, o apoio de parlamentares da esquerda.

Apesar do recente resultado desfavorável nas urnas, quando encolheram de tamanho e perderam espaço para a centro-direita, partidos como PT, PSB, PDT, PCdoB e Psol são considerados peça-chave na eleição da Câmara. Eles somam hoje 132 votos e podem desequilibrar a disputa.

Ainda em dúvida se vão lançar ou não candidato próprio, as siglas de esquerda pretendem exigir contrapartidas para declarar apoio a alguém. Querem, por exemplo, que o sucessor de Maia se comprometa a incluir na pauta legislativa uma série de matérias classificadas por eles como de “defesa do trabalhador”, como a não votação da autonomia do Banco Central e o veto ao processo de privatização dos Correios.

Até o momento, estes partidos ainda não definiram qual será a estratégia no processo sucessório da Câmara. O líder do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR), diz que terá uma reunião com sua bancada na retomada dos trabalhos legislativos para definir como a sigla vai se posicionar na eleição da Mesa Diretora. “Vamos colocar em consideração, principalmente, a nossa luta histórica em defesa dos interesses dos trabalhadores”, disse o líder do PT. As bancadas de PCdoB, PDT e PSB também devem se reunir internamente nesta semana.

Os partidos de esquerda vão discutir a possibilidade de lançar um candidato em bloco ou apoiar um dos principais postulantes ao cargo – Arthur Lira (PP-AL), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Baleia Rossi (MDB-SP), Marcos Pereira (Republicanos-SP), Capitão Augusto (PL-SP) ou Marcelo Ramos (PL-AM).

Historicamente, apenas o Psol tem lançado candidatos independentemente de uma formação de bloco com outras siglas da esquerda. Por isso, membros do partido buscam convencer o deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ) a lançar candidatura, o que, para os deputados da agremiação, pode fomentar uma frente destes partidos em prol de uma candidatura psolista.

No PT, dois deputados são tidos como candidatos naturais, conforme membros do partido: a própria presidente do partido, a deputada Gleisi Hoffmann (PR), ou o líder da minoria, o deputado Carlos Zaratini (SP). No PDT, PSB e PCdoB não existem nomes considerados “fortes” em uma disputa pelo comando da Casa.

A agenda da esquerda para o futuro da Câmara

Independentemente do posicionamento, os parlamentares destas siglas já têm em mente que vão apoiar um candidato que se comprometa com uma agenda legislativa menos liberal que a imposta por Rodrigo Maia, responsável por dar seguimento à reforma da Previdência, por exemplo.

Neste aspecto, os parlamentares da esquerda querem pressionar o próximo presidente da Câmara a travar qualquer privatização a ser tocada nesta segunda metade do governo Jair Bolsonaro, principalmente a dos Correios, e o seguimento da reforma administrativa, uma bandeira de Rodrigo Maia.

Outro componente que está sendo colocado na balança pelos parlamentares de esquerda é o não alinhamento automático com o Palácio do Planalto. O líder do PT já admitiu nos bastidores que está aberto a conversas com Arthur Lira, candidato do Planalto, mas isso não necessariamente significa um apoio ao parlamentar do PP. Outros líderes de esquerda admitiram à Gazeta do Povo que dificilmente devem fazer coro à candidatura de Lira, justamente por ela ser de interesse direto do presidente da República.

Assessores palacianos acreditam que caso Lira venha a ser o próximo presidente da Câmara, seria possível impor uma agenda legislativa mais alinhada às promessas de campanha de Bolsonaro, inclusive na área de costumes. Com isso, o presidente teria o condão de reconquistar o apoio de uma parcela do voto conservador. Em caráter reservado, um assessor palaciano resume: “Até hoje tem uma parcela do conservador que não gostou da nomeação do Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal (STF). Com uma pauta mais conservadora, temos a chance de reconquistar esse eleitorado”.

A esquerda, por sua vez, tem conhecimento disso e sabe que apoiar um candidato à presidência da Câmara chancelado por Bolsonaro terá impacto decisivo na eleição de 2022.

17 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 17 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Luiz Angelo

    ± 1 minutos

    A esquerdalha confirmando sempre seu papel rasteiro, mediocre e jurassico !! .... Esta turba não serve nem como lixo reciclável !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Mário Kume

      03/12/2020 10:07:01

      No mundo inteiro a esquerda perturba a humanidade. Na verdade não sei por quê nasceram...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        Somente Verdades

        02/12/2020 14:48:29

        Esquerdalha sempre lutando contra o desenvolvimento do país, é incrível !!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • B

          Bmk P

          02/12/2020 14:03:06

          A esquerda já minguou nas eleições municipais, mas não aprende e pode sofrer ainda mais nas próximas eleições para o Congresso Nacional. Se continuarem apostando na oposição radical aos reais interesses do País, impedindo ou "desidratando" reformas importantes, como a tributária e a administrativa, com a representação que ainda ostentam, provavelmente receberão uma resposta ainda mais contundente em 2022.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Maurício Martins Saraiva

            02/12/2020 13:52:40

            PP. PL e Republicanos? Não há sequer uma única candidatura de alguma liderança comprometida com o avanço das reformas iniciadas recentemente? O Centrão controla tudo outra veze a "nova política" naufragou.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Leonardo Aurelio Pardini

              02/12/2020 12:58:41

              Nossos parlamentares não atendem os interesses do Brasil. Precisamos mesmo manter esses parasitas em Brasília? Já passou da hora de repensarmos nossa representação. O modelo atual não funciona e atrapalha as reformas necessárias que tanto precisam ser feitas. Será que um corpo técnico e consultas populares através da internet não seriam suficientes para a representação popular??!?! Alguma coisa precisa ser feita e não adianta trocar somente as peças do tabuleiro. É necessário trocar o jogo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • D

                D'AMICO

                02/12/2020 12:44:34

                Isso aqui já está fechado . Esqueceram só de apagar as luzes ( as que restam ) E jogar a Chave fora.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  MBen

                  02/12/2020 12:35:12

                  Nada é tão ruim que não possa piorar...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Paulo Batista Dos Santos

                    02/12/2020 12:27:46

                    Nenhum partido, nenhum parlamentar, está preocupado com o Brasil ou com os brasileiros. TODOS visam apenas seus próprios interesses. Não importa se a proposta seja a favor ou contra o Brasil, sendo contra os interesses desses parasitas que habitam o Congresso, será rejeitada ou sequer votada, como a carteira estudantil, o DPVAT, publicação de balanços, entre tantas outras.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Flavius Torres

                      02/12/2020 11:56:18

                      1 corrupto pior que o Nhonhô, é isso que a ESQUERDA quer

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Jose A Lourenco dos Santos

                        02/12/2020 11:56:17

                        Essa escória não tem compromisso com o País. Só pensam em poder, eleições e dinheiro fácil

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Emerson Adam

                          02/12/2020 11:48:07

                          Quando vejo uma foto desse bando de esquerda segurando um cartaz com dizeres "Em defesa da democracia e da vida", tenho a certeza que os hospícios e sanatórios devem imediatamente serem reativados, como podem esses mesmos esquerdistas serem pró-aborto, infanticidas e ao mesmo pleitearem a defesa da vida. É pura dissonância cognitiva ou loucura mesmo!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • J

                            Joaquim

                            02/12/2020 11:59:51

                            Vdd! Foi o que a esquerda fez nos ultimo 30 anos, criaram uma geração que não tem senço critico , não sabe o que é certo e errado! Criaram uma geraçào de idiotas úteis!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Roberto Garcia

                          02/12/2020 11:29:36

                          Os perdedores e minoria querem impor sua agenda. E é provável que algum candidato se venda para conseguir seu apoio. Afinal isso é Brasil.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Ricardo Bellodi

                            02/12/2020 10:50:44

                            No mundo ideal de quem escreveu o texto é de que a esquerda não existisse, mas indo ao que interessa ele não sabe o que ela quer e ficou especulando.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Marcos Ctba

                              02/12/2020 10:43:43

                              A esquerda quer os Mamódromos de volta, estão com abstinência das tetas para sugar dinheiro publico e desviar para interesses do partidão terrorista

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • D

                                D'AMICO

                                02/12/2020 12:51:01

                                Como a : moradores, terrabras , industriasbras , escolasbras , terrabras , fecha-tudo-bras , terrabras , feriadosbras ,E. A vagabundagenbras.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.