• Carregando...
Flávio Dino (PSB-MA), futuro ministro da Justiça, disse que vai por fim ao "liberou geral" de armas.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou na noite deste domingo (8) que o governo do Distrito Federal mudou o esquema de segurança na véspera dos protestos que resultaram na invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília. O ministro classificou os atos de vandalismo como "terrorismo".

"Nos dias que antecederam esses episódios, inéditos no Brasil, houve uma preparação que se baseou nas responsabilidades constitucionais do governo do Distrito Federal. Não obstante, a esse entendimento, nós tivemos uma mudança de orientação administrativa ontem, em que o planejamento que não comportava a entrada de pessoas na Esplanada foi alterado na última hora", apontou Dino.

"Ainda assim, havia por parte do governo do DF uma visão de que a situação estaria sob controle”, acrescentou. Em coletiva, o ministro disse que o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), "ao efetuar o pedido de desculpas públicas, reconhece que algo deu errado no planejamento".

Dino afirmou que só soube sobre da mudança no esquema de segurança pela imprensa. "Quero crer que o senhor governador [Ibaneis Rocha] vai apurar as responsabilidades em relação aqueles que não cumpriram seus deveres constitucionais. Da nossa parte, nós organizamos o que nos cabia", afirmou o ministro.

Dino ressaltou que a Polícia Federal não é ostensiva, e sim, judiciária. No sábado (7), o ministro autorizou o uso da Força Nacional para conter protestos na Esplanada dos Ministérios. "A Força Nacional é um complemento à ação da polícia local. Este complemento foi feito, mas infelizmente, por conta da mudança de planejamento e omissões – que serão apuradas – esse complemento se revelou insuficiente diante da gravidade do que ocorreu", afirmou.

O ministro ressaltou que a pasta atuou para reforço das forças de segurança do DF e solicitou a intervenção federal na segurança pública, que foi acatada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dino afirmou ainda que Ibaneis deve "responder se alguém se omitiu, se alguém o enganou e por que".

Investigação e prisões vão continuar

Flávio Dino afirmou que os danos nos prédios públicos foram "gravíssimos" e que a perícia nos locais está sendo feita. Segundo o ministro, aproximadamente 200 pessoas foram detidas em flagrante. "As prisões em flagrante continuam, porque tecnicamente o flagrante ocorre durante o cometimento do crime ou logo após, ou seja, as pessoas que estão sendo acompanhadas neste momento ainda estão, à luz do Código de Processo Penal, em situação de flagrância", disse.

Além disso, 40 ônibus foram apreendidos e o ministério já teria identificado os ônibus que se dirigiram ao DF, as pessoas que financiaram as viagens e os passageiros.

O ministro afirmou ainda que está mobilizando policiais dos estados, cedidos por governadores, para fortalecerem a segurança na capital federal a partir desta segunda-feira (9) e nos próximos dias. "Porque, lamentavelmente, ainda há pessoas neste instante na internet falando em continuidade dos atos terroristas", afirmou. "E não conseguirão destruir a democracia brasileira", completou.

Dino diz que ideologia atrapalha deveres funcionais

O ministro foi questionado sobre a preocupação com a atuação da Polícia Militar do DF. “Infelizmente, houve uma confusão nacional entre deveres funcionais e preferências ideológicas, ou seja, há sim preferências ideológicas nas instituições atrapalhando o cumprimento de deveres funcionais”, afirmou.

“Basta olhar que, quando a Polícia Militar do Distrito Federal junto com o contingente disponível da Força Nacional entrou no terreno efetivamente, em uma hora a situação estava resolvida, depois de três horas de desatino. A mostrar o que? Que houve deficiência de planejamento e que mais uma vez vimos essa infiltração perversa de ideologias exóticas, inaceitáveis em instituições do estado brasileiro”, completou Dino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]