• Carregando...
O novo ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA).
O novo ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA).| Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil.

O novo ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), defendeu que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), vire ministro do governo Lula. Fufuca afirmou que se Lira “tiver interesse de ser ministro, qualquer governo, eu acho, que gostaria de ter ele”. Para o ministro, o presidente da Câmara “merece” e “tem tamanho” para ocupar um ministério.

“Por onde passou, Arthur fez um bom trabalho. Ele foi bom deputado estadual, bom deputado federal, nunca foi mais um, sempre foi um cara que fez a diferença. E se tiver interesse de ser ministro, qualquer governo, eu acho, que gostaria de ter ele. Onde ele for, ele vai fazer um papel diferenciado”, disse Fufuca em entrevista ao Estadão divulgada nesta segunda-feira (18).

Ele ressaltou que Lira “em todas as matérias importantes do governo, ele foi o fiador e conseguiu entregar e “tem sido um aliado do governo”. O presidente da Câmara apoiou o nome do Fufuca para ocupar o Ministério do Esporte. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu espaço para o Centrão no governo para fortalecer sua base de apoio.

Fufuca diz que precisa “reformar” sua ponte com Ciro Nogueira

Apesar de contar com o apoio de Lira, Fufuca enfrentou resistência dentro do PP para ocupar um cargo na gestão petista, principalmente do presidente do partido, o senador Ciro Nogueira (PP-PI). O novo ministro já afirmou que pretende fazer a ponte entre Nogueira e o governo Lula, para isso, entretanto, disse que precisa “reformar” a sua própria ponte com o senador.

“Estamos um pouco afastados há alguns dias. Faz parte. Ciro era contra eu assumir [o Ministério do Esporte]. A linha dele hoje é oposicionista. Ele externa isso. É uma coisa forte, que todo mundo vê”, disse o ministro. Nogueira pediu para Fufuca, que é presidente do diretório do PP no Maranhão, se afastar das decisões partidárias após assumir a pasta.

Ministro defende mais recursos para a pasta

O ministro afirmou ainda que os recursos previstos no Projeto de Lei Orçamentário de 2024 são insuficientes para garantir uma estrutura adequada ao ministério. Fufuca disse que vai trabalhar para aumentar o orçamento do ministério. “Vamos tentar aumentar, conscientizar os parlamentares, através de parcerias. Mas o recurso que está na PLOA é insuficiente para o Ministério. Não tem jeito”, reforçou.

Ele apontou que sua prioridade é “tentar democratizar o espaço de qualidade do esporte” e vencer o “déficit absurdo de estrutura física de esporte no Brasil inteiro”. Além de fomentar, a questão da paridade de gênero no esporte e dentro da pasta. Fufuca disse que pretende manter projetos que estavam sendo desenvolvidos pela ex-ministra Ana Moser. “Os projetos e as construções importantes que estão sendo feitas antes serão mantidas e os quadros técnicos que possam colaborar nós iremos abraçar de braço aberto”, ressaltou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]