Ex-senador Gim Argello (PTB).| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo" Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/lava-jato-denuncia-ex-senador-gim-argello-por-corrupcao-e-lavagem-de-dinheiro-5nuv9rk8jannv9p832nb20xm3/ Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

O ex-senador Gim Argello foi autorizado a deixar a prisão, beneficiado pelo indulto de Natal assinado pelo ex-presidente Michel Temer. Ele cumpria pena no Complexo Médico Penal, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

CARREGANDO :)

Argello estava preso desde abril de 2016, quando foi alvo da 28.ª fase da operação Lava Jato, chamada de Vitória de Pirro. Depois, foi condenado a 11 anos e 8 meses de prisão no âmbito da operação Lava Jato. Com a aplicação do indulto, a pena foi extinta.

A 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba concedeu na sexta (14) a autorização para a soltura. A juíza Ana Carolina Bartolomei Ramos entendeu que o ex-senador já havia cumprido os requisitos para ser beneficiado pelo indulto – ele já tinha cumprido um quinto da pena quando o indulto foi assinado por Temer.

Publicidade

Leia mais: Dois condenados no mensalão saem da cadeia beneficiados por indulto de Temer

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

STF validou indulto

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou no início de maio deste ano o indulto natalino editado por Temer. A ferramenta serve para beneficiar pessoas que cometeram crimes não violentos.

A partir do cumprimento de um quinto da pena, condenados por peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, por exemplo, podem agraciados com o perdão da pena.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade