
Ouça este conteúdo
O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (25), vem sendo comemorado por parlamentares ligados ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aos partidos de esquerda.
O vice-líder do governo na Câmara, Rogério Correia (PT-MG), ressaltou que o início do julgamento de Bolsonaro e do “núcleo crucial da tentativa de golpe no Brasil” é um “dia histórico“. “Como já havíamos antecipado na CPMI, Bolsonaro foi líder na tentativa de golpe”, escreveu o deputado na rede X.
Em seguida, ele pontua os crimes atribuídos a Bolsonaro, como golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Segundo o petista, os crimes somados podem chegar a uma pena de mais de 29 anos de prisão. No entanto, a condenação ainda depende do voto dos ministros do STF.
O deputado Bohn Gass (PT-RS) também destacou o julgamento como um “momento histórico”. ”Nunca antes, uma tentativa de golpe de Estado foi julgada no Brasil. Se aceitarem a denúncia o ex-presidente derrotado nas urnas Bolsonaro, e outros sete golpistas, viram réus”, escreveu no X.
Já o presidente nacional do PT, senador Humberto Costa (PE), destacou a transmissão do julgamento pelo canal do partido e elogiou o ministro Alexandre de Moraes por “meter uma voadora” no início do julgamento ao dizer: “Trate-se aqui de denúncia oferecida em face de JAIR MESSIAS BOLSONARO pelos crimes de liderar organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado de Direito e golpe de Estado."
“Logo no início do julgamento da denúncia contra Bolsonaro e mais 7, Alexandre de Moraes lê acusação em que Bolsonaro é acusado de líder de organização criminosa armada, além de tentativa de abolição violenta do Estado de Direito e golpe de Estado. Tua hora tá chegando, golpista!”, escreveu o petista na rede X.
Humberto Costa ainda mencionou que confia na justiça e no recebimento pelo STF da denúncia contra Bolsonaro. “Tenho convicção que se fará justiça, até para que ninguém queira, no futuro, refazer uma tentativa de golpe que seria, sem dúvida, extremamente sanguinária no nosso país”, disse em um vídeo do PT.
Além de anteciparem a condenação do ex-presidente, os governistas também pressionam contra a anistia e emplacam a campanha “sem anistia para golpistas”.
“SEM ANISTIA! Hoje é um dia importante para que se faça justiça no nosso país. Aqueles que atentaram contra a democracia e tentaram um golpe de Estado começarão a ser responsabilizados por toda sorte de crimes que cometeram. Acompanho o julgamento no STF que tornará Bolsonaro réu”, escreveu a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP).
VEJA TAMBÉM:
Veja outras repercussões da esquerda sobre o julgamento de Bolsonaro:
- Deputado federal Zarattini (PT-SP): O desespero tomou conta dos bolsonaristas! Hoje começa o julgamento do traste e sua corja. Mas triste mesmo é ver @tarcisiogdf e Ricardo Nunes no contorcionismo pra puxar o saco do gado!
- Deputada federal Natália Bonavides (PT-RN): A denúncia da PGR traz com muitos destalhes a trama golpista de Bolsonaro e seus aliados: assassinato do presidente @LulaOficial, golpe de Estado e até discurso pronto Bolsonaro já tinha. Canalhas! #SemAnistia
- Deputada federal Maria do Rosário (PT-RS): Bolsonaro e seus comparsas devem pagar pela tentativa de golpe contra o Brasil e contra as liberdades! Nossa Democracia precisa ser protegida, sempre. Devem, também, pagar por todos crimes que cometeram enquanto estiveram no governo, inclusive pelas 700 mil mortes da pandemia. Chegaremos lá. #SemAnistia #BolsonaroPreso
- Deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-SP): Dia histórico! O STF começa a dar a resposta que o Brasil espera: julgamento de Bolsonaro e sua turma por tentativa de golpe e ataque ao Estado Democrático de Direito. A democracia é inegociável, e a justiça precisa ser firme. Sem anistia para golpistas! ⚖️🇧🇷 #SemAnistia
- Deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP): Familiares de vítimas da ditadura, como o filho do jornalista Vladimir Herzog e a irmã do estudante Stuart Angel, estão acompanhando o julgamento ao vivo no STF. É simbólico, mas diz muito sobre o que está em jogo. SEM ANISTIA BOLSONARO NA CADEIA!