• Carregando...
Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa.| Foto: Unsplash

O Ministério da Cidadania alertou à população, na última sexta-feira (27), sobre uma notícia falsa que circula nas redes sociais a respeito do auxílio emergencial previsto pelo governo para trabalhadores informais, microempreendedores individuais e desempregados.

Usuários relataram ter recebido recomendações de cadastramento para "Auxílio Emergencial 2020" no valor de R$ 1,2 mil. Através de um link, as pessoas são direcionadas a um agendamento pelo aplicativo. Não se trata, no entanto, de página associada ao governo.

A pasta voltou a explicar a medida anunciada recentemente: "Existe, sim, um auxílio emergencial previsto pelo governo, de R$ 600 para trabalhadores informais, microempreendedores individuais e desempregados".

A proposta enviada ao Congresso Nacional depende, ainda, da aprovação do Senado Federal. A Câmara dos Deputados aprovou o texto na última quinta-feira (26). Em última instância, o presidente Jair Bolsonaro deverá publicar decreto sancionado a medida e determinando como se dará o pagamento. Caso aprovada, a ajuda valerá para três meses.

"Pelo texto, poderá receber o benefício quem se enquadrar nos critérios do Cadastro Único, registro de pessoas de baixa renda administrado pelo Ministério da Cidadania. Para se enquadrar no benefício, o interessado não pode receber nenhum outro benefício social, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC)", explica.

Segundo o governo, "assim que o projeto for aprovado e houver sanção presidencial, a tendência é que os repasses sejam feitos pela rede de atendimento da Caixa Econômica Federal".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]