• Carregando...
Bolsonaro caminha em solenidade no Palácio do Planalto em frente de um brasão da República.
Bolsonaro na solenidade de posse do novo ministro da Educação: mudança na pasta por admitir que Vélez não estava “funcionando”. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

"Eu vivo em prisão domiciliar sem tornozeleira eletrônica." A frase repetida por Jair Bolsonaro para definir o cotidiano de um presidente resume o isolamento político em que ele se colocou nos 100 primeiros dias de seu mandato, completados nesta quarta-feira (10). No período, não conseguiu formar uma base aliada, enfrentou desgaste com os filhos, viajou pouco pelo país, cercou-se de um núcleo ideológico e se confinou nas redes sociais, onde criou polêmicas. Após pouco mais de três meses de gestão, o presidente e auxiliares reconhecem reservadamente equívocos e a necessidade de mudanças. Tanto que o governo já iniciou uma reestruturação, que deve ser intensificada a partir da próxima semana.

Uma das mudanças é na estratégia de comunicação. Também estão previstas alterações na Esplanada dos Ministérios e troca na equipe de articulação parlamentar.

A ideia principal é renovar o grupo considerado ideológico, responsável por crises políticas nesses três primeiros meses, e priorizar uma visão mais pragmática de gestão pública. Nesse sentido, duas mudanças já foram feitas. Uma é a troca no Ministério da Educação (MEC), do qual o olavista Ricardo Vélez foi retirado para dar lugar ao economista Abraham Weintraub, também aluno do guru do clã Bolsonaro, mas treinado em gestão.

LEIA TAMBÉM: Levantamento da Gazeta do Povo mostra como ficaram as metas dos 100 primeiros dias

Na Comunicação, uma das áreas mais sensíveis nesses 100 dias, Bolsonaro trocou o chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Especial), substituindo o publicitário Floriano Amorim pelo empresário Fabio Wajngarten.

Líder do governo na Câmara tende a ser trocado

Sob a bandeira do que chama de "nova política", o presidente não criou um canal de diálogo eficiente com dirigentes partidários e desenvolveu relação frágil com o Congresso, pondo em risco uma das prioridades do mandato: a aprovação da reforma da Previdência.

Para superar o ponto fraco, ele pretende criar um conselho político, com líderes e presidentes das legendas, e deve fazer troca na interlocução com os parlamentares. A ideia é retirar da função de líder do governo o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL-GO), avaliado como inexperiente pelo Planalto.

Em sinalização ao PRB, legenda ligada à Igreja Universal e a primeira recebida em ofensiva para formar uma base aliada, o presidente considera para o posto os deputados João Campos (PRB-GO) e João Roma (PRB-BA). O partido ainda discute se fará parte da coalizão governista.

A avaliação é que os demais integrantes da articulação têm atendido às expectativas – a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) devem ser mantidos na equipe de líderes do governo. Auxiliares do presidente reconhecem que o Planalto errou na escolha de Vitor Hugo e na forma como ele foi apresentado como líder, sem consulta aos parlamentares.

FIQUE POR DENTRO: O preço da inexperiência: líderes de Bolsonaro têm culpa nos atritos com Congresso?

Para tentar melhorar a interlocução legislativa, uma corrente do governo defende a recriação da Secretaria de Relações Institucionais, que dividiria com a Casa Civil a articulação política. Outra alteração em análise é a dissolução da Secretaria-Geral da Presidência, criada para abrigar o então braço direito de Bolsonaro, Gustavo Bebianno, demitido em fevereiro. O cargo é hoje ocupado pelo general Floriano Peixoto.

O maior acerto e os problemas, segundo Mourão

"Nos cem primeiros dias, o maior acerto foi a composição de um ministério técnico e capacitado", avalia o vice-presidente, Hamilton Mourão. "E a comunicação e a articulação política precisam melhorar.

"Na última segunda-feira (8), Wajngarten assumiu a Secom para reforçar a estratégia de comunicação do governo. Ele terá como primeira grande missão reverter a imagem negativa da reforma da Previdência perante a população. A avaliação do Planalto é a de que o governo está perdendo o discurso de convencimento por ter deixado de lado até aqui estruturas tradicionais de publicidade, como TV e rádio.

VEJA TAMBÉM: Quem é o ministro "pé no barro", que mais produziu as boas notícias neste início de gestão

Amorim, que estava no cargo, defendia uma solução caseira para a propaganda da reforma e era forte crítico de uso de agências de publicidade e aplicação de verbas públicas em meios tradicionais de comunicação.

O grande erro na avaliação do próprio Bolsonaro

Apesar de um início turbulento, integrantes da equipe do presidente dizem que Bolsonaro tem convicção de que não cometeu nenhum grande equívoco, com a exceção da divulgação, nas redes sociais, de um vídeo com imagens obscenas filmadas num bloco de carnaval de São Paulo. Com a repercussão negativa, tanto na esquerda como na direita, do caso apelidado de "golden shower", ele se reuniu com auxiliares de confiança e reconheceu que exagerou, apagando a publicação.

A utilização exagerada das redes sociais colocou o Planalto em mais de uma saia-justa e incomoda a cúpula militar, que já recomendou moderação ao presidente. Ele, contudo, tem ignorado os conselhos e seguido as orientações do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), apelidado de "pitbull". "O pitbull? Tá atrapalhando o quê? Não me atrapalhou em nada. Acho até que devia ter um cargo de ministro", disse o presidente, na segunda-feira (8).

O papel dos filhos de Bolsonaro

A influência dos filhos sobre Bolsonaro e assuntos do governo é criticada tanto dentro como fora do Planalto e apontada como um dos principais fatores de desgaste e de instabilidade nesses cem dias. Mesmo assim, Bolsonaro insiste em mantê-los por perto.

Envolvido na primeira crise política enfrentada pelo presidente no cargo, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) já foi recebido pelo pai em dez audiências. Em janeiro, relatório apontou movimentações financeiras atípicas dele. Também presentes na agenda, Carlos faz recomendações na comunicação e Eduardo Bolsonaro (deputado federal pelo PSL-SP) dá pitacos nas relações exteriores.

Poucas viagens pelo Brasil

Na tentativa de melhorar sua imagem no exterior, o presidente realizou uma série de viagens internacionais, mas percorreu pouco o Brasil. Em três meses, desembarcou na Suíça, nos EUA, em Israel e no Chile. No Brasil, viajou apenas para São Paulo, Rio, Minas e Paraná, priorizando eventos militares. A postura foi oposta à adotada antes até do início oficial da campanha eleitoral, quando viajava para várias cidades brasileiras e enchia saguões de aeroportos com apoiadores.

O isolamento do presidente também é institucional. Nos três primeiros meses, ele manteve certo distanciamento dos comandos do Judiciário e do Legislativo e protagonizou desentendimento público com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda não totalmente superado.

A sequência de desgastes afetou também sua popularidade. Divulgada no domingo (7), pesquisa Datafolha mostrou que Bolsonaro registra a pior avaliação após três meses entre os presidentes eleitos para um primeiro mandato desde a redemocratização de 1985. Segundo o instituto, 30% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo, 32%, ótimo ou bom, e 33%, regular.

Criticado, Bolsonaro já começou a dar os primeiros sinais de cansaço com o cargo. Em Israel, fez desabafo público: "Eu também sou passageiro do Brasil, graças a Deus. Imagine ficar o tempo todo com esse abacaxi?".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]