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O anúncio do governo Lula de que o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) será encerrado no fim de 2023 caiu como uma bomba em Brasília (DF) e em vários Estados do País. A medida não foi exatamente uma surpresa, já que representava uma das principais bandeiras do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas tem sido criticada e já foi chamada de “decisão revanchista” pelo ex-vice-presidente e atual senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que se manifestou na Sessão Plenária do Senado.

Também o senador Eduardo Girão (Novo-CE) fez uso da palavra e acusou o governo petista de usar a ideologia para prejudicar a Educação. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse que apesar de descontinuada, a iniciativa não está proibida.

Entre os governadores também há barulho. Vários são os Estados que já anunciaram que vão manter ou ao menos avaliar a possibilidade de manter o programa mesmo sem apoio federal. São Paulo está nesta lista.

Por meio das redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse: “Fui aluno de Colégio Militar e sei da importância de um ensino de qualidade e como é preciso que a escola transmita valores corretos para os nossos jovens”.

Fato é que, com a determinação do governo Lula, as instituições de ensino tendem a retomar o formato regular. E, para falar sobre esse tema, o convidado do 15 Minutos, o Podcast da Redação da Gazeta do Povo, é o jornalista Leonardo Desideri, da equipe de Vida e Cidadania.

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O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é da jornalista Daiane Andrade.

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Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Daiane Andrade; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.

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