i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Coronavírus e política

8 questões para entender a “guerra da vacina” e seus possíveis efeitos para a população

  • 24/10/2020 21:13
Perguntas e respostas para entender a "guerra da vacina"
Governador de São Paulo, João Doria, exibe uma ampola da coronavac: briga com Bolsonaro deflagrou a “guerra da vacina”.| Foto: Governo de SP/divulgação

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro e governadores divergem em relação às políticas de combate à doença, que já foi responsável por 156 mil mortes em todo o país. No começo, a disputa era pela manutenção ou não de Luís Henrique Mandetta no cargo de Ministro da Saúde. Depois, houve a briga política pela decretação de lockdown (fechamento total das atividades) e pela prescrição da cloroquina como tratamento preventivo. A mais nova disputa entre União e os estados, principalmente São Paulo, tem nome e sobrenome: a vacina coronavac, do laboratório chinês Sinovac. E agora a chamada "guerra da vacina" pode interferir na futura campanha nacional de imunização contra a Covid-19.

A nova disputa política envolvendo o coronavírus começou após o governador paulista, João Doria (PSDB), defender a vacinação obrigatória e classificar o imunizante coronavac – que no Brasil será produzida pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo – como a arma mais eficaz contra a Covid-19.

Revoltado com Doria, que é tido como candidato ao Planalto em 2022 e estaria usando a coronavac para se autopromover, o presidente Jair Bolsonaro reagiu. Primeiro, afirmou que não vai obrigar o brasileiro a tomar a vacina chinesa. Depois, o presidente desautorizou o ministro Eduardo Pazuello, e determinou o cancelamento do protocolo de intenção entre o Ministério da Saúde e o Butantan para a compra de 46 milhões de doses da coronavac pelo governo federal.

A decisão de Bolsonaro gerou mal-estar no governo paulista e em outros governadores, parlamentares e epidemiologistas. Eles alertam para o risco de o Brasil atrasar o início da imunização contra a Covid-19 e de não ter uma estratégia unificada. E tudo pode complicar ainda mais porque, ao que tudo indica, será a Justiça quem vai tomar a decisão final sobre esse tema de saúde pública. Já houve questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o governo federal a comprar a coronavac se ela se mostrar eficaz.

Em meio a essa guerra da vacina, surgem uma série de dúvidas. Quando haverá vacinação? Qual imunizante estará disponível? Parte da população corre risco de ficar sem vacina por causa dessa briga política? A vacinação será obrigatória?

A Gazeta do Povo buscou responder a essas questões e elencou oito perguntas e respostas para entender tudo o que está por trás da guerra da vacina e para saber quais são os possíveis efeitos para a população brasileira.

Perguntas e respostas para entender a guerra da vacina

1. Já há uma vacina segura e eficaz contra a Covid-19?

Apesar da torcida geral da população, não há ainda no mundo inteiro uma vacina segura e eficaz contra a Covid-19 comprovada cientificamente.

No Brasil, a expectativa é que o pedido de liberação dos imunizantes à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ocorra quando as vacinas em desenvolvimento apresentarem um nível de eficácia de aproximadamente 50% (ou seja, de cada dez pessoas vacinadas, pelo menos cinco consigam ter anticorpos suficientes para responder ao coronavírus).

O governador de São Paulo, João Doria, alega que a coronavac pode chegar a uma taxa de eficiência de 98%. Ainda não se sabe qual seria a taxa de imunização das outras vacinas em desenvolvimento.

2. Quais são as vacinas com desenvolvimento mais avançado neste momento? Quando elas podem estar disponíveis para vacinação em massa no Brasil?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem pelo menos 200 vacinas em testes no mundo inteiro. Apenas 44 chegaram à fase de testagem em humanos – os chamados estudos clínicos.

A expectativa é que haja pelo menos uma vacina eficaz e segura entre o fim de 2020 e o início de 2021. Mas isso não significa que todos serão vacinados logo que houver um imunizante. Existe uma série de desafios logísticos: produzir as doses, envasá-las, distribui-las. E os países terão de definir qual parcela da população vai receber a imunização antes – a tendência é que as doses sejam primeiramente aplicadas em profissionais da saúde, idosos e pessoas do grupo de risco.

No Brasil, há quatro vacinas em testes num estágio mais avançado. Em tese, essas são as que têm mais chances de virem a imunizar os brasileiros, pois esses testes estão sendo realizados por meio de parcerias com instituições brasileiras – o que pode facilitar a importação de doses ou mesmo a produção nacional desses imunizantes.

A vacina anglo-sueca da Universidade de Oxford e do laboratório AstraZeneca está sendo testada, no Brasil, numa parceria com a Fiocruz. A chinesa coronavac tem parceria com o Butantan. Também são testadas no Brasil a vacina do laboratório americano Pfizer em parceria com a alemã BionNTech, e a vacina americana do laboratório Janssen (do grupo Johnson & Johnson). Destas, os imunizantes de Oxford e a coronavac são os que estão na frente, caso tenham sua eficácia comprovada.

O governo brasileiro fechou compromisso para comprar 30 milhões de doses da vacina de Oxford para aplicá-las já a partir de janeiro. Também espera produzir, na Fiocruz, outras 70 milhões de doses no primeiro semestre de 2021.

Já o protocolo de intenções entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantã, rompido por Bolsonaro, previa a aquisição de 46 milhões de doses da coronavac pelo governo federal (6 milhões já estariam disponíveis em dezembro e mais 40 milhões ao longo do primeiro semestre de 2021). Caso o governo federal efetivamente não compre as 46 milhões de doses para o programa nacional de imunização, o governo de São Paulo poderá adquiri-las para imunizar apenas os paulistas.

O governo federal também fechou uma parceria com a Covax Facility, um consórcio internacional liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir a imunização contra o coronavírus quando houver uma vacina eficaz. Esse acordo, que prevê a aquisição pelo Brasil de 40 milhões de doses, ainda não definiu qual será a vacina que o país vai receber.

3. Como a "guerra da vacina" pode afetar a população?

No total, os convênios que haviam sido firmados pelo governo federal previam a aquisição de 186 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até o fim do primeiro semestre de 2021. Não seria suficiente para todos. O Brasil tem atualmente pouco mais de 200 milhões de habitantes.

No entanto, há muito tempo já não se esperava que todos os brasileiros venham a ser imunizados. Em princípio, as vacinas em desenvolvimento, quando foram liberadas pelas autoridades sanitárias, serão usadas apenas em adultos – e não em crianças e adolescentes (eles não fizeram parte dos testes e não é possível saber se são seguras para essa faixa da população).

Mas a briga política envolvendo a coronavac agrava a situação. Sem a vacina chinesa, o número de doses que estará à disposição do governo federal cai para 146 milhões até o fim do primeiro semestre do ano que vem.

É preciso lembrar ainda que não necessariamente um brasileiro será imunizado com uma única dose. É provável que algumas vacinas exijam duas doses para garantir a imunização.

4. Por que Bolsonaro diz que o Brasil não vai comprar nenhuma vacina chinesa? O que explica a reação do presidente contra esse imunizante? A vacina chinesa traz algum risco?

O presidente Jair Bolsonaro tem defendido que qualquer produto de biotecnologia que venha da China não é de confiança.

“Eu não acredito que ela [a vacina chinesa] transmita segurança suficiente para a população. Esse é o pensamento nosso", disse o presidente em entrevista à Rádio Jovem Pan, na quarta-feira (21). "Tenho certeza que outras vacinas que estão em estudo poderão ser comprovadas cientificamente, não sei quando, pode durar anos. A China, lamentavelmente, já existe um descrédito muito grande por parte da população, até porque, como muitos dizem, esse vírus teria nascido por lá.”

O laboratório chinês que desenvolve a coronavac, o Sinovac Biotech, é reconhecido internacionalmente. Foi o primeiro do mundo, por exemplo, a descobrir uma vacina contra a chamada gripe A, causada pelo vírus H1N1, em 2009.

A vacina chinesa só poderá ser usada no Brasil caso se mostre segura e eficaz. Segura ela já foi considerada, segundo os testes feitos em voluntários – inclusive no Brasil. Mas a eficácia ainda depende de comprovação.

Outro fator a ser considerado é que a coronavac só poderá ser usada no Brasil se for aprovada pela Anvisa – um órgão técnico do governo federal. Portanto, se a Anvisa aprová-la, a coronavac será confiável.

O governador Doria vem sugerindo que estaria havendo interferência política na Anvisa para prejudicar a coronavac. Somente após pressão pública é que, na sexta-feira (23), a Anvisa autorizou a importação, pelo Butantan, das primeiras 6 milhões de doses da vacina chinesa. Mas o governo paulista reclama também da demora da agência em autorizar a importação dos insumos que permitirão que o Butantan produza outras 40 milhões de doses no Brasil.

Nos bastidores, a reação de Bolsonaro contra a coronavac é vista como tendo duas motivações políticas principais: manter o discurso e o posicionamento do governo contra a China (que empolga sua militância mais ideológica) e tirar o protagonismo de Doria (possível adversário na eleição de 2022) no combate ao coronavírus.

Há ainda um possível fator econômico na "guerra da vacina" entre o presidente Jair Bolsonaro e os governadores. Caso o governo federal inclua a coronavac no Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacina chinesa será distribuída por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e o custo ficaria com a União e não com os estados. Mas Bolsonaro diz que não está disposto a gastar dinheiro público com um produto originalmente chinês.

5. A vacina que pode vir a ser produzida no Instituto Butantan é chinesa ou brasileira, como alguns vêm dizendo?

Assim como ocorre em várias indústrias, a vacina coronavac que poderá imunizar brasileiros será fabricada no Brasil, mas a tecnologia e a matéria-prima são chinesas. Para conseguir produzir a vacina, a fábrica do Butantan foi ampliada e recebeu investimentos privados. A expectativa do instituto é que, assim que a matéria-prima chegue ao Brasil, serão necessários 45 dias para a produção do primeiro lote do imunizante.

Do ponto de vista político, porém, a classificação que se dará à coronavac produzida no Instituto Butantan – vacina brasileira ou chinesa – importa. Na quinta-feira (22), quando negou a compra da vacina "chinesa", o Ministério da Saúde informou que eventualmente pode vir a adquirir doses da vacina "brasileira" produzida no Butantan – que será a mesma coronavac da China. Analistas avaliam que esse discurso pretende desassociar o Planalto da compra de um produto chinês para que Bolsonaro possa manter seu discurso diante dos apoiadores caso o país precise recorrer à coronavac.

6. Um estado pode vir adquirir doses da vacina contra a Covid-19 para usar apenas em sua população?

Em teoria, um estado pode produzir uma vacina ou mesmo importá-la para imunizar apenas a sua população. E isso pode ocorrer se a "guerra da vacina" prejudicar a implantação de um programa nacional de imunização pelo governo federal.

O próprio governo federal já admite, diante da "guerra da vacina", a possibilidade de que não haja apenas uma campanha nacional de imunização, mas várias campanhas estaduais. “Todo mundo pode comprar. O estado pode comprar. Eles têm recurso também...", afirmou o vice-presidente Hamilton Mourão na quinta-feira (22).

Alguns estados inclusive já fizeram reservas orçamentárias para comprar doses do imunizante contra a Covid-19. O Paraná, por exemplo, reservou R$ 100 milhões, além de ter um protocolo de intenções para produzir no estado, a partir do segundo semestre de 2021, a vacina russa sputnik-5. Já o governo do Espírito Santo negocia a aquisição de doses da vacina da Pfizer/Biontech – embora insista que deve haver um plano nacional de imunização.

Mas o caso da coronavac é o mais emblemático porque a vacina é uma das em fase mais adiantada de desenvolvimento. O governo de São Paulo afirma que terá 6 milhões de doses importadas diretamente da China e que poderá produzir, em um primeiro momento, mais 40 milhões de doses. Isso é suficiente para imunizar toda a população de São Paulo, caso o governo federal efetivamente se recuse a comprar doses da coronavac.

Uma terceira possibilidade é que estados se unam em consórcios para comprarem doses da vacina. Isso poderia ser feito inclusive com a coronavac.

7. O Estado pode impor a imunização obrigatória para todos os brasileiros?

A "guerra da vacina" tem outra vertente além da briga em torno do imunizante chinês: a obrigatoriedade ou não da vacinação. E essa polêmica novamente envolve os dois principais personagens desta história: Bolsonaro e Doria. O governador de São Paulo defendeu a vacinação compulsória. Depois, voltou atrás. Mas foi o suficiente para Bolsonaro se contrapor e chamar o adversário de "nanico projeto de ditador". O presidente é contra a vacinação obrigatória e diz que cada pessoa tem a liberdade para decidir se quer ou não ser imunizado.

A possibilidade de uma imunização compulsória não é motivo de polêmica apenas política. O assunto é visto como controverso até mesmo por especialistas em Direito. Teoricamente, com base na Lei 13.979/20, que instituiu “as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus”, a vacinação obrigatória em decorrência da Covid-19 pode ser instituída, mas após determinação do Ministério da Saúde.

Há a possibilidade de que as políticas públicas de combate ao coronavírus também sejam instituídas pelos estados. Mas a lei determina a anuência do ministério em uma eventual vacinação obrigatória. Porém, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de abril deste ano deu autonomia a estados e municípios para determinar medidas emergenciais para o enfrentamento ao coronavírus, como a decretação de lockdown. Além disso, o artigo 198 da Constituição afirma que “ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único”. Apesar da hierarquização, o sistema é descentralizado. Em tese, com base nesses dispositivos legais, governadores e prefeitos poderiam tentar instituir a vacinação obrigatória.

Por causa dessa dúvida, o PDT ingressou com uma ação para que o Supremo Tribunal Federal (STF) dê a palavra final sobre esse assunto. Na prática, o partido pede que o Supremo decida se estados e municípios podem impor a vacinação obrigatória.

Já o PTB também ingressou com outra ação no Supremo para suprimir o artigo da Lei 13.979/20 que dá liberdade aos estados implementarem suas respectivas políticas públicas de combate ao coronavírus – o que, por sua vez, impediria a possibilidade de eles estabelecerem a vacinação compulsória.

Na sexta-feira (24), o relator dessas duas ações no STF, ministro Ricardo Lewandowski, informou que não tomará uma decisão sozinho sobre o tema, e vai levar o caso ao plenário do Supremo.

8. O Congresso pode aprovar uma lei estabelecendo a obrigatoriedade da vacinação contra o coronavírus?

Sim, o Congresso tem autonomia para aprovar esse tipo de lei, tirando inclusive a autonomia de o Ministério da Saúde definir isso (conforme consta da Lei 13.979/20) e eventualmente mudando a legislação para reverter o entendimento do STF sobre o assunto. Mas o presidente Jair Bolsonaro, que é contra a vacinação obrigatória, pode vetar a proposta se ela vier a ser aprovada.

O veto eventualmente pode ser derrubado pelos próprios parlamentares. Mas, ainda que um projeto nesse sentido efetivamente vire lei após a derrubada do veto, dificilmente não será questionado no STF, já que o tema é controverso e esbarra em questionamentos sobre eventuais violações a princípios constitucionais. Ou seja, o Supremo poderia vir a ser chamado a decidir sobre o assunto um segunda vez – prejudicando ainda mais uma estratégia nacional de imunização.

Atualmente, há pelo menos um projeto de lei que institui a vacinação obrigatória contra a Covid-19, desde que o imunizante seja aprovado pela Anvisa. A proposta foi apresentada pelos deputados Enio Verri (PT-PR) e Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Há mais três projetos que tratam do mesmo assunto, mas por ângulos diferentes. Proposta do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) não fixa a vacinação compulsória, mas estabelece que o brasileiro que não se vacinar e vier a contrair Covid-19 terá de pagar pelo tratamento se for atendido na rede pública.

Frota também propôs outro projeto para obrigar o governo federal a incorporar ao Programa Nacional de Imunizações todas as vacinas contra o coronavírus aprovadas pela Anvisa, não sendo permitida a exclusão de nenhuma.

No extremo oposto, está um projeto da deputada Carla Zambelli (PSL-SP). A proposta da parlamentar altera a lei de enfrentamento do coronavírus (13.979/20) para proibir qualquer possibilidade de haver imposição de vacinação obrigatória contra a Covid-19.

81 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 81 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    Mário Kume

    ± 1 dias

    Assim como a chegada da pandemia Covid no país o assunto do momento é a vacina. Triste, porem real é que a vacina de fato deve valer mesmo para daqui a tres ou quatro anos. É como se quisesse comprar o ovo sem ter a galinha. Enquanto isso o correto é se proteger os medicamentos preventivo que temos em mão, Ivermectina ou Hidroxicloroquina e a vida segue...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J.pontes Júnior

    ± 1 dias

    DÓRIA CANALHA ESTÁ mais sujo do que PAU DE GALINHEIRO CANALHA Boneco de auditório quer fama na #GloboLixo Audiência zero zero zero zero zero zero

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J.pontes Júnior

    ± 1 dias

    DÓRIA CANALHA Boneco de auditório quer fama na #GloboLixo Audiência zero zero zero zero zero zero

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J.pontes Júnior

    ± 1 dias

    DÓRIA CANALHA Boneco de auditório quer fama na #GloboLixo Audiência zero zero zero zero zero zero

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 1 dias

    que vacina..nao existe ainda vacina...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 1 dias

    VIVA A PÍLULA DO CÂNCER...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    orazio martini

    ± 1 dias

    Do VOTO Nº 281/2020/SEI/GADIP-DP/ANVISA extraímos: “autorização para a importação, em caráter excepcional, de 6.000.000 de doses de VACINA adsorvida COVID-19 (inativa), assim como do produto em granel (quantitativo exato não informado), fabricada por SINOVAC... a Sinovac fornecerá ao Instituto o produto acabado e o produto em granel para envase e acondicionamento nas instalações do Instituto”. Portanto não há de se falar em FABRICAÇÃO DE VACINA, mas ENVASE pelo I.B. Em federações, estados têm muita autonomia em relação à União. Mas não de comprar e mandar a conta para a UNIÃO pagar! Simplesmente não está previsto no pacto federativo, por absurdo administrativo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 2 dias

    Não tem guerra alguma contra vacina. O que existe é um bando de mandões liberticidas, que em vez de cuidar das suas próprias vidas, querem mandar em todo mundo, impondo determinações estúpidas, truculentas e sem qualquer amparo científico. Os fatos desmentem tudo o que defendem e pensam, mas mesmo assim não desistem. Estamos reagindo contra esses doidos, da minha vida e da minha saúde cuido eu. Vamos deixá-los falando sozinhos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco Krupa

    ± 2 dias

    Será que um dia os políticos vão amadurecer ou criar vergonha na cara e governar para o bem das pessoas que os elegeram ao invés de ficarem de briguinhas?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS FELIX

    ± 2 dias

    O lobista doriano calça justa, vendeu promessas de compra para os seus amigos xing ling. E agora não consegue cumprir . Bateu o desespero no engomadinho lobista. O embaixador xing ling quer a fatura paga. Tem mais jornalista da folha de pgto do doriano, sendo especialista em vacina, do que os "cientistas das universidades federais". Porque ? Doriano adepto da ciência do mutretta, garante 98% de eficácia. Então, tome em praça pública, junto com o papa, Uib, Moro, Mutretta, Datena, equipes TV cultura, globo news, CNN, CNBB, FHC e tucanos, Amoedo e seu NOVO . Atestem a garantia do lobista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 1 dias

      Exato

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      WILSON

      ± 2 dias

      Kkkkkk.....Boa !!! É isto mesmo !!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS FELIX

    ± 2 dias

    O lobista doriano calça justa, vendeu promessas de compra para os seus amigos xing ling. E agora não consegue cumprir . Bateu o desespero no engomadinho lobista. O embaixador xing ling quer a fatura paga. Tem mais jornalista da folha de pgto do doriano, sendo especialista em vacina, do que os "cientistas das universidades federais". Porque ? Doriano adepto da ciência do mutretta, garante 98% de eficácia. Então, tome em praça pública, junto com o papa, Uib, Moro, Mutretta, Datena, equipes TV cultura, globo news, CNN, CNBB, FHC e tucanos, Amoedo e seu NOVO . Atestem a garantia do lobista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 2 dias

    O Doriana deveria, em praça pública, deixar-se vacinar pela turma do Boulos. Se, após, sobreviver por um mês, ai sim, recomendar à população DE SÃO PAULO, bem entendido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Silva

    ± 2 dias

    Parabéns pela matéria. Didática e esclarecedora , abordando a questão a partir das diversas dimensões envolvidas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON

    ± 2 dias

    Algo bem melhor que vacina e que existe AGORA : https://www.trialsitenews.com/zagazig-university-randomized-controlled-ivermectin-study-results-confirms-pi-hypothesis-drug-effective-against-covid-19/ Isso é para quem sabe ler e é capaz de compreender um bom estudo....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RICARDO ANTONIO ABREU IANDA

    ± 2 dias

    Vocês estão defendendo o oportunista Doria?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 2 dias

    O fato é que nos estados com convênios como São Paulo e Paraná com laboratórios específicos irá gerar uma rejeição da população que não aceita a origem destas vacinas, russa e chinesas. E deverá buscar alternativas compradas em farmácias. E não serão poucos. Como é o meu caso. Vai ter vacina sobrando em posto de saúde. E não vai ser pouca. Não adianta decretarem "confiabilidade". A tolerância pública está exausta de mensagens políticas capitaneadas por governadores interessados em sua promoção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      F.Neto

      ± 22 horas

      Freitas: então não precisa ser obrigatória.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      No Paraná, houve FILAS para se inscrever como voluntário nos TESTES das vacinas. rsss Se houve fila para voluntário, imagine como será quando as vacinas forem aprovadas. Eita...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 2 dias

    "O Conselho de Ministros da Espanha aprovou neste domingo um novo estado de emergência em razão do aumento no número de casos de Covid-19 no país. Inicialmente, a medida terá validade de 15 dias. O texto, porém, recomenda a prorrogação do estado de emergência por mais seis meses, caso o Congresso apoie a decisão." >>> A ESPANHA É COMUNISTA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henrique Sampaio Machado

    ± 2 dias

    Não sei para que tanta discussão por uma coisa que não existe. Nenhuma vacina se mostrou eficaz, até agora. Tenho mais que 65 anos e não tomarei nenhuma, até que alguma se mostre segura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sandro Rones

    ± 2 dias

    Sr Bozó, vai comparar cachorro com gente lá no seu curral eleitoral......

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • O

      orazio martini

      ± 1 dias

      Há cachorro mais inteligente que homem! Mas cachorro e incapazes (crianças, loucos, etc) legalmente não podem tomar decisões, por isso a obrigatoriedade de vacinas, diferentemente de pessoas adultas. Deu pra entender?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Scaramuzza

    ± 2 dias

    Simples, o nanico autoritário de São Paulo ganha com isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rubens Farias

    ± 2 dias

    Vejo os fanáticos aqui falando de preço "abusivo " da coronavac, acho que essas pessoas moram no Paraguai, porque aqui em Curitiba a vacina da gripe (antiga, com tecnologia já mais do que paga) custa em torno de 120 REAIS, ou seja 21,50 DÓLARES e estão reclamando do preço de uma vacina com tecnologia atual por 10 DÓLARES.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wendell

    ± 2 dias

    A China produziu o vírus, ninguém têm dúvidas disso, a dúvida é se foi como arma de guerra comercial ou para controle da própria população. Dar dinheiro para o Estado Chinês é os insentivar a novos "acidentes". A ditadura chinesa tem que pagar ao mundo, não ser recompensada!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • F

      Fabio

      ± 2 dias

      Tipo você assim kkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      Fabio: Quer dizer que China produziu o vírus e resolveu INFECTAR A SUA PROVÍNCIA MAIS RICA, DERRUBAR O PIB EM 15 POR CENTO NO PRIMEIRO TRIMESTRE? Gênios, não? Phode com o seu povo durante meses, ao invés de infectar os americanos? Rapaz, a sua teoria da conspiração foi "bolada" por algum debiloide.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Fabio

      ± 2 dias

      Eu roubo seu carro e depois você recompra de mim. Cobro 10% do preço. Está bom né? Quem defende a vacina chinesa é um ****** completo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rubens Farias

      ± 2 dias

      Capacho do trump=Bolsonaro

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rubens Farias

      ± 2 dias

      Quem não tem dúvida disso? Só se for você e os dementes ,fanáticos seguidores do Trump e do capacho dele(boleto), porque todos os cientistas sérios e que não tomam decisões com viés ideológico não dizem isso. Vem para o século XXI sai da idade das trevas rapaz.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 2 dias

    Sempre o PT. Agora Sem disfarce para sua sanha de ditadura totalitária. Quer obrigar à todos tomar vacina, imagine o que mais ele quer e o valor que ele dá à liberdade individual. Adora o que foi a URSS do Stalin.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Edilberto Borges da Silva

      ± 2 dias

      PAULO 1950: Ninguém vai esquecer o que o PT fez meu amigo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PAULO 1950

      ± 2 dias

      Ache outros argumentos. Você esquece que o PT não é mais governo há mais de 4 anos. E por falta de argumentos ps bolsominios apenas citam o PT.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 2 dias

    A “guerra da vacina” é apenas mais uma das batalhas planejadas para o avanço da ONU, China, Rússia, parte da Europa e da América Latina, no domínio de nossas riquezas. É por demais evidente a crise provocada pela pandemia, cujo convenio para produção da vacina já havia sido firmado por Dória com 8 meses de antecedência da própria pandemia: o sujeito tem uma premunição invejável! Tal qual o Petrolão, via STF, um dos braços deles no País, nos obriga a comprar os produtos da China (máscaras, respiradores, insumos de saúde,...) e agora a vacina, que lhes pagam às custas e permite o retornado de parte do dinheiro para continuarem comprando traidores e cooptando ignorantes e alienados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Rubens Farias

      ± 2 dias

      Quanta paranoia!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rubens Farias

      ± 2 dias

      Quanta paranoia!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana Freut

    ± 2 dias

    SE a vacina é eficaz, i.e., protege quem a toma, não há necessidade da obrigatoriedade, pois cada um sabe da sua vida. SE não é, então não faz sentido gastar dinheiro com essa baboseira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      A vacina está sendo criada exatamente para imunização em massa e erradicação do vírus. Não queremos "zumbis" andando infectados pelas ruas, bares, restaurantes, shoppings. Portanto, aquele que não for vacinado será um pária, um leproso, um canceroso. Até os planos de saúde não aceitarão os não vacinados. Você acha que algum país civilizado aceitará receber um não vacinado?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 2 dias

    Os planos de saúde não assumirão despesas decorrentes da corona de pessoas não vacinadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 2 dias

    PESQUISEM OS DANOS CAUSADOS >>> https://transparencia.registrocivil.org.br/registros

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 2 dias

    4 doenças erradicadas que podem retornar ao Brasil >>> 1 . Sarampo. 2. Poliomielite. O Ministério da Saúde emitiu um alerta onde 312 cidades brasileiras correm o perigo da reintrodução da doença. ... 3. Difteria. Doença bacteriana aguda localizada frequentemente nas amígdalas, laringe e nariz. ... 4. Rubéola.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 2 dias

    Em junho de 2020: 133.565 óbitos. Em junho de 2019: 104.107 óbitos. https://transparencia.registrocivil.org.br/registros

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 2 dias

    Em 2019, tivemos uma média mensal de 104.208 óbitos. Em 2020, considerando 9,8 meses, 117.885. Vejam os meses em que a pandemia esteve mais forte: https://transparencia.registrocivil.org.br/registros

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • O

      orazio martini

      ± 1 dias

      Melhor comparar com totalidade de mortes por período e não só pela covid. Apesar que SP teve quase o dobro de mortes por mil habitantes que a Itália, atribuídos à pandemia. Deficiências médico-hospitalares?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • O

      orazio martini

      ± 1 dias

      Melhor comparar com totalidade de mortes por período e não só pela covid. Apesar que SP teve quase o dobro de mortes por mil habitantes que a Itália, atribuídos à pandemia. Deficiências médico-hospitalares?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    roger antonio garcia

    ± 2 dias

    Usam a pauta da vacina para esquecermos outras como a prisão em segunda instância e muitas outras!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 2 dias

    Em tempo, na entrevista do Ditadoria ao Datena: "Datena, comprar é uma coisa, aplicar é outra." $iên$ia pura, $em o menor intere$$e.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 2 dias

    A turma do Ditadoria não é negacionista. Eles só querem o bem da população. E para isto, estão embasados na $iên$ia. E, $ientificamente, recomendam a compra de 48 milhões de unidades da vachina -- USD 10,00 a unidade -- e a aplicação obrigatória em toda a população. Mas não é intere$$e em polpudas comi$$ões, como alguns maledicentes poderão pensar dos defensores dessa aquisição. É pelo teu bem! Ou como eles dizem, repetindo Groucho Marx: VOCÊ VAI ACREDITAR EM MIM OU NOS SEUS PRÓPRIOS OLHOS?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 2 dias

      Dãããããã!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rubens Farias

      ± 2 dias

      Você deve fazer parte desses que vivem na idade média achando que doença,vírus,bactérias não existem que as doenças são punições divinas. Acho que nunca tomou uma vacina na vida, se já pagou por uma simples vacina para gripe, que já existe há décadas ou seja já é tecnologia dominada, deveria saber que menos de 120 reais não sai ou seja mais do que o dobro para uma vacina nova que precisou de muita pesquisa e nova tecnologia para ser desenvolvida. ACORDA!!! Sai da idade média.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dario de Araújo Dafico

    ± 2 dias

    Aí vai um importante esclarecimento. A ANVISA é um órgão técnico que aprova medicamentos com base nos relatórios escritos pela indústria farmacêutica que desenvolve os produtos. O sistema de aprovação (no mundo todo) é baseado na acreditação, ou seja, que não exista mentira nos relatórios produzidos pela indústria. É por isso que existem vários casos de medicamentos aprovados mas que depois "deram muito errados". Se a mentira (ou omissão de riscos) eventualmente ocorre de farmacêuticas americanas e europeias, imagine no caso de uma empresa de um país onde não existe liberdade de informação! Entendeu agora ou é preciso desenhar?!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dario de Araújo Dafico

    ± 2 dias

    Deveria se obrigatória para todos os esquerdistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 2 dias

    Só falta agora o mesmo Tribunal que impediu o Estado de exercer coação contra o André do Rap decidir que possa ser injetado algo no corpo de alguém sem o seu consentimento. E quem se responsabilizará por eventual morte causada pela tal " vacina mais segura do mundo".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Santos

    ± 2 dias

    Respondendo aos comentários de que não existe loby pela não responsabilização. ICTQ (Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade) Laboratórios produtores de vacinas contra a Covid-19 pressionam União Europeia por uma isenção de responsabilidade civil para seus membros se as vacinas contra o novo coronavírus, que estão sendo desenvolvidas em tempo recorde, derem errado, segundo apurou o Financial Times (FT). O lobby das indústrias farmacêuticas vem na esteira de outra pressão global: para que as vacinas estejam disponíveis logo. De governos à população mundial, passando pelo interesse econômico dos próprios laboratórios, há uma corrida pela conclusão rápida de um imunizante contra a Covid-19.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adriano

    ± 2 dias

    O Dória está claramente atacando o Presidente por uma questão eleitoral, quer se mostrar mais eficiente do que o Bolsonaro. Este está se defendendo. Cada um faz um discurso voltado para seu eleitorado. 46 milhões de doses da coronavac não são suficientes nem para os querem tomar essa vacina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      RPM

      ± 2 dias

      É um tirano, querendo se dar bem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz

      ± 2 dias

      Doria é um demagogo irresponsável

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 2 dias

    Se houve fila para se inscrever como voluntário, imaginem quando a vacina for liberada >>> https://paranaportal.uol.com.br/cidades/vacina-contra-covid-curitiba/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      F.Neto

      ± 22 horas

      Então não precisa ser obrigatória, uai.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 2 dias

    https://paranaportal.uol.com.br/cidades/vacina-contra-covid-curitiba/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Santos

    ± 2 dias

    Desejo somente que respondam a poucas questões: 1) A vacina, seja do país que for, mas tratando-se especificamente da defendida pelo governador, pelo que entendi, é 100% segura, ou não ? Se ainda não é, CERTAMENTE O SERÁ ao nos ser ministrada. Certo ? Ok, então alguém explique, qual a razão do fabricante NÃO SE RESPONSABILIZAR por qualquer efeito colateral GRAVE ? Não se fala de dor de cabeça, dor no corpo ou um resfriado. Trata-se, como escrevi, de consequência GRAVE, como perda de movimentos, cegueira, surdez ou problemas neurológicos, entre OUTROS. Se não existe ESSA RESPONSABILIZAÇÃO, como nos convenceremos a CONFIAR, se o fabricante não confia, ao não assumir seus resultados ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    8 Respostas
    • P

      PAULO 1950

      ± 2 dias

      Luiz: não defendo o Doria, mas o assassinado de plantão é o bolsonaro ao incentivar o não uso de vacinas, seja para qualquer doença. Se formos atrás da conversa dele, ninguém mais toma remédio qualquer a não ser a cloroquina que comprovadamente não tem eficácia para a Covid 19

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PAULO 1950

      ± 2 dias

      Luiz: não defendo o Doria, mas o assassinado de plantão é o bolsonaro ao incentivar o não uso de vacinas, seja para qualquer doença. Se formos atrás da conversa dele, ninguém mais toma remédio qualquer a não ser a cloroquina que comprovadamente não tem eficácia para a Covid 19

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz

      ± 2 dias

      Freitas: Doria está sendo irresponsável e brincando com a vida do cidadão com objetivos políticos quando quer tornar obrigatória uma vacina que ainda não está plenamente aprovada pela OMS ou pela Anvisa É irresponsável quando diz que a Coronavac pode ter 98% de eficácia. Ele não tem nenhuma prova científica disto. Bolsonaro pelo menos está dando liberdade a quem quiser tomar ou não a vacina do Doria. Pergunta que não quer calar: por que Doria defende tanto está vacina específica quando há quatro outras no mesmo estágio de desenvolvimento?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rubens Farias

      ± 2 dias

      Paulo Santos você já leu alguma bula de remédio? Se leu você morreria e não tomaria nem uma aspirina. Por conta das leis internacionais os remédios são obrigatórias a colocar tudo o que pode ocorrer caso você tome aquele remédio, isso não significa que você vai ter todos aqueles efeitos colaterais, mas mesmo assim eles têm que alertar para se livrarem de possíveis ações judiciais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      Paulo Santos, jamais a ANVISA e/ou Ministério da Saúde autorizarão qualquer medicamento que tenha essas ressalvas ABSURDAS que você mencionou.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      Luiz: Só Doria que faz jogo político? Somente ele? rssss

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz

      ± 2 dias

      É muita irresponsabilidade do governador Doria dizer que a vacina chinesa pode ter 98% de eficiência. Acho que nenhuma vacina chega a este grau de eficiência. Doria claramente está fazendo jogo político.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      Onde você leu que o fabricante não vai se responsabilizar por efeitos colaterais GRAVES?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 2 dias

    Vacinas chinesa e russa passo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 2 dias

      Freitas: Argumento irrisório. O uso de algo bom e útil pode ser de quem for. Não é nada contra a China ou contra vc mas sim sobre uma vachina que ainda não tem eficácia e segurança comprovadas. MiliPTante.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      Aposto que, para redigir o texto acima, você usou algum produto chinês.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 2 dias

    Vai faltar vacina por um bom tempo. Portanto, pela lógica, o que acontecerá será UMA CORRIDA PARA SE VACINAR. Podem escrever e depois me cobrem a posição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      Mirtão: Mas, você é burrhho, mesmo >> Veja o que escrevi antes de você se intrometer >>> "Paulo Santos: Lógico e evidente que se HOUVER essa ressalva de que o fabricante não se responsabiliza por danos colaterais GRAVES, estou fora. Mas, jamais um órgão como o ANVISA e/ou Ministério da Saúde autorizará uma vacina com essa ressalva do fabricante. Seriam genocidas todos (fabricantes, Anvisa e Ministério da Saúde). Os milhares de testes mundo afora é justamente para avaliar a eficácia do imunizante."

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 2 dias

      Freitas: Amarelou?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo Santos

      ± 2 dias

      Paulo Santos: Colei um texto do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ). Leia, por favor, mas é uma mostra que os fabricantes não desejam de serem responsabilizados em consequência de que estão correndo mais do que deveriam. Assim entendi.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo Santos

      ± 2 dias

      Devo estar enganado, mas tenho "quase" certeza que é fato. Vou procurar saber se é realmente verdade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      Paulo Santos: Lógico e evidente que se HOUVER essa ressalva de que o fabricante não se responsabiliza por danos colaterais GRAVES, estou fora. Mas, jamais um órgão como o ANVISA e/ou Ministério da Saúde autorizará uma vacina com essa ressalva do fabricante. Seriam genocidas todos (fabricantes, Anvisa e Ministério da Saúde). Os milhares de testes mundo afora é justamente para avaliar a eficácia do imunizante.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo Santos

      ± 2 dias

      Oi Freitas, fiz uma pergunta, mas posso estar errado certamente. Afinal os fabricantes de todas essas vacinas se responsabilizarão por efeitos desastrosos que possam advir ? E, como escrevi acima, não há que se falar de dores no corpo, uma gripe passageira ou algo que passe em um, dois ou três dias. Cito problemas GRAVES, como perder a audição, a visão, outro sentido e outros quaisquer GRAVES. Você autorizaria seus filhos ou mesmo um familiar a usá-la ? Ou, como eu, não deseja desembarcar na primeira vaga, por segurança ? E o fabricante tem alguma responsabilidade, ou pode dizer que nada tem a ver com as consequências ?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]