i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Novo modelo

Senadores querem mudar regras de indicação para ministro do STF e derrubar vitaliciedade

  • Brasília
  • 16/01/2020 20:20
Ministros do STF
PEC no Senado quer mudar regras para indicação de ministros do STF| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado tem pronta para entrar na pauta uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera os critérios de escolha de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dá fim aos mandatos vitalícios dos membros da Corte.

A proposta é de autoria do senador Lasier Martins (Podemos-RS) e o relatório já está pronto para discussão no colegiado. O conteúdo, porém, tem gerado polêmicas. Há quem acuse os senadores de tentar impedir a indicação do ministro da Justiça, Sergio Moro, para o cargo, além de esvaziar atribuições constitucionais do presidente da República.

A PEC altera o artigo 101 da Constituição, que determina a forma de escolha dos ministros do STF. Atualmente, a escolha cabe ao presidente da República e o indicado precisa passar por uma sabatina no Senado e ser aprovado pelo plenário da Casa para ser nomeado. O relator da PEC que propõe novas regras é o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), que já apresentou um substitutivo para votação na CCJ.

Autor da proposta, Lasier Martins defende o texto e cita as vantagens proporcionadas pelos critérios propostos. “Em primeiro lugar, a insuspeição da nova composição do STF. O Supremo deixaria de ser um foro de interesses políticos, ideológicos e partidários”, afirma o senador. “Precisamos de juízes de notório saber jurídico, que tenham escrito obras, que tenham alcançado notoriedade”, completa Martins.

O senador afirma, ainda, que é preciso entender o contexto político à época da apresentação da PEC, em 2015. “Havia uma indignação e revolta porque o STF estava virando mais um foro político do que uma instituição para fazer justiça”, diz.

Para o procurador da República Ailton Benedito, a proposta é um jabuti. “O jabuti que eu considero é porque essa proposta, de fato, a pretexto de atender aos anseios da sociedade, traz em si um conteúdo que representa algo que a sociedade não pede. A sociedade não quer que a escolha de ministros do STF se dê por formação de lista tríplice”, diz.

Quais as mudanças propostas para indicação de ministros do STF

Entre as novas regras para indicação de ministros do STF que a PEC estabelece estão as seguintes:

  • Indicação do presidente a partir de uma lista tríplice, que será formada por um membro do Judiciário, indicado pelo STF; um membro do Ministério Público, indicado pela Procuradoria-Geral da República; e um jurista (professor, advogado público ou privado, defensor público, etc.) apontado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
  • A indicação dos nomes para a lista tríplice terá um prazo de 30 dias a partir do surgimento da vaga;
  • Fixação de prazo para escolha presidencial para ocupar vagas abertas no STF, no período de 30 dias após o recebimento da lista tríplice;
  • Previsão para que, se o prazo não for cumprido pelo presidente, o Senado possa fazer a escolha a partir da lista tríplice;
  • Mandato de 10 anos para os ministros do STF indicados depois da promulgação da PEC, proibindo a recondução ao cargo;
  • Inelegibilidade de cinco anos após o fim do mandato de ministro do STF;

Prós e contras das novas regras para indicação

Em seu substitutivo, Anastasia reconhece que a questão da composição de Tribunais responsáveis pelo controle de constitucionalidade é um dos pontos “mais sensíveis” de qualquer ordenamento jurídico. “Isso porque os membros de uma tal Corte devem deter um conhecimento técnico inabalável, mas por desempenharem funções que não são puramente técnicas, devem também possuir habilidades políticas — no melhor sentido da palavra — para o bom desempenho de sua função”, esclarece o senador.

Para Benedito, a PEC é inconstitucional e fere cláusula pétrea da Constituição ao violar a separação entre os poderes e eliminar a prerrogativa do presidente da República de nomear os ministros do STF. “Estamos falando de retirar prerrogativa daquele que é escolhido por um universo de eleitores para cumprir funções do Poder Executivo e de chefia de Estado, e a escolha de ministros do STF é prerrogativa do chefe de Estado”, explica o procurador.

Além disso, a PEC esbarra em outra previsão constitucional: a vitaliciedade de juízes. “A Constituição, em sua redação originária, estabeleceu que ministro do STF é vitalício. Não se pode esvaziar vitaliciedade do cargo de ministro do Supremo ou de qualquer juiz do Brasil”, diz Benedito.

Para Anastasia, a PEC não é inconstitucional por determinar mandatos para os ministros do STF. O senador argumenta que o mandato que se pretende fixar é maior do que o tempo médio de permanência dos ministros na Corte atualmente. A proposta também não valeria para os atuais ministros que compõem o STF, que ficariam nos cargos até a aposentadoria compulsória, aos 75 anos de idade.

Anastasia defende a fixação de mandatos para ministros do STF, alegando que a prática é adotada em países como Itália, Alemanha, Espanha, França, Colômbia, Dinamarca e Portugal. “Em termos de tempo de permanência na Corte, entendemos que o melhor desenho institucional é realmente substituir a vitaliciedade pelo mandato. Sem pessoalizar o debate, não parece ser de bom alvitre que um Ministro possa, ao ser nomeado aos quarenta anos, por exemplo, exercer suas funções por mais de 35 anos, até a idade da aposentadoria compulsória”, diz o senador no substitutivo.

Critérios de escolha de novos ministros do STF

A PEC também altera os critérios de escolha dos ministros. No substitutivo, Anastasia argumenta que a escolha presidencial para os nomes que podem compor o STF é “excessivamente aberta e discricionária”. Para o senador, é preciso “criar algum tipo de filtragem prévia dos nomes, de modo que o Chefe de Estado escolha o nome que mais lhe parece apropriado, dentro de uma lista tríplice, como já ocorre em vários outros casos previstos na Constituição”.

Anastasia defende no relatório a indicação a partir de uma lista tríplice. “Entendemos que esse modelo gera o necessário pluralismo para a lista tríplice, e ainda assim permite ao Presidente da República escolher, dentre três nomes de grande relevo para o mundo jurídico nacional, qual deles lhe parece mais capaz”, afirma o senador.

O autor da proposta concorda com a indicação a partir de uma lista pré definida, mas discorda da solução adotada por Anastasia. Para Lasier Martins, a lista que chegará as mãos do presidente para a escolha deveria ter pelo menos sete nomes, não apenas três. “Isso daria uma boa margem de diversidade de opiniões”, afirma o senador, que diz que continuará insistindo na proposta original durante o debate da proposta.

Já Benedito diz ser contrário à qualquer forma de indicação por lista tríplice - inclusive para o cargo de procurador-geral da República. “Temos experiências de listas tríplices espalhadas por diversos órgãos da sociedade e eu tenho minhas críticas em relação a isso porque isso acaba esvaziando sobremaneira a competências e prerrogativas daquele que é eleito pela sociedade para governar”, explica o procurador.

Além disso, Benedito destaca que, ao determinar a escolha a partir de uma lista tríplice, a PEC colocará os “candidatos” a ministro do STF em uma situação de disputar votos nas entidades responsáveis pelas indicações. “Há o risco de candidatos a ministros do Supremo entrarem em uma campanha eleitoral de disputa por votos dentro da Câmara, do Senado, do Ministério Público, da OAB. Isso não é saudável para as instituições”, completa.

Mudanças tiram Moro do páreo na disputa pela cadeira no STF?

Uma das críticas feitas à PEC é de que ela impossibilitaria a indicação do ministro da Justiça, Sergio Moro, para uma vaga no STF. Moro já foi um forte candidato à vaga que vai abrir no final deste ano com a aposentadoria do ministro Celso de Mello, mas seu nome parece ter perdido força. O novo favorito do presidente Jair Bolsonaro para a vaga é o advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça.

Para Lasier, a crítica é infundada. “Tem uma certa indignação porque isso estaria ameaçando a indicação do Sergio Moro, se é que ela vai acontecer, o que é uma grande dúvida”, diz o senador. Segundo Lasier, o substitutivo de Anastasia deixa claro que as novas regras só valeriam para o próximo governo. “É uma correção jurídica muito elogiável do Anastasia, porque ele entende que o Bolsonaro perderia um direito adquirido que outros presidentes tiveram e ele não teria [de indicar um ministro fora de uma lista tríplice]”, afirma.

Pressão para votação na CCJ

O relatório de Anastasia foi entregue no final de outubro do ano passado e está pronto para ser votado na CCJ do Senado. O autor da proposta afirma que vai cobrar que a presidente do colegiado, Simone Tebet (MDB-MS), paute o tema o quanto antes.

Martins diz esperar o apoio dos 22 senadores que compõem o Muda Senado. O grupo de senadores defende bandeiras como a instalação da CPI Lava Toga, para investigar o Poder Judiciário, a derrubada do foro privilegiado, a redução dos custos do Legislativo, a abertura de processos de impeachment de ministros do STF e a defesa da operação Lava Jato, entre outros temas.

Ainda não há previsão de quando a PEC será votada na CCJ, já que quem define a pauta de votações é a presidente do colegiado. Depois de passar pela CCJ, a PEC precisa ser aprovada em dois turnos no plenário do Senado e da Câmara antes de ser promulgada e entrar em vigor.

78 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 78 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    adelaide rossini de jesus

    ± 0 minutos

    Temos que nos unir em torno de NOSSO PRESIDENTE que está tentando moralizar todos os setores.Conseguiu isso em seu ministério e todos estão unidos pelo bem do nosso país.Se saem da linha, são substituidos.Tenho certeza que ele saberá fazer boas escolhas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marco Tulius Vigilantibus

      ± 29 dias

      Grosseiro oportunismo. Só isso!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        Randulfo da Silva Pereira

        ± 39 dias

        Randulfo S. Pereira - Acho que pelas atuais regras, a indicação não passa de "cartas marcadas", e o indicado acaba subserviente ao Poder que o indicou. Outra coisa positiva ao meu ver é o mandato determinado. Um Ministro originalmente é um advogado, entretanto o saber jurídico é fundamental, e compete aos sabatinadores conhecer as "nuances" do cargo, para a sabatina ter efeitos positivos de JUSTIÇA.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          Danilo

          ± 39 dias

          Mais poder para a OAB. Ordem de defesa de escritórios de Advogados Bandidos. Não permitiremos.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            Roberto Strazzabosco

            ± 40 dias

            O quê? Indicação pela OAB e por este Stfinho que está aí??? É golpe!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              APJr

              ± 41 dias

              Falou em OAB, me dá até um arrepio ...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • P

                Pzig

                ± 41 dias

                Do jeito que está realmente a proposta de PEC é um Jabuti. Listra tríplice, pelo STF/OAB/Procuradoria, quando 2, STF e OAB são claramente esquerda e oposição ao governo...Nunca vão apresentar alguém que represente os anseios do povo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  REGIS ABREU CAETANO

                  ± 41 dias

                  Simples. Muda-se da seguinte forma: Todos os ministros do STF que estão lá serão demitidos imediatamente. Abre concurso para trabalho temporário, admitindo apenas juízes de direito com mais de 10 anos de atividade exercida, notório saber jurídico, com reputação ilibada (sem nunca ter se envolvido em ilícitos ou coisas iguais), e este trabalho será desempenhado por apenas 4 anos, não sendo permitida nova admissão no STF.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Jesus

                    ± 41 dias

                    Propostas que, sob o argumento de corrigir distorções - que existem, criam distorções piores. A prosperar, teremos o STF controlado pelas corporações. Mais de 30 anos com a OrCrim dando as cartas. E aí a mesma OrCrim, "democratizada", seguirá mandando por meio de meia dúzia de corporações.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • J

                      Jesus

                      ± 41 dias

                      E, lembrem-se os senadores, que os ministros do STF, desqualificados como a maioria dos atuais, foram referendados por quem? Por ninguém menos que o SENADO!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • S

                    Sr. Walker

                    ± 41 dias

                    A PEC vai permitir o quê? A indicação pelo Senado de algum dos seus componentes desde que diplomado em Direito? Mais casuísmo que tudo para evitar a chegada do Ministro Sergio Moro à Suprema Corte! Se borram de medo com essa possibilidade próxima.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Paulo Lima

                      ± 41 dias

                      É a solução para que picaretas da laia dos atuais não continuem a delinquir. Gentalha pomposa alimentada a lagosta e caviar

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • I

                        Isabelle Marques

                        ± 41 dias

                        As regras de entrada para a maior Corte do Brasil precisam ser revistas, precisamos de mais técnica e menos jogo político. É por conta de indicações políticas que a instituição perdeu sua legitimidade e credibilidade perante a população. Atualmente, mudam-se os entendimentos jurisprudenciais conforme as conveniências.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • J

                          Jesus

                          ± 41 dias

                          Na base de tudo, o problema do STF, como de resto, do Brasil, é, mais do que moral, um problema religioso: um país cuja classe política não têm nem amor nem temor a Deus e ainda assim é chancelada pelo seu povo - que tem apenas uma noção sentimentalista e líquida do amor a Deus - andará em zigue-zague pelo deserto da existência.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • J

                          Jesus

                          ± 41 dias

                          As regras de nomeação sempre foram políticas. A situação atual do STF decorre, sem descartar outros, de três fatores significativos: a) o nível de concentração de poder do STF, que julga tudo e todos, resultante das disposições do STF; b) a expansão dos meios de informação e a consequente exposição pública do STF (algo inimaginável até quase o final do século passado) e c) a completa falta de escrúpulos e a má índole da maioria dos políticos brasileiro, que usam a política para servir-se.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • T

                        T-I-T

                        ± 41 dias

                        E mais: está faltando atores aí. Por que a Academia (catedráticos, juristas) não participa? E outras instituições públicas essenciais à Justiça, como a Defensoria Pública e a Advocacia Pública? E instituições da sociedade como Associações de Juristas? Por que não o próprio Congresso, que representa o povo? Aliás, se a indicação couber à PGR, alguém acha que os MP's estaduais serão contemplados? Jamais, só um integrante do MPF será indicado. Da mesma forma no Judiciário: o STF vai ouvir todos os juízes ou vão simplesmente "ungir" um apaniguado via dedaço? E na OAB? Vai haver democracia ou a indicação será decidida pelos dirigentes? Enfim, péssima ideia!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • T

                          T-I-T

                          ± 41 dias

                          Se a forma atual é ruim essa é pior, muito pior. É transferir para corporações a indicação, o que vai gerar uma disputa política absolutamente indesejável no âmbito das 3 agraciadas (Judiciário/STF, MP/PGR e OAB). É retirar o poder de quem é eleito pelo povo transferindo para o corporativismo que age nas sombras, nos bastidores, na disputa intestina de alas. É empoderar quem não deve ser mais empoderado. Melhor deixar na mão do presidente. O que se pode pensar é num mandato fixo (10 anos, por ex.). Mas deixar STF, PGR e OAB indicar é retirar qualquer traço de legitimidade democrática. É negar a própria política. Surpreende ver o Senador Anastasia, que conhece bem esse jogo, defender isso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            Jorge Okamoto

                            ± 41 dias

                            kkk STF, MP e OAB, todos representantes "eleitos" pelo cidadão "brasileiro" segundo a "constituição da Konxinchina".

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Djalma Maranhão Marques

                              ± 41 dias

                              Agora que o Bolsonaro tá no poder e vai poder colocar gente lá, vão atrás de mudar as regras, claro...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • F

                                Freitas

                                ± 41 dias

                                Outro que não leu >>> as regras só valeriam para o próximo governo....

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • M

                              MAFerreira

                              ± 41 dias

                              Na verdade precisamos de que cada poder da república seja de fato independente, sem qualquer ingerência de outro, inclusive para indicações e escolhas. Ao mesmo tempo nenhuma delas tenha o poder de julgar seus membros, para evitar corporativismo e conchavos entre corruptos. Então seria necessário uma instituição moderadora de todos os três poderes. Seria parte do Judiciário, mas com participação popular qualificada, assumindo as competências da atual Justiça Eleitoral e o julgamento dos outros poderes e seus respectivos membros, inclusive STF e seus ministros.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • R

                                rodrigo adr

                                ± 41 dias

                                Vitaliciedade é uma excrescencia. Se o legislativo e executivo nao tem cargo vitalicio para senadores, deputados e presidente da republica, o judiciario tambem nao deve ter. Somo obrigados a suportar os pessimos ministros do STF ate a aposentadoria

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • T

                                  tamotsu kashino

                                  ± 41 dias

                                  Não adianta, unica solução é Ato Institucional 5

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • K

                                    Karpeno

                                    ± 41 dias

                                    E você será o primeiro a ser torturado e dar um sumiço.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  MAFerreira

                                  ± 41 dias

                                  Ailton Benedito diz que a sociedade não quer. Como ele sabe disto? Que tal termos uma consulta popular para sabermos o que a sociedade quer? Ele fala apenas baseado nesse sistema presidencialista que temos. Que tal nova consulta popular para verificarmos a vontade da maioria quanto a presidencialismo ou parlamentarismo? Os países onde não há vitaliciedade de ministros da suprema corte são parlamentaristas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • K

                                    Karpeno

                                    ± 41 dias

                                    Apoiado.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • D

                                  Dimas

                                  ± 41 dias

                                  Parabéns Flávio Teixeira, você resumiu em poucas palavras.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Rocha Dias

                                    ± 41 dias

                                    Realmente precisa de mudanças!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Marisa Barreto

                                      ± 41 dias

                                      A proposta é válida, se formos olhar a qualidade dos ministros do STF. Infelizmente, o timing é péssimo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Flavio Teixeira

                                        ± 41 dias

                                        Queiramos ou não, a culpa de termos um STF dividido, pra não dizer tendencioso, pq os semideuses são escolhidos pelo presidente, que deve ter alguma simpatia ou dever favores ao escolhido, é de quem redigiu as leis. Por que elas não são claras, objetivas e simples? Por que elas são dúbias, confusas e dão margem a interpretações ? Lei deveria ser igual a matemática, claras e que não dá margem a dúvidas. Mas aí (claro) não teríamos advogados brilhantes, caríssimos, aqueles que sabem esmiuçar as leis, a procura de uma brecha, uma falha. Nem teríamos juízes a proferir uma sentença que dura quatro, cinco, seis horas, o de mostram seu divino notório saber... ou seja, não interessa ser claro.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • B

                                          BS.

                                          ± 41 dias

                                          A OAB não quer o curso EAD. Por qual motivo? Uma elitização que não existe. Muita gente trabalha e gostaria de cursar, mas não pode, porque tem família. E no fim, a prova será a mesma para todos. Que o ministro acabe com isso. Se dentista vai virar EAD...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Alex Fox

                                            ± 41 dias

                                            A OAB já indica desembargadores através do quinto constitucional, imagine se eles começarem a indicar ministros do STF... A OAB é podre, com interesses escusos.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              Carlos Eduardo D'Amico

                                              ± 41 dias

                                              Lista tríplice amplia o jogo político, do qual o judiciário deveria estar afastado. O cargo de Ministro do STF nada mais é do que o topo da carreira jurídica para qualquer advogado. Portanto, o CONCURSO deveria ser a forma de acesso, aberto aos que preencham os requisitos e não dependam de apadrinhamentos ou conchavos. Só assim teríamos os melhores nos maiores postos. E, como qualquer trabalhador brasileiro, deveriam se aposentar ao completar 35 anos de serviços prestados, ou 65 anos de idade para homens e 62 para mulheres, pois.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

                                                ± 41 dias

                                                A proposta nem terminou e já está sendo desfigurada, até chegar a votação como é de praxe nessa podridão sem fim , ela será toda invertida e se tornará pior do que já era para a sociedade , era só fazer o impeachment dos maus ministros e cumprir a constituição que já ajudava, indicação pela OAB também não ajuda em nada , pois só querem protelação do cumprimento da constituição, e isso a segunda turma está aí pra fazer .o que precisamos é concurso para o STF feito entre os juízes, sem picaretagem.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  luiz carlos

                                                  ± 41 dias

                                                  Excelente!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • N

                                                    Neuclair

                                                    ± 41 dias

                                                    Com tantas PECs solicitadas, fica evidente que a mãe das reformas seria uma nova Constituição Federal, mais adequada aos novos tempos, enxuta, restrita aos direitos fundamentais, aí sim destrava o país e permite a modernização do país ...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      Jose Luiz David Souto

                                                      ± 41 dias

                                                      Eu tenho uma proposta para melhorar o nosso País. FECHAR ESTA POCILGA, ESTE ANTRO DE l....

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • F

                                                        Freitas

                                                        ± 41 dias

                                                        Quando as instituições são PODRES, podem por regras à vontade que jamais vingarão. Esta é a nossa triste realidade.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • F

                                                          Freitas

                                                          ± 41 dias

                                                          "Segundo Lasier, o substitutivo de Anastasia deixa claro que as novas regras só valeriam para o próximo governo. "

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • A

                                                            Alex Fox

                                                            ± 41 dias

                                                            Mesmo assim, existe uma grande chance do Bolsonaro se reeleger, e no próximo governo mais ministros deixarão os STF... ao final do segundo mandato ele teria indicado quase metade da corte... estão querendo barrar isso de qualquer maneira.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • E

                                                          eneida

                                                          ± 41 dias

                                                          Se o Senado estivesse cumprindo seu papel constitucional que é rejeitar nomes que não preenchem os requisitos necessários ou votar impeachment de ministros que extrapolam suas funções, como é corriqueiro no atual STF, essa PEC nem precisaria estar sendo discutida. Quanto a lista tríplice é o pior dos mundos. Estamos assistindo nas universidades públicas brasileiras e na PGR o resultado de lista tríplice. Anastasia vem mostrando sua cara e superando o "mestre" na canalhice.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • J

                                                            Jose Luiz David Souto

                                                            ± 41 dias

                                                            Perfeito, colocação corretissima.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • P

                                                          Pedro Piarini

                                                          ± 41 dias

                                                          E ainda tem gente que qualifica esse partido PODEMOS de algo bom! Estao fazendo um golpe de estado na calada da noite e a midia passando pano geral. Estranho que quando tinha-se no governo um esquerdista estragando e roubando o Brasil, esse tipo de coisa ninguem fala. Ou melhor, pq nao incluem nessa PEC que o atual STF seria retirado, com a imediata substituicao dos 11 ministros? E vamos fazer uma PEC que de ao presidente da republica o poder para dissolver o congresso e o STF caso esses estejam atrapalhando o Brasil. Isso eles nao querem neh?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          3 Respostas
                                                          • W

                                                            WILSON ZETI

                                                            ± 41 dias

                                                            Para o presidente dissolver o congresso, neste caso o parlamento, era só o povo ter votado no plebiscito pelo parlamentarismo.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • F

                                                            Freitas

                                                            ± 41 dias

                                                            Pelo jeito, nem leu a reportagem. Que golpe, cara. As mudanças, se aprovadas, não afetariam este governo. Barbaridade.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • B

                                                            Barreto

                                                            ± 41 dias

                                                            Piada o seu comentário.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • P

                                                          Paulo Batista Dos Santos

                                                          ± 41 dias

                                                          E quando é que vamos ter uma reforma no Congresso, com redução do números de parasitas, ops, parlamentares? E redução drástica nas verbas e mordomias? Até concordo em mudança de regras mas precisa de uma reforma político-administrativa profunda, que acabe, de fato, com as aberrações.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          2 Respostas
                                                          • W

                                                            WILSON ZETI

                                                            ± 41 dias

                                                            Na próxima eleição vote Novo 30.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • F

                                                            Flavio Teixeira

                                                            ± 41 dias

                                                            Quando teremos? Simples, quando aprendermos a votar...

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • J

                                                          José Luiz

                                                          ± 41 dias

                                                          Este Congresso NÃO TEM MORAL, para fazer uma reforma deste tipo, eu até concordo que seja por Concurso Publico, mas justamente agora que seriam nomeados Ministros do STF que iriam botar muitos DEputados e SEnadores na cadeia, querem mudar a regra do jogo. O Congresso tinha que diminuir os seus gastos em 70% para ter moral e fazer uma reforma deste tipo.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • F

                                                            Flavio Teixeira

                                                            ± 41 dias

                                                            Quem colocou essa turma lá? São biônicos?

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • V

                                                          Vinicius

                                                          ± 41 dias

                                                          Se o Congresso Nacional tivesse agido assim antes, colocando limites ao Presidente eleito, talvez o Nine não estivesse tão encrencado. De qualquer forma é um perigo este atual Congresso, visto que cada proposta em discussão recebe centenas de emendas e jabutis, verdadeiras ciladas.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • W

                                                            Wilbur Archibald III

                                                            ± 41 dias

                                                            0 Brasil quis imitar a suprema corte dos EUA e acabou criando uma buzina do chacrinha.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • W

                                                              Willian Cardoso de Souza Jesus

                                                              ± 41 dias

                                                              Mais uma daquelas medidas criadas por um Congresso sabidamente esquerdista para manter o STF com uma composição ideologicamente favorável, limitando a escolha do Presidente Bolsonaro a uma lista q CERTAMENTE será composta por candidatos de posicionamentos progressistas. Essa conclusãp se torna óbvia, tendo em vista de q haverá indicações dentro do STF, onde 7 dos 11 ministros são INDICAÇÕES PETRALHAS, outros 2 indicados por FHC e outro por Sarney. Em suma, PROGRESSISTAS até o último fio de cabelo! Sem falar da OAB, liderada por um notório petista, Felipe Santa Cruz. Em suma, essa medida é uma manobra política pra garantir um STF enviesado pelo progressismo e garantir q o Moro não entre.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • P

                                                                Paulo Batista Dos Santos

                                                                ± 41 dias

                                                                Willian, a matéria diz que a emenda valeria a partir da próxima eleição para Presidente. Mas, de toda sorte, não concordo com a composição do colegiado que formaria a tal lista tríplice. Suspeitíssimo.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • E

                                                              Edivaldo S

                                                              ± 41 dias

                                                              *... selecionar...

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • E

                                                                Edivaldo S

                                                                ± 41 dias

                                                                É complicado. Hoje instituições como OAB, STF, senado, c. Dos dep utados, não tem credibilidade nenhuma. Nós parece que concurso público seria o ideal, não quer dizer que resolveria, mas ajudaria a solucionar. Agora tudo que é vitalício, neste mundo terreno não deu certo....

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • C

                                                                  CARLOS RF

                                                                  ± 41 dias

                                                                  Se não for por concurso público rigoroso e transparente, não adianta.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • R

                                                                    Roberto Garcia

                                                                    ± 41 dias

                                                                    E a questão da prisão em 2a. instância, ninguém fala mais.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    2 Respostas
                                                                    • F

                                                                      Flavio Teixeira

                                                                      ± 41 dias

                                                                      Claro, você votaria numa lei que lhe prejudicasse?

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                    • R

                                                                      Ronald Santos

                                                                      ± 41 dias

                                                                      É nítido um movimento "abafa". ...

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                  • S

                                                                    Salo

                                                                    ± 41 dias

                                                                    Mais uma manobra visando atingir o atual Presidente. Ora, deixar para a STF, OAB ou MP a indicação é uma piada. Ficará pior que esta, com a turma da esquerda mandando.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    2 Respostas
                                                                    • M

                                                                      MateusMS

                                                                      ± 41 dias

                                                                      Freitas: o proximo sera o mesmo que o atual.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                    • F

                                                                      Freitas

                                                                      ± 41 dias

                                                                      Se você tivesse lido a reportagem, saberia que as mudanças propostas só valem para o próximo governo.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                  • B

                                                                    Barreto

                                                                    ± 41 dias

                                                                    Vamos em frente com a reforma para o STF! De preferência por meritocracia e concurso público!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • J

                                                                      JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                                                      ± 41 dias

                                                                      Excelente ideia. Precisam fazer reformas para os senadores e deputados como, por exemplo, diminuir o número desses reis da hipocrisia e porque não , da mordomia . Vamos ser mais claros : ladrões do povo brasileiro.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • M

                                                                        Maquiavel

                                                                        ± 41 dias

                                                                        Porque não concurso público??

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        3 Respostas
                                                                        • B

                                                                          Barreto

                                                                          ± 41 dias

                                                                          VALDIR RIBATSKI: pior é a fraude da indicação. É como colocar o cachorro para cuidar da linguiça.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                        • P

                                                                          Paulo Batista Dos Santos

                                                                          ± 41 dias

                                                                          Como o próprio nome sugere, qual que zé ruela portador de diploma em direito poderia concorrer, posto que é "público".

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                        • V

                                                                          VALDIR RIBATSKI

                                                                          ± 41 dias

                                                                          Concurso público neste nível de concorrência certamente vai deixar muitas dúvidas quanto a fraudes... quem vai formular as questões e como será o sigilo, lembre-se que estamos no Brasil......

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                      • F

                                                                        Freitas

                                                                        ± 41 dias

                                                                        Tirando a vitaliciedade e o foro privilegiado dos ministros do STF já é um bom começo. E o autor da PEC deixou bem claro: se houver mudança, somente valerá para o próximo governo.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        7 Respostas
                                                                        • F

                                                                          Freitas

                                                                          ± 41 dias

                                                                          Fabiano: Que ódio, Fabiano? Sempre ataco os corruptos, pois sou defensor da tolerância zero. Aplaudo efusivamente as operações da Lava Jato. Sou entusiasta das privatizações. Sou contra estatais obesas. Sou contra as absurdas distribuições de verbas para poderes inchados. Aponte algum fato que comentei e você não concorda com as minhas colocações, pois foi você foi muito genérico.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                        • F

                                                                          Fabiano

                                                                          ± 41 dias

                                                                          Freitas: Não quis ofender, apenas percebi que você nutre um ódio indistinto por todos os ocupantes de cargos públicos. Sinceramente, você acha que essa PEC é boa? Sempre será indicado o ministro que seja do governo, só que, com mandato, haverá possibilidade de trocar ao final. Agora pergunto, de quê nos serviria um STF sempre alinhado ao governo? Assim morre a democracia.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                        • F

                                                                          Freitas

                                                                          ± 41 dias

                                                                          Fabiano: Não entendi. Poderia esclarecer? Lógico que ataco as duas Casas´, quando produzem "merhhddas". O Congresso tem apenas 30 mil funcionários... É brincadeira?

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                        • R

                                                                          Ronald Santos

                                                                          ± 41 dias

                                                                          Fabiano: Pois é! Ficam só querendo criar "maquiagens", quando nós sabemos que o verdadeiro problema é que Brasília ainda está infestada de bandidos. Gente de péssima índole. Não adianta nada mudar a estrutura de ingresso e permanência com esse tipo de gente que ronda os corredores.....

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                        • F

                                                                          Fabiano

                                                                          ± 41 dias

                                                                          João Carlos Carvalho: você tem completa razão. Mas nos comentários da Gazeta está cheio de anarquistas sem coerência alguma. O problema do STF são as pessoas. Do Congresso, é o mesmo. A forma de investidura mudando, não mudará a qualidade dos ocupantes. O problema é fisiológico.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                        • J

                                                                          João Carlos Carvalho

                                                                          ± 41 dias

                                                                          Fabiano: são dois entes governamentais muito caros e que nada produzem para o povo brasileiro que os sustenta ! Só atrapalham e criam polêmicas desnecessárias !

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                        • F

                                                                          Fabiano

                                                                          ± 41 dias

                                                                          Se o Senado fizer algo contra o STF, você aplaude... se o STF fizer contra o Senado, você aplaude também. No fundo, só quer ver o circo pegar fogo.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                      Fim dos comentários.