INSS cancelou o aval de 8 instituições financeiras para que efetuem novos créditos consignado a aposentados e pensionistas.| Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cancelou, nesta terça-feira (5), a autorização de oito instituições financeiras para que efetuem novas operações de crédito consignado por meio da folha de pagamento de benefícios de aposentados e pensionistas.

CARREGANDO :)

Veja a lista:

  • CDC Sociedade de Crédito Direto S.A.
  • HBI Sociedade de Crédito Direto S.A.
  • Banco Seguro S.A. Via Certa Financiadora S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento
  • Casa do Crédito S.A. – Sociedade de Crédito ao Microempreendedor
  • Valor Sociedade de Crédito Direto S.A. (Valor Financiamentos)
  • Banco do Nordeste do Brasil S/A –
  • BNB Banco Industrial do Brasil S/A
Publicidade

De acordo com o órgão, "a decisão foi tomada com base em processo administrativo devidamente fundamentado, que comprovou o descumprimento, por parte dessas instituições, dos requisitos necessários para oferecer o serviço de forma adequada e digna aos segurados do INSS".

Esta é a primeira vez que o Instituto cancela acordos dessa natureza. Os contratos de crédito anteriores já firmados permanecerão válidos.

Em nota, a Via Certa Financiadora S/A informou que não oferece mais o serviço de credito consignado há mais de dois anos. Confira:
A Via Certa Financiadora S/A informa que, por decisão mercadológica alinhada ao seu planejamento estratégico, não oferece crédito consignado INSS através de seu convênio próprio há mais de dois anos. A última operação deste tipo foi realizada em 14 de março de 2023.

Depois desta data, diante da descontinuidade da operação, optamos por não renovar os requisitos necessários para a venda do produto, o que, naturalmente, resultou no cancelamento dos Acordos Técnicos para Crédito Consignado (ACTs).

Informamos também que todas as informações sobre os nossos contratos estão disponíveis em balanços financeiros publicados periodicamente. Reforçamos o nosso compromisso com a ética e a transparência que marcam a nossa história de 23 anos e estamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais.

Publicidade

Via Certa Financiadora S/A

O cancelamento por parte do INSS ocorre pouco mais de três meses após a Polícia Federal (PF) revelar um esquema bilionário de fraudes em descontos de benefícios do Instituto.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]