#241 - O principal risco de uma flexibilização precoce das medidas de isolamento é "jogar fora" tudo o que foi feito até agora no combate ao coronavírus
***1) É claro que não é fácil manter o isolamento social, provocado pela pandemia do coronavírus. Sofrem as pessoas, sofre a economia. Mas é inegável que o distanciamento social é uma das principais medidas que o mundo inteiro tomou (e ainda segue tomando) para conter o avanço do coronavírus.
Acontece que, no Brasil, mesmo sem qualquer sinal de que a pandemia esteja controlada, cidades e estados já partiram para a reabertura, após o fechamento determinado em meados de março.
Algumas cidades, no entanto, já experimentam uma espécie de “novo fechamento”. Ou seja: flexibilizaram as regras, perceberam aumento de casos e agora voltam a fechar. Em Porto Alegre, por exemplo, o prefeito Nelson Marchezan Junior anunciou um novo decreto com restrições de funcionamento para algumas empresas. O motivo da medida foi o aumento acelerado dos casos de Covid-19 na cidade, após um certo relaxamento em medidas de isolamento.
Outra cidade que se enquadra nessa categoria do “novo fechamento” é Curitiba. A capital do Paraná chegou a anunciar um sistema de bandeiras com cores que identificam o grau de risco do coronavírus. Estava no amarelo, com regras mais flexíveis. Agora, passou para o laranja, com mais restrições.
Esse caso simbólico de Curitiba e como ele pode servir de exemplo para outras cidades é o tema deste episódio do podcast 15 Minutos. Pra falar sobre o assunto, o convidado é o Roger Pereira, editor de Paraná da Gazeta do Povo.
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O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
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Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
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