• Carregando...
Janja
Além da primeira-dama, também vão representar o Brasil o governador Helder Barbalho, do Pará, e a cantora Anitta.| Foto: André Borges/EFE

A primeira-dama Janja Lula da Silva (PT) foi convidada para participar do evento Global Citizen de combate à fome, que será realizado nos dias 1º e 2 de maio em Nova York, nos Estados Unidos. O nome dela foi anunciado na manhã desta quinta (28) pela organização não governamental que o produz.

Além de Janja, o Brasil será representado no encontro pelo governador Helder Barbalho (MDB-PR), do Pará, e pela cantora Anitta. A primeira-dama ainda não comentou a participação no evento, já que está participando da recepção ao presidente Emmanuel Macron, da França, ao longo do dia no Palácio do Planalto, em Brasília.

A presença de Janja no Global Citizen é uma repetição da participação de Lula no mesmo evento realizado no ano passado em Paris, onde discursou a convite do músico inglês Chris Martin, da banda Coldplay. Na ocasião, o presidente cobrou uma maior participação de países ricos na preservação do meio ambiente por conta de uma “dívida histórica”.

“Em 2025, iremos fazer a COP 30 num estado da Amazônia para que todos vocês tenham a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema da Amazônia, a riqueza da biodiversidade, a riqueza dos nossos rios. E que possam compartilhar com o povo brasileiro da preservação das nossas florestas e responsabilizar os países ricos para financiar os países em desenvolvimento que têm reservas florestais, porque não foi o povo africano que polui o mundo, não é o povo latino-americano que polui o mundo”, afirmou Lula na época.

No anúncio do nome de Janja no evento deste ano, o Global Citizen afirma que terá a participação de “líderes mundiais, executivos do setor privado, ativistas de base, artistas e especialistas filantrópicos se reunião durante dois dias centrados na promoção de ações para acabar com a pobreza extrema”.

Global Citizen
O nome de Janja foi anunciado nesta quinta (28) pelo Global Citizen.| reprodução/Instagram Global Citizen

“Sobre o que estaremos nos reunindo para conversar? Ação urgente para a satisfação das necessidades básicas globais, defendendo o aumento do financiamento climático e a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, e promovendo a prosperidade através do desenvolvimento econômico, da inovação e da criação de emprego para todos”, completou a descrição do evento.

Além de Janja, Barbalho e Anitta, também participarão o presidente de Ruanda, Paul Kagame, os primeiros-ministros Gaston Browne (Antígua e Barbuda) e Philip Davis (Bahamas), entre outras personalidades.

"
"
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]