O deputado federal André Janones (Avante-MG) elogiou o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na cúpula do Brics, em que o petista defendeu o uso das moedas locais dos países ou mesmo de uma própria como alternativa ao dólar nas transações comerciais.
Na avaliação do parlamentar, Lula foi "gigante no Brics", por defender a "taxação dos super-ricos e uma moeda comum, sem depender do dólar". Em seguida, Janones comparou Lula ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
"Enquanto Bolsonaro se esconde atrás de teorias da conspiração, Lula lidera o mundo até mesmo por videoconferência, cobrando ação climática e paz no Oriente Médio e Leste Europeu. Em 2025, o Brasil comanda o bloco! Continuem fazendo o L, porque futuro é nosso!", escreveu o deputado pela rede X.
Recentemente, Janones foi considerado réu pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto crime de injúria contra Bolsonaro.
Em 2023, o parlamentar chamou o ex-mandatário de “assassino”, “miliciano”, “ladrão de joias”, “ladrãozinho de joias” e “bandido fujão” em publicação nas redes sociais. O STF tornou Janones réu em junho deste ano.
A defesa de Janones protocolou embargos de declaração, uma espécie de recurso, contestando a competência do Supremo para julgar a queixa-crime. Segundo os advogados, o caso deveria ser analisado pela primeira instância, além disso, eles apontam que as declarações estariam protegidas pela imunidade parlamentar.
Investigação sobre ataques ao BC levanta temor de “novo inquérito do fim do mundo”
Trump suspende diálogo com Irã e diz que "ajuda está a caminho”; total de mortos chega a 2 mil
Governo lamenta mortes no Irã, evita condenar regime e manda indireta a Trump
Moraes rejeita recurso da defesa e mantém execução da pena de Bolsonaro