i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Sucessão no Supremo

Qual a chance de o Senado aprovar (ou rejeitar) a indicação de Kassio Nunes Marques ao STF

  • Brasília
  • 02/10/2020 16:53
Aprovação do nome do desembargador do TRF-1 Kassio Nunes Marques para o STF depende do aval do Senado.
Aprovação do nome do desembargador do TRF-1 Kassio Nunes Marques para o STF depende do aval do Senado.| Foto: Ramon Pereira/Ascom-TRF1

O Senado Federal já trabalha em uma força-tarefa para sabatinar, provavelmente no dia 14 de outubro, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) Kassio Nunes Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga do ministro Celso de Mello, no Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa no Senado é que o nome de Kassio Nunes Marques seja aprovado sem maiores dificuldades.

A viabilidade da aprovação do nome dele junto ao Senado foi um dos fatores decisivos para a escolha de Bolsonaro. O próprio chefe do Poder Executivo vem defendendo em manifestações públicas que, em sua primeira indicação ao Supremo, precisava de um nome que passasse sem maiores dificuldades pelo crivo dos senadores. “Quem indica para o Supremo não sou eu. Quem indica é o Senado Federal”, disse o presidente da República em sua live na quinta-feira (1º).

Nesta sexta-feira (2), a indicação do desembargador do TRF-1 foi publicada no Diário Oficial da União. A mensagem presidencial com a indicação de Marques deve chegar à Secretaria-Geral da Mesa (SGM) do Senado ainda nesta sexta. A partir disso, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, senadora Simone Tebet (MDB-MS), terá condições de agendar a sabatina do desembargador.

Simone afirma que a sabatina será agendada apenas após a aposentadoria de Celso de Mello, marcada para ocorrer no dia 13 de outubro. “Vamos aguardar o despacho da Mesa Diretora e, em função da pandemia, a data dependerá de acordo com os líderes partidários, por se tratar de votação secreta e presencial”, disse a senadora. Apesar disso, líderes governistas já estão articulando para que a sessão de questionamentos jurídicos à Kassio Nunes Marques ocorra no próximo dia 14.

A expectativa é que a indicação do desembargador seja relatada pelo líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), mas a definição deve ocorrer apenas no início da próxima semana. Braga já relatou na CCJ o processo relacionado ao hoje procurador-geral da República, Augusto Aras. Por essa razão, uma ala minoritária do MDB defende que outro membro do partido fique responsável pelo processo de Kassio Nunes Marques.

Dentro do Senado, a expectativa é que o nome de Marques passe com folga pela CCJ e seja aprovado pelo plenário da Casa sem maiores problemas. A tendência é que apenas partidos de oposição votem contra. Mais por uma forma de “demarcar” território do que necessariamente por ser contra a chegada de Kassio Nunes Marques ao STF. Para aprovar a indicação do novo ministro da mais alta Corte do país, o Senado precisa obter o aval da maioria simples dos 27 membros da CCJ e ser aprovado por 41 senadores em plenário.

Desembargador já começou lobby por aprovação no Senado

Desde quando foi convidado pelo presidente da República a ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques intensificou seu lobby com os senadores para obter o máximo de apoio visando a aprovação de sua indicação.

As primeiras conversas começaram ainda na noite de quarta-feira (30), quando o desembargador manteve contato com alguns líderes do Senado, como o do PP, Ciro Nogueira (PI), e do MDB, Eduardo Braga. Ele também conversou com os líderes do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), e no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE).

Na próxima semana, o desembargador deve ter reuniões com outros parlamentares como o vice-líder do governo no Senado, Chico Rodrigues (DEM-RR), e integrantes do "Muda Senado", grupo de Congressistas tido como um dos mais atuantes da Casa.

Em toda a história da República brasileira, o Senado vetou indicações presidenciais para o Supremo apenas durante o governo de Floriano Peixoto, no final do século 19. Na época, ele fez cinco indicações ao STF. Todas foram barradas por falta de notório saber jurídico: as do médico Barata Ribeiro, dos militares Innocêncio Galvão de Queiroz, Ewerton Quadros e Antônio Sève Navarro, e ainda de Demosthenes da Silveira Lobo.

Pela lei, um indicado ao Supremo precisa atender a três quesitos: notório saber jurídico, reputação ilibada e ter entre 35 e 65 anos. Kassio Nunes Marque até segunda ordem atende a todos os pré-requisitos.

Indicação agrada parlamentares e aborrece apoiadores de Bolsonaro

Membros do Senado e integrantes do Palácio do Planalto ratificam que a indicação de Kassio Nunes Marques aproxima ainda mais o presidente dos parlamentares da Casa. Para o Palácio do Planalto, esse movimento é importante para que Bolsonaro tenha uma liberdade maior de indicar um segundo ministro do STF mais alinhado com a pauta ideológica do governo, no lugar do ministro Marco Aurélio Mello. Este sim, segundo Bolsonaro, será "terrivelmente evangélico".

Na avaliação do Planalto, a base de apoiadores conservadores do presidente não deve sofrer um abalo substancial com a indicação de Kassio Nunes Marques. Apesar das críticas, nenhum deputado bolsonarista disse que retiraria o apoio ao presidente com a escolha. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP), por exemplo, ratificou sua confiança no presidente, apesar de estar contrariada pela indicação do desembargador do TRF-1. “Sonhos são sonhos. Realidade é o que temos para hoje”, disse a parlamentar pelas redes sociais. Zambelli fez lobby em favor do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Filho.

Ainda assim, a indicação do desembargador Kassio Nunes Marques desagradou a base conservadora do presidente da República por vários motivos. Ele nunca foi identificado com a agenda de costumes e votou contra pautas consideradas caras à base de apoio do presidente.

Em 2015, se manifestou a favor para suspender uma decisão de primeira instância que determinava a deportação do terrorista italiano Cesare Battisti para a França; no ano passado, ele liberou a licitação para compra de lagostas para o STF; além disso, chegou ao TRF-1 pelas mãos da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e com a bênção de políticos como o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e o ex-governador do Piauí, Wilson Martins (PSB).

“Ou vocês confiam em mim, ou não confiam”, disse o presidente para seus apoiadores na manhã desta sexta-feira (2) sobre as críticas à escolha para o Supremo. “Tem um pessoal que diz que me apoia, virando as costas, dizendo que não vota mais [em mim]. Não tem problema, lamento. É um direito dele”, complementou. Bolsonaro tem alegado que fez uma pesquisa sobre a conduta de Kassio Nunes Marques e que, até agora, não encontrou nada que o desabone.

Além disso, integrantes do governo afirmaram à Gazeta do Povo que mesmo diante do desconforto com sua base eleitoral, a indicação de Kassio Marques é vista como essencial para consolidar o avanço de Bolsonaro na região Nordeste. Caso o desembargador seja aprovado pelo Senado, o Supremo volta a ter um ministro nordestino. Isso não ocorria desde 2012, após a aposentadoria de Ayres Britto. O Planalto quer utilizar a valorização ao povo nordestino para rebater eventuais críticas ao governo.

Nome de Kassio Nunes Marques está mantido, diz Bolsonaro

A indicação de Kassio Nunes Marques é definitiva, afirmou o presidente da República em conversas com apoiadores na manhã desta sexta. “Ele está indicado e está mantido o nome dele. A não ser que surja um fato novo, gravíssimo contra ele”, ressaltou Bolsonaro.

Essa é a primeira vez que um presidente da República indica um ministro para a Suprema Corte antes da oficialização da aposentadoria do antecessor. Membros do STF classificaram, nos bastidores, a atitude de Bolsonaro como “descortês”.

No entanto, integrantes do Planalto defendem a pressa por dois motivos: para evitar que o desembargador seja alvo de campanhas difamatórias nas redes sociais e para que ele possa assumir o quanto antes a vaga de Celso de Mello, a fim de não paralisar a tramitação de casos importantes, como o recurso impetrado pela defesa do ex-presidente Lula que tenta anular sentenças expedidas pelo ex-juiz Sergio Moro na Operação Lava Jato.

18 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 18 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    Curitibano

    ± 0 minutos

    Alguém acredita que o senado vai agir corretamente, se nunca o vez em todas as nomeações absurdas dos presidentes anteriores? Nem em sonho!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Vidal Gomes

    ± 2 horas

    O Presidente declarou em alto e bom tom para a nação toda ouvir que os critérios de sua indicação não foram os do interesse do país e sim os seus, de sua amizade com o indicado. Absurdos desse tipo têm que ser evitados por todos quantos têm o "Brasil acima de tudo e Deus acima de todos". Urge lutarmos por EC que altere a composição e os critérios de acesso do STF para 27 membros, um por cada UF eleitos por Colégio Eleitoral para mandato de 10 anos. Os que lá já estiverem, deverão permanecer pelo tempo que faltar ao cumprimento deste prazo. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 4 horas

    Não percam este filme ... "Toma lá dá cá, o retorno"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Flavio Teixeira

      ± 1 horas

      Mais repetido que Titanic, Gladiador, Rambo...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 4 horas

    "Qual a chance ..." ... a resposta está no título da manchete principal: "como os parlamentares agem para estancar a sangria"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 6 horas

    É o que temos pra hoje. O cenário é este e sorte está lançada. Quem quiser apoiar/procurar um outro candidato conservador com chances de vencer em 2022, ou se atracar a um Morno Iscariotes da vida, ou, se quiser tentar um impeachment por algum motivo obscuro e encarar um Mourão baba ovo de chinês, a porta da rua é serventia da casa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valdenize

    ± 7 horas

    Está pensando em reeleição. Agradar o centrão e não se atritar com os ministros do STF. Não há salvação para o povo de bem deste Brasil. JB é mais um vendido aos interesses desta máquina política podre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 16 horas

    Não vejo como não ser aprovado, é indicação do centrão. Quem manda no governo Bolsonaro não é ele , é o centrão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Bastos

    ± 17 horas

    Eu entendo o jogo do Bolsonaro. Um indicado ao STF, agora, que tivesse o mesmo viés ideológico do PR dificilmente passaria na sabatina do senado. Logo, Bolsonaro quis pavimentar a indicação da próxima vaga sem haver dificuldade de aprovação. Acontece que esse jogo é perigoso, pois poderemos ter dois "Gilmar Mendes" no STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Fritzen

      ± 15 horas

      Entendo assim também.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vicente Mendes Pereira

    ± 17 horas

    E a Banânia continua...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    salcutrim

    ± 18 horas

    Triste esse nosso fim. Eu estava com muita esperança de mudança, mas parece que somos amaldiçoados como nação

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Deocy França

    ± 20 horas

    Vamos a música....Deixa a vida me levar ....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 20 horas

    Os corruptos do SENADO estão em festa. Hoje, vai faltar puhhttta em Brasília.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Evandro

    ± 20 horas

    Ou o Bolsonaro é um gênio e vai salvar o Brasil com essa “tacada de mestre” ou ... Não quero nem pensar nisso...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Evandro

    ± 20 horas

    Ou o Bolsonaro é um gênio e vai salvar o Brasil com essa “tacada de mestre” ou ... Não quero nem pensar nisso...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Salo

    ± 21 horas

    Pelo que consta, ta tudo acertado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo

    ± 21 horas

    O centrão vive. Espero que o Senado surpreenda e rejeite essa indicação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]