i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Covid-19

Coronavírus coloca até a Lava Jato em quarentena. Mas em home office

  • Brasília
  • 10/04/2020 19:45
lava-jato-empresarios-perito-rio
Logotipo da Polícia Federal em prédio da PF: coronavírus colocou até a Lava Jato em quarentena| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A orientação para isolamento social para combater o avanço da pandemia de coronavírus no Brasil também teve impacto na rotina da Operação Lava Jato. Em Curitiba, a Justiça Federal, o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) estão trabalhando em regimes diferenciados para seguir as orientações das autoridades de saúde.

Na Justiça Federal, responsável por julgar os casos da Lava Jato no Paraná, todos os servidores, inclusive juízes, trabalham em casa desde o dia 19 de março. A orientação do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), a segunda instância judicial da operação, é de que o atendimento a advogados, membros do MPF, Defensoria e cidadãos “deve ser realizado, preferencialmente, pelo telefone do plantão de cada unidade, ou por outro meio não presencial”.

Mesmo em home office, no dia 24 de março, o juiz Friedmann Anderson Wendpap, da 1ª Vara Federal de Curitiba, decretou o bloqueio de mais de R$ 18 milhões do PT no âmbito de uma ação que investiga desvio de recursos na construção da sede da Petrobras, em Salvador. Outros 18 réus tiveram bens bloqueados no valor de mais de R$ 400 milhões.

O TRF4 também suspendeu os prazos nos processos administrativos e judiciais, a realização de audiências, perícias, sessões de julgamento e de conciliação. A exceção, segundo o TRF4, é para “situações de urgência devidamente fundamentadas pelo magistrado ou órgão decisório, que deverão ser comunicadas à Presidência, e à Corregedoria Regional, e desde que possam ser atendidas sem a necessidade de atos ou medidas presenciais a serem adotadas pelos sujeitos processuais”.

Força-tarefa da Lava Jato funciona em regime de home office

No MPF em Curitiba, a força-tarefa da Lava Jato trabalha em regime de home office. O órgão não informou se há risco de prescrição de casos por causa da quarentena causada pelo coronavírus.

"A força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba continua trabalhando, em regime de teletrabalho, seguindo todas as recomendações da administração do Ministério Público Federal. Eventuais impactos da suspensão parcial dos trabalhos judiciais, se houver, serão avaliados posteriormente”, informou a assessoria de imprensa do Ministério Público, em nota.

A Polícia Federal do Paraná também trabalha com restrições por causa do novo coronavírus. As atividades de atendimento ao público, que já se estavam limitadas após a edição de normativos internos, foram suspensas – a menos que o atendimento seja essencial. O prazo de 90 dias para retirada do passaporte está suspenso e só será retomado a partir do término da situação de emergência de saúde pública.

Isso também tem impactos na Lava Jato, que ainda não deflagrou nenhuma nova fase em 2020. A última vez que a PF foi às ruas foi em 18 de dezembro do ano passado, quando foi deflagrada a 70.ª etapa da operação. O objetivo era aprofundar as investigações relacionadas a esquemas de corrupção em contratos de afretamento de navios celebrados pela Petrobras, vinculados à Gerência Executiva de Logística da Diretoria de Abastecimento.

MPF garante que operação ainda pode ter novidades

Mesmo com o ritmo mais lento, o MPF garante que ainda há espaços para surpresas na Lava Jato e o trabalho da força-tarefa continua.

Desde 2014, já foram apresentadas pelo MPF 119 denúncias da Lava Jato em Curitiba. Até agora, foram 65 condenados na operação em primeira e segunda instância.

3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 3 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Alexandre Paranaense

    ± 0 minutos

    Trabalhando em casos antigos. Depois da desarticulação promovida pelo Bolsonaro na Polícia Federal-COAF-Receita Federal, ficou difícil de investigar casos recentes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      EHJ

      ± 2 horas

      A lava jato acabou pessoal! Esqueçam! O STF acabou com tudo, dificultou totalmente as investigações com decisões recentes, por exemplo, o envio de investigações pra justiça eleitoral ... Hehe .... lá nada acontece...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        Ramon REIS

        ± 12 horas

        Verdadeiros heróis!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        Fim dos comentários.