• Carregando...
Manifesto do Muda Senado em apoio à Lava Jato e ao procurador Deltan Dallagnol é assinado por 17 senadores.
Manifesto do Muda Senado em apoio à Lava Jato e ao procurador Deltan Dallagnol é assinado por 17 senadores.| Foto: Divulgação

Os senadores do grupo Muda Senado divulgaram nesta quinta-feira (6) um manifesto a favor da Lava Jato. Os parlamentares se dizem preocupados com a “crescente escalada de ações e manifestações vindas de notórias autoridades dos três Poderes, que denotam uma forte orquestração com um objetivo claro: fomentar uma narrativa política que destrua a credibilidade das operações de combate à corrupção que mudaram a face do Brasil, com especial destaque para os ataques direcionados à Operação Lava Jato”.

A força-tarefa em Curitiba sofre uma ofensiva da Procuradoria-Geral da República (PGR), que veio a público no final de junho, quando a PGR tentou obter acesso ao banco de dados das investigações. O procurador-geral, Augusto Aras, chegou a dizer publicamente que a Lava Jato é uma “caixa de segredos” e que é necessário uma “correção de rumos” para que o “lavajatismo não perdure”.

“A impunidade histórica que reinava em nosso país transformou os poderosos numa casta intocável e imune aos rigores da lei. No entanto, a atuação da Força-Tarefa baseada em Curitiba foi o ponto fora da curva que mostrou ser possível materializar o sonho de uma nação mais justa e igualitária”, dizem os senadores no manifesto.

Os parlamentares afirmam ainda que políticos acostumados com a impunidade “aproveitam a tragédia de uma pandemia que já matou cerca de 100 mil brasileiros – o que concentra a atenção da sociedade – para colocar seu plano nefasto em ação”. “Assim, perplexos, temos visto decisões inusitadas proferidas em regime de plantão no Judiciário, críticas e ilações descabidas por parte do Procurador Geral da República, somadas à fala oportunista de políticos investigados ou processados”, diz o grupo.

O Muda Senado também vê com preocupação “a crescente perseguição” contra o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná. “Vem sendo várias as tentativas de lhe imputar condutas inadequadas, até particular no âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público, que infelizmente, ainda sofre forte influência política daqueles que desejam o fim da Lava Jato”, diz o manifesto.

O Muda Senado é formado por 17 senadores, de diversos partidos, que defendem pautas como o combate à corrupção e impeachment de ministros do Supremo Tribunal (STF).

Assinam o documento os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-ES), Alvaro Dias (Podemos-PR), Arolde de Oliveira (PSD-RJ), Eduardo Girão (Podemos-CE), Flávio Arns (Rede-PR), Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Marcos do Val (Podemos-ES), Major Olímpio (PSL-SP), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Plínio Valério (PSDB-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Reguffe (Podemos-DF), Rodrigo Cunha (PSDB-AL) e Soraya Thronicke (PSL-MS).

Leia o manifesto do Muda Senado

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]