• Carregando...
Lira
Presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL).| Foto: Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comemorou, neste sábado (2), o resultado positivo do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 2023. A economia brasileira cresceu 2,9% em 2023, impulsionada pelo resultado recorde da agropecuária. O indicador é o resultado da soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país.

"O Brasil teve a boa notícia de que o PIB do ano passado cresceu 2,9%, gerando mais riquezas e empregos. O crescimento foi resultado do estupendo desempenho da agropecuária que cresceu 15,1% em 2023 em relação ao ano anterior, um recorde histórico", afirmou Lira.

Lira disse ainda que a "aprovação de medidas econômicas pelo Congresso criaram um ambiente positivo" para o crescimento do PIB brasileiro.

Em valores finais, o PIB produziu R$ 10,9 trilhões no ano passado, acima dos R$ 9,9 trilhões de 2022. O resultado registrado pela agropecuária foi puxado pelos desempenhos recordes da produção de soja e milho. Também houve crescimento na indústria (1,6%), puxada pelo segmento de petróleo e gás, e em serviços (2,4%), graças às atividades financeiras e seguros.

De acordo com os dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo das famílias subiu 3,1% em relação a 2022. O resultado foi influenciado pela melhora das condições do mercado de trabalho, com aumento da ocupação, da massa salarial real e da queda da inflação.

Outro setor que registrou resultado positivo foi o de serviços, que representa quase 70% da economia brasileira. Ele teve crescimento em todas as atividades, com destaque para as financeiras, de seguros e serviços relacionados à intermediação, que apresentou alta de 6,6%

O desempenho das indústrias extrativas também contribuiu, tendo registrado alta de 8,7% devido ao aumento da extração de petróleo e gás natural e de minério de ferro. Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos também se destacaram, com alta de 6,5%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]