Em uma nova estratégia para tentar ampliar o alcance da comunicação do governo federal, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) lançou um podcast com Lula para falar sobre as ações da gestão petista. O programa, no entanto, tem atingido baixos índices de audiência.
Nesta segunda-feira (19), por exemplo, a segunda edição do programa "Conversa com o Presidente" registrou pouco mais de 7 mil acessos simultâneos no canal do petista no YouTube. Na edição da semana passada esse número foi ainda menor, de cerca de 5,8 mil visualizações simultâneas. A transmissão, prevista para ocorrer semanalmente às terças-feiras, foi antecipada para esta segunda porque, à noite, Lula embarca para a viagem à Europa.
Os integrantes do governo, no entanto, minimizam a baixa audiência e avaliam que o objetivo do modelo da live não é atingir grandes índices no momento da transmissão, mas sim colocar pautas consideradas positivas pelo governo na agenda da imprensa e das redes sociais.
Apesar do discurso, a Secom pretende liberar o sinal das lives para todas as rádios que mostrarem interesse em retransmiti-la.
A avaliação interna é de que o horário da transmissão, que ocorre por volta das 9h da manhã, beneficia os ouvintes de rádio em todo o país. Ou seja, nos cálculos do governo, a estratégia de transmitir uma agenda positiva da gestão petista pode atingir principalmente o eleitorado do interior do país. A expectativa é de que a disponibilização do sinal ocorra já nas próximas edições.
Outro ponto que a Secom vai investir será nos "cortes" dos melhores momentos do programa como forma de tentar ampliar a repercussão nas redes sociais.
Ex-desembargador afirma que Brasil pode “se transformar num narcoestado”
Contra “sentença” de precariedade, estados do Sul buscam protagonismo em negociação sobre ferrovia
Câmara de São Paulo aprova privatização da Sabesp com apoio da base aliada de Nunes
Lula afaga o MST e agro reage no Congresso; ouça o podcast
Deixe sua opinião