Governo Lula avalia diferentes medidas para responder às tarifas impostas por Trump| Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON E EFE/EPA/WILL OLIVER
Ouça este conteúdo

Em um vídeo provocativo publicado nas redes sociais da primeira-dama, Rosângela da Silva, neste domingo (13), o presidente Lula (PT) disse que levará jabuticaba para seu homólogo americano, Donald Trump, argumentando que a fruta deixa as pessoas de "bom humor".

CARREGANDO :)

“Eu vim chupar jabuticaba de manhã, porque eu duvido que alguém que chupe jabuticaba fique com mau humor. Eu vou levar jabuticaba para você, Trump. E você vai perceber que o cara que come jabuticaba de manhã, num país que só ele dá jabuticaba, não precisa de briga tarifária, precisa de muita união e de muita relação diplomática”,, afirmou o petista em tom de ironia na publicação.

Na legenda, Janja ainda escreveu: “Duas coisas genuinamente brasileiras: jabuticaba e presidente Lula!”, texto que foi acompanhado da hashtag #BrasilSoberano, usado pelo governo federal nos últimos dias desde o anúncio do tarifaço de Trump para o Brasil.

Publicidade

A fala do presidente Lula surge horas depois de seu ministro da Casa Civil, Rui Costa, informar sobre os planos do governo brasileiro de respostar à política da Casa Branca com "várias medidas que vão além das taxações".

O petista deve se reunir ainda neste domingo com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para discutir o assunto.

Mais cedo, Alckmin antecipou que o Brasil recorrerá à Organização Mundial do Comércio (OMC) como uma das respostas ao tarifaço do presidente americano Donald Trump.