O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou nesta segunda-feira (26) o presidente argentino, Alberto Fernández, com o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, dado a personalidades estrangeiras dignas do reconhecimento da nação brasileira. O presidente também condecorou a primeira-dama da Argentina, Fabíola Yañez, com a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, destinada a serviços meritórios e virtudes cívicas.
“Ambos são representantes de uma nação pela qual nós brasileiros temos respeito e afeto e que nos honram nesta data tão especial”, disse Lula. Este é o quinto encontro dos dois líderes em 2023. A Argentina enfrenta uma grave crise econômica, com desvalorização da moeda local, perda do poder de compra e altos índices inflacionários, informou a Agência Brasil.
Lula tem articulado iniciativas de ajuda ao país vizinho. No mês passado, no Japão, o brasileiro conversou com a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sobre a situação econômica da Argentina, além de buscar apoio junto ao Brics, bloco econômico integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Oposição reforça articulação no Senado para votar dosimetria e barrar manobra do governo
Contrato do Master com esposa de Moraes previa defesa junto ao Banco Central, Receita e Congresso
Moraes ainda pode ser punido apesar de recuo da Magnitsky; acompanhe o Sem Rodeios
São Paulo está entre as 20 melhores cidades do mundo para viver, visitar e investir