“Pode perguntar ao Aécio”, disse Lula ao defender investimento do governo em MG durante seus mandatos.| Foto: Ricardo Stuckert/PR
Ouça este conteúdo

O presidente Lula (PT) e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), protagonizaram, no final da tarde desta terça-feira (11), a segunda troca de indiretas do dia durante um evento público. Os dois participaram da cerimônia que marcou a ampliação de produção de aço da Gerdau, em Ouro Branco (MG).

CARREGANDO :)

“Eu tenho muito orgulho, porque eu posso olhar na cara do governador Zema, como eu poderia olhar na cara de qualquer governador do país, e dizer para eles: Nunca antes na história do Brasil teve um presidente da República que fizesse a quantidade de investimento que nós estamos fazendo em Minas Gerais”, afirmou o petista, deixando de lado o discurso escrito previamente.

Lula desafiou Zema a apresentar, no próximo encontro deles, quanto o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) investiu no Estado. O mineiro apoiou o ex-mandatário no segundo turno das eleições de 2022.

Publicidade

“Pode perguntar para o Aécio Neves, que foi governador por 8 anos. O Zema é governador há 6 anos, governou 4 anos com o Bolsonaro. No próximo discurso que eu tiver [no Estado], quero que ele [Zema] traga para mim quanto o Bolsonaro colocou no Estado de Minas Gerais para que a gente saiba”, enfatizou o chefe do Executivo.

“Eu trato ele bem porque gosto dele e sou republicano, eu não trato o Zema bem porque ele é do meu partido. Eu não quero saber de que partido é o governador, eu quero saber se ele é governador, se ele foi votado, foi eleito, ele tem que ser respeitado. É assim que trato as pessoas”, completou.

Antes do pronunciamento de Lula, Zema disse que o Estado “estava falido” quando assumiu o cargo, em 2019, devido a gestão do seu antecessor, Fernando Pimentel (PT). “Minas fez a lição de casa. Hoje nós temos equilíbrio nas contas [públicas]. É isso que faz uma cidade, um Estado e também um país avançar”, afirmou.

Silveira critica “pessimistas de plantão” e ironiza Zema

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, aproveitou o evento para rebater Zema, que discursou antes dele. Silveira afirmou que “pessimistas de plantão” erram ao criticar os resultados do governo Lula.

“Em 2024, tivemos o menor índice de desemprego da nossa história. Fico só de butuca vendo pessimistas de plantão, governador Zema, errando mais uma vez… O Brasil está crescendo, sim, e não podemos e não vamos ceder a especulação de poucos”, declarou.

Publicidade

O ministro também ironizou o vídeo em que Zema come uma banana com casca. O governador divulgou a gravação em fevereiro para criticar uma declaração de Lula sobre a alta no preço dos alimentos. Na ocasião, o presidente sugeriu que a população deixasse de comprar produtos caros no mercado.

“O senhor presidente, gosta de comer banana sem casca, mas, mais do que isso, o senhor gosta de descascar grandes abacaxis em favor dos brasileiros”, afirmou Silveira.

Alckmin tenta amenizar “climão”

O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), tentou amenizar o clima de embate que dominou o evento, fazendo uma piada com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco (MG), Raimundo Nonato Roque de Carvalho, no início de seu pronunciamento.

“O Raimundo e eu temos um slogan, presidente Lula: ‘É dos carecas que elas gostam mais’”, disse. Alckmin também lembrou do passado do petista como metalúrgico durante o evento da Gerdau. “A indústria do aço vai crescer ainda mais. Presidente Lula, é o homem da indústria, trabalhador da indústria”, acrescentou.

Mais cedo, Alckmin tentou emplacar outra piada com o nome da empresa Stellantis, onde foi realizado o primeiro evento da agenda entre Lula e Zema.

Publicidade

“Essa é uma cerimônia iluminada. Stellantis, no termo latino stello, é iluminar com as estrelas… Ela ilumina o desenvolvimento com sustentabilidade, com eficiência energética, com inovação e com mobilidade verde”, disse. “E para encerrar, vamos descontrair. Como falamos de astro e de estrela, faço uma pergunta: por que a estrela não mia? Porque astronomia”, emendou.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]