• Carregando...
Presidente Lula e o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Presidente Lula e o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.| Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em meio à tensão entre o Executivo e o Legislativo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram nesta sexta-feira (9) para tentar melhorar a relação. Segundo alguns interlocutores ouvidos pelo Estadão, o deputado garantiu ao petista que “o jogo está zerado” e "os dois combinaram de intensificar os contatos, telefônicos e presenciais".

O encontro ocorreu após Lira confrontar os vetos do governo ao Orçamento e à medida provisória de reoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia durante a cerimônia de abertura do ano legislativo no Congresso.

Sobre a medida provisória emitida por Lula no início do ano sem negociações para reonerar a folha de pagamento, o presidente da Câmara disse que ela não pode continuar sem discussão, assim como a revogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Segundo Lira os deputados não foram feitos para serem "carimbadores" e que o povo espera mais que isso de seus parlamentares.

Nos bastidores, deputados e aliados do Planalto também confirmaram uma forte insatisfação do presidente da Câmara com a articulação política entre governo e Congresso, comandada por Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais. Após a reunião, jornais apontaram que o novo interlocutor do governo petista com o Congresso Nacional será o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

De acordo com o Poder 360, "Lira afirmou a Lula que foi o 1º chefe de algum Poder a dar parabéns e reconhecer a vitória do presidente. Também disse que esteve junto com o presidente no dia seguinte ao 8 de Janeiro e que sempre levou os temas do governo à mesa, ajudando a viabilizar politicamente as propostas no Congresso".

Na ocasião, o presidente da Câmara também um retorno do Executivo, especialmente em relação a quebra de acordo e vetos do presidente em propostas que foram aprovadas pelo Congresso. Ele citou o marco fiscal, o Carf e o Marco Legal de Garantias de Empréstimos.

A reunião de Lula com Lira durou mais de 1 hora e ocorreu no Palácio do Alvorada. Ambos, saíram sem falar com a imprensa.

"Governo nunca rompeu diálogo", diz Padilha

Após a reunião com Lira, Lula se reuniu com o ministro Padilha e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). Depois do encontro, Padilha negou qualquer indiferença com Lira e garantiu que "o governo nunca rompeu diálogo".

"Tenho dito que, no ano passado, governo e congresso fizeram uma dupla muito positiva, consolidou a democracia. E essa dupla vai continuar marcando muitos gols", declarou Padilha em coletiva à imprensa.

Segundo o ministro, após o período de Carnaval, Lula já pediu para se encontrar com os líderes do Senado e da Câmara. "Vamos retomar o Conselho Político de Coalizão entre 20 a 22 de fevereiro", declarou.

Padilha também reforçou que Lula vai mantê-lo na articulação política com o Congresso Nacional ao ser questionado sobre a troca do comando por Rui Costa. “O presidente, no diálogo, reafirmou o papel do Ministério das Relações Institucionais e do trio de líderes no Congresso, reafirmou a confiança e diretriz”, afirmou o ministro da pasta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]