Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
7 meses de impasse

Lula indica desembargador apoiado por Nunes Marques para vaga no STJ

Lula indica juiz apoiado por Nunes Marques para vaga no STJ
Após sete meses de impasse, Lula indicou o desembargador do TRF1 Carlos Augusto Pires Brandão para ocupar uma vaga no STJ. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou nesta terça-feira (27) o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), para ocupar uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A escolha foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques, que também atuava no TRF1, foi um dos fiadores de Brandão na disputa. Nunes Marques assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final de agosto de 2025. Já os ministros Flávio Dino e Gilmar Mendes faziam oposição à indicação.

Antes da definição da lista tríplice, os dois defendiam a escolha do desembargador Ney Bello para o cargo, que foi preterido pelo STJ. A vaga da Justiça Federal no Tribunal foi disputada por Brandão e pelas desembargadoras Daniele Maranhão Costa, do TR1, e Marisa Ferreira dos Santos, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

VEJA TAMBÉM:

O desembargador contou ainda com o apoio de petistas, como o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, que agradeceu ao presidente pela escolha do aliado.

“Escolhas como essa nunca são simples, mas posso afirmar com convicção: o Brasil ganha um ministro do STJ profundamente preparado, com vasta experiência, sólida trajetória de defesa da segurança jurídica, da democracia e do desenvolvimento com justiça social e sustentabilidade”, afirmou Dias no Instagram.

Lula recebeu as indicações do Tribunal em outubro de 2024. Após sete meses de impasse, Lula ainda precisa escolher um membro do Ministério Público para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Laurita Vaz. Formam a lista tríplice do MP: Marluce Caldas (MP de Alagoas), Sammy Barbosa (MP do Acre) e Carlos Frederico Santos, subprocurador-geral da República.

Indicado de Lula para STJ precisa ser aprovado pelo Senado

O indicado de Lula precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado. A data da sabatina ainda não foi marcada. Caso a indicação seja formalizada, Brandão ocupará a vaga deixada pela aposentadoria da ministra Assusete Magalhães. Ele foi nomeado desembargador federal pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2015.

Carlos Augusto Pires Brandão é mestre em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em ciências jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Natural de Teresina, tomou posse como juiz em 1997 e ocupa o cargo de desembargador do TRF1, localizado em Brasília, desde 2015. É professor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros