O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou o primeiro dia da agenda oficial em Paris, nesta quinta-feira (5), ao lado de seu homônimo francês, Emmanuel Macron, com uma visita à Torre Eiffel iluminada com as cores verde e amarela.
Em nota, o Palácio do Planalto disse se tratar de “uma homenagem especial ao Brasil no principal cartão postal do país europeu”. As primeiras-damas da França, Brigitte Macron, e do Brasil, Janja da Silva, também posaram para fotos.
“Esta noite a Torre Eiffel veste as cores do Brasil”, disse Lula nas redes sociais. Macron divulgou a selfie em suas redes sociais com as bandeiras do Brasil e da França lado a lado na legenda. Veja abaixo:
Lula participou de uma reunião bilateral nesta manhã com Macron, no Palácio do Eliseu. O mandatário brasileiro pediu ao francês que “abra o coração” e aceite o acordo entre o Mercosul e a União Europeia e também cobrou recursos prometidos pelos países desenvolvidos a políticas de combate às mudanças climáticas.
Macron ainda resiste ao acordo e defendeu a inclusão de "cláusulas-espelho" ou medidas de salvaguarda com protocolo adicional de equalização em eventuais desestabilizações de mercado, com a introdução de freios que "não tem nada a ver com a defesa estratégica do comércio".
No período da tarde, Lula recebeu uma homenagem da Academia Francesa, teve uma reunião com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e conversou com integrantes da comunidade brasileira na França. No início da noite, participou de jantar de Estado oferecido pelo governo francês.
Ação dos EUA na Venezuela eleva risco de fuga de traficantes para o Brasil
Pressão do TCU e do STF sobre o BC no Caso Master expõe conflitos de interesses
O inaceitável ataque do TCU à credibilidade do Banco Central
Após queda na cela, Moraes barra hospitalização de Bolsonaro: assista ao Café com a Gazeta