i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Esquerda

Congresso do PT apresenta as “teses” de sempre: Foro de SP, radicalização, “golpe”…

  • PorOlavo Soares
  • Brasília
  • 22/11/2019 22:06
Recém-saído da prisão, ex-presidente Lula é uma das estrelas do 7º Congresso do PT, que apresenta nova cartilha de teses para 2020.
Recém-saído da prisão, ex-presidente Lula é uma das estrelas do 7º Congresso do PT, que apresenta nova cartilha de teses para 2020.| Foto: Ricardo Stuckert/Twitter

O PT abriu nesta sexta-feira (22) e promove até domingo (24) a sétima edição de seu congresso nacional, em São Paulo, quando apresenta um novo caderno de "teses" produzidas por membros do partido. Intitulado "Lula Livre", o evento tem como finalidade a discussão, pelo partido, de seus planos, o realinhamento de sua militância e também a eleição de seu novo presidente nacional. Concorrem ao posto o professor Valter Pomar, e os deputados federais Margarida Salomão (MG), Paulo Teixeira (SP) e Gleisi Hoffmann (PR), atual presidente e favorita para exercer mais um mandato de quatro anos.

O congresso estava agendado para novembro desde o início do ano, mas ganhou importância após a recente libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que permanecera preso por mais de um ano, em Curitiba. Lula participou nesta sexta e é esperado em todos os dias do evento.

Os debates previstos para o congresso devem girar em torno de três grandes eixos: a preparação do PT para as eleições municipais de 2020, o posicionamento da legenda na oposição ao governo de Jair Bolsonaro e o futuro da própria sigla.

As discussões devem ser norteadas por teses produzidas por membros do PT. Tradição nas convenções do partido, as teses são apresentadas com antecedência (em 2019, foram protocoladas em julho) e debatidas durante o congresso, quando é eleita uma "tese guia".

As teses de 2019 dão um indicativo de que o PT pode partir para uma guinada radical à esquerda em sua atuação política nos próximos anos. Os textos falam de temas como a necessidade de combate ao capitalismo e a busca pelo fortalecimento do Foro de São Paulo, mencionam que o Brasil vive um "Estado de exceção" e celebram as manifestações populares de cunho esquerdista registradas no Chile e na Bolívia.

O histórico do partido, porém, sugere que a força das teses pode não necessariamente nortear a atuação dos petistas. Propostas com teor mais radical foram frequentes mesmo quando o PT ocupava a Presidência da República, entre 2003 e 2016. As sugestões de cunho mais esquerdista não impediram que o PT se coligasse com partidos de centro e que os governos do partido adotassem ações criticadas pelos seus próprios militantes, como as políticas de ajuste fiscal empreendidas pelo ex-ministro Joaquim Levy (Fazenda) no início do segundo mandato de Dilma Rousseff.

Teses de 2019 falam de "golpe", imperialismo e criticam próprio partido

São nove as teses apresentadas para a convenção de 2019. À exceção dos deputados federais Paulo Pimenta (RS) e Paulo Teixeira (SP), nenhum dos demais autores dos trabalhos exercem, atualmente, mandatos na esfera federal. São dirigentes internos do partido, além de pré-candidatos para as próximas eleições e dos ex-deputados federais Ricardo Berzoini e Luiz Eduardo Greenhalgh.

Em linhas gerais, os textos abordam três grandes temas. Um é a conjuntura internacional, em que são citadas as vitórias da direita em diferentes países e festejadas as mobilizações nas nações da América do Sul. Outro tema é a política nacional, que concentra críticas ao governo Bolsonaro e ao que chamam de "mídia hegemônica". Por fim, a terceira temática é a organização interna da legenda – e aí não faltam ataques à estrutura partidária e a uma suposta "burocratização" vivida dentro do PT.

Na tese "Lula Livre! Fora Bolsonaro! Governo Democrático e Popular!", de Carlos Árabe, Renato Simões e Vilson Oliveira, é dito que o "PT reafirma seu apoio à luta contra o bloqueio econômico à Cuba, em defesa da soberania e do direito à autodeterminação das nações, e defesa da Revolução Cubana, cujo caráter antimperialista, internacionalista e socialista foi e é fundamental para a luta dos povos latino-americanos. Afirma também seu apoio a Evo Morales e ao povo boliviano que sofre brutal ataque chancelado pela OEA que, uma vez mais, promove o golpismo tal como fez ao longo das décadas de 1960 e 1970."

Já o trabalho "Lula Livre – Partido é para todos e todas" cita que uma das prioridades da legenda deve ser "fortalecer o Foro de São Paulo, estreitar a relação com os partidos progressistas e de esquerda da Europa, dos BRICS (China, Rússia, Índia e África do Sul e com a África)".

A tese "Em tempos de guerra, a esperança é vermelha", escrita por Natália de Sena, Valter Pomar e Patrick Campos Araújo, afirma que o cenário político atual é oposto ao de 2002, quando o PT venceu, com Lula, as eleições presidenciais pela primeira vez. "O caminho para derrotar Bolsonaro e a coalizão golpista ultraliberal não será o mesmo que adotamos para derrotar FHC e os tucanos neoliberais entre 1995 e 2002. Entre outros motivos, porque a coalizão responsável pelo golpe de 2016, pela prisão e interdição de Lula, e pela vitória de Bolsonaro, não quer apenas nos derrotar, quer destruir a esquerda", relata o texto.

Ataques à operação Lava Jato aparecem na tese "Repensar o PT, para enfrentar o retrocesso, defender a democracia e os direitos do povo. Contribuição ao debate no 7º Congresso do PT", de Jacy Afonso, Ricardo Berzoini, Letícia Espíndola. Segundo o texto, a operação contou "com todo o apoio da mídia", que fazia "campanha permanente" contra o partido.

O trabalho de Afonso, Berzoni e Espíndola também traz críticas ao partido, ao dizer que "precisamos impedir que a vida partidária constitua em veículos de carreiras e carreirismo e coibir a formação de uma 'classe política' interna, constituída de assalariados, dependentes materialmente da vida interna do partido".

As contestações mais duras ao próprio PT vêm, porém, da tese assinada por Markus Sokol, Luiz Eduardo Greenhalgh e Misa Boito. O texto fala sobre a reforma da Previdência e diz: "Aliás, é preciso dizer que foi negativa a ação de três governadores – da Bahia, do Ceará e do Piauí – que pediram voto a favor da PEC 06, para deputados de outros partidos da sua base estadual. E é, em particular, inaceitável a atitude do governador Rui Costa que se mantém na pauta da conciliação, e se lança candidato em 2022, às costas do PT e às expensas da prisão de Lula – uma vergonha que o 7º Congresso discutirá".

Conciliação em baixa, socialismo em alta

Outro ponto comum de críticas ao próprio partido é o de uma suposta "política conciliatória" que o PT teria empreendido quando estava na presidência e mesmo nos dias atuais. A defesa do socialismo é apresentada na maior parte dos trabalhos.

A tese de Sokol, Greenhalgh e Boito diz que "não há mais espaço para conciliação" e que o partido deve ter como meta para as próximas eleições o lançamento de candidaturas próprias ou de alianças apenas com partidos de esquerda, sem a ampliação do leque de coligações feito pelo partido principalmente na década passada.

No trabalho "Chapa Lula Livre – Partido é para todos e todas", a conciliação é também atacada sob a ótica de que o PT cometeu "ingenuidades". Uma citada na tese é que o partido "foi republicano com quem nunca foi republicano com o PT", e aí são citados como exemplos a mídia, o Judiciário, as Forças Armadas e mesmo parte da população - que, na visão dos petistas, embora tenha sido beneficiada com políticas sociais desenvolvidas nos governos de Lula e Dilma, não dedicaram fidelidade ao partido.

Na mesma linha, uma abordagem frequente nas teses é de que o PT jamais chegou ao poder no Brasil – para tanto, os trabalhos citam uma distinção entre "governo" e "poder". Com Lula e Dilma, o partido teria alcançado o governo; o poder, entretanto, teria permanecido com setores criticados, como o capital financeiro e a já citada mídia.

Uma abordagem também frequente é a da defesa de uma nova Assembleia Constuinte, para produzir um texto que substituiria a carta de 1988.

Marielle presente

O nome da vereadora Marielle Franco (Psol), morta em 2018 no Rio de Janeiro, é rotineiramente citado nos trabalhos. O crime contra a parlamentar é mencionado como um exemplo da "escalada de intolerância" que, para os petistas, estaria em curso no Brasil. Um trabalho também menciona uma suposta conexão entre o presidente Bolsonaro e o homicídio.

"Um traço marcante do governo é o fato de que quem dirige o mesmo hoje é uma facção política ligada ao crime organizado das milícias. O assassinato de Marielle Franco apenas deu nitidez e visibilidade ao fato que nos gabinetes dos filhos do presidente e dele mesmo há assessores milicianos, parentes de milicianos, pessoal ligado diretamente a diferentes crimes, inclusive ao de Marielle", diz a tese assinada por Romenio Pereira, Marcos Lemos e Saulo Dias.

Em outro trecho do mesmo texto, diz-se que "ganha relevo e prioridade agora a luta pelo desmascaramento do presidente miliciano que usa as instituições para acobertar os mandantes do crime do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes".

Histórico de teses

Em 2016, o congresso do PT se deu poucos meses após a conclusão do impeachment que tirou a ex-presidente Dilma Rousseff do poder. Chamado de "golpe", o processo ocupou grande parte da atenção dos trabalhos apresentados na ocasião. Diversas críticas foram citadas ao próprio PT, que teria apostado em alianças com partidos em nome da governabilidade.

Mas mesmo quando o PT ainda ocupava a presidência, teses que defendiam a radicalização eram recorrentes. Como em 2015, quando a tese “Resgatar o Petismo no PT” propunha temas como a desmilitarização das polícias, a reestatização das empresas privatizadas e "100% do petróleo para a Petrobras 100% estatal".

Dois anos antes, o partido falava em seu congresso de “não ceder às pressões do mercado financeiro” e de posicionar o Estado como "organizador dos pequenos e médios negócios do país". Já em 2007, uma das diretrizes aprovadas no congresso foi a defesa da descriminalização do aborto.

32 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 32 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 7 horas

    O fascismo brasileiro veste vermelho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 8 horas

    Convenção de doentes mentais !!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Erik Koubik

    ± 8 horas

    AGRADECER AO STF. PESSOAS E NÃO V.Exas. TODAS INDICADAS QUE ESPERAM O MOMENTO CERTO PARA AGRADECER AS INDICAÇÕES. ALGUNS NÃO PASSARIAM POR UMA SIMPLES PROVA PARA ASCENDER AO CARGO, COMO POR EXEMPLO O PRESIDENTE TÓFOLI.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JESIEL

    ± 9 horas

    Hospício

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Milton Tadeu Arzua Ferreira

    ± 9 horas

    Perderam mais uma chance de fazer oposição seria. Estão de brincadeira !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Eduardo

    ± 11 horas

    Então, ao contrário do que muito camarada tenta alegar, o Foro de São Paulo existe mesmo... Interessante como durante tanto tempo negaram a existência, e tachavam de fanáticos os que falavam dele.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE DE PAULA

    ± 13 horas

    15 anos ja mostraram a cara desta raça.....a politica deles é a seguinte======matar ...roubar e destruir.....na pratica foi isso que mostraram em 15 anos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 13 horas

    Contaminaram o Brasil com idealismo fajuto , onde a canalhice e petulância passou dos limites. Essa raça nao representa um Brasil que queremos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 16 horas

    Pior do que carniça. Ridículos, extremamente ridículos e ladrões do nosso país. .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Renato Stival

    ± 16 horas

    O MEU DESEJO É QUE O SAFADO, SEMVERGONHA, LADRÃO DO POVO BRASILEIRO, TENHA O MESMO DESTINO DO ULISSES GUIMARÃES, QUE CAIU NO MAR E ATÉ HOJE NÃO ENCONTRARAM O CORPO. SENDO ASSIM, NÃO CORREMOS RISCO DE TER QUE AGUENTAR VELÓRIO. QUANTO AOS PETEBEIS INSANOS, RECOMENDO O FLAUTISTA DE HAMELIN, O QUAL EXTIRPOU DA CIDADE TODOS OS RATOS, LEVANDO-OS A MORRER AFOGADOS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zé Mané

    ± 17 horas

    Juntando o pior do mesmo! Extrato da escória política! Desafio a juntarem 10 carteiras de trabalho entre esses milhares que estão na folia!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 17 horas

    Porque esse cara não sopra na "tromba do Elefante"?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo pf camara

    ± 18 horas

    Não entendi ainda porque não foi cassado o registro do PT, tendo em vista que a lei eleitoral manda cassar o registro de partido que tenha recursos financeiros fora do país como o PT TEM. Nesse ponto me parece que o governo Bolsonaro aprecia uma roleta russa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco Carneiro Neto

    ± 19 horas

    Ótimo que eles continuem a pensar desta maneira radical, cheia de soberba, acusando seus inimigos daquilo que ele é - não precisa nem empurra-los para baixo, eles fazem isto sozinhos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rubens Marques Farias

    ± 19 horas

    Da nojo pertencer a mesma espécie desses aí.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wilbur Archibald III

    ± 20 horas

    A mesma alopração de sempre!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel

    ± 20 horas

    O PT só consegue ser se estiver ameaçado de extinção e prisão. Essa é a base do partido. Quanta bandidagem!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 20 horas

    São asquerosos. Não sabem nada não aprendem nada. Hipócritas e corruptos protegem os seus bandidos de estimação. Duro mesmo é ver e escutar um monte de ignorantes, puxa-****s, e ******s úteis lambendo as botas de um presidiário que rapinou o país com seu projeto de poder eterno. Mas os brasileiros de bem saberão dar o troco: jogar na lata de lixo esses lesa-pátrias que fomentam a discórdia e a intolerância no Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcelo bergerson

    ± 21 horas

    Deixem de colocar esse defunto político na mídia decente, batem para criar factoides e a repercussão que os jornais lhes oportuniza. Vamos esquecer de vez os integrantes da grande quadrilha que pretende novamente assaltar o Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 21 horas

    Marginais! Só uma bomba atômica nesses bandidos! Na foto o Nove Dedos. Literalmente, como pode-se ver. Com certeza perdeu em alguma ratoeira ainda quando era amador, ao nascer!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 21 horas

    Lixo ideológico. Escória da humanidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 21 horas

    Bandidada reunida

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    ± 21 horas

    A quadrilha se reencontra... Bolsonaro na presidência e Lula livre é o auge da decadência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Alberto Kunz

    ± 23 horas

    Autocrítica e reconhecimento de erros seria um raio de luz sem precedentes na história do PT. Pelo visto, esse raio não vai cair nesse Congresso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    michael stefanuto

    ± 23 horas

    Podiam pelo menos não reeleger a Gleise, aí os paranaenses não carregariam essa vergonha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    michael stefanuto

    ± 23 horas

    Lixo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Enedino

    ± 24 horas

    Essa turma não está em sã consciência, essa teses defendidas não podem ter saído de pessoas que já governaram e querem voltar a governar um país continente como o Brasil. Parecem teses saídas de um livro de George Orwell.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS RF

    ± 1 dias

    Pessoal, é muito triste chegar numa conclusão dessa, mas o PT realmente é o pior dos lixos da política brasileira. O condenado ainda consegue enrolar os mais humildes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lia Bellesi

    ± 1 dias

    Ô pessoal medíocre...só sabem falar de “luta”,”golpe”,”poder”, além de provocar confusão e incitar a violência,a desordem e a desunião do povo brasileiro!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudia Beatriz Valerio Nissel

    ± 1 dias

    Sempre o poder acima de tudo e de todos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Ronaldo Pacheco

      ± 1 dias

      Esse partido é de qual planeta? Desmiolados, esquisitos, cachaceiros, arrogantes, falsos, truculentos, gananciosos, oportunistas, encantadores de serpentes, de burros e ******s, bandidos, corruPTos, mentirosos, caluniadores, ladrões...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wilbur Archibald III

    ± 1 dias

    Mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]