• Carregando...
"Tem que ser mulher", afirmou Lula sobre nova indicação para o STF
“Tem que ser mulher”, afirmou Lula sobre nova indicação para o STF| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Prestes a abrir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), com a saída da ministra Rosa Weber, que se aposenta em outubro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que já tem um critério para sua próxima escolha: vai ser uma mulher, segundo informações do portal G1.

O mandatário brasileiro teria falado a interlocutores sobre a escolha da próxima magistrada, segundo o G1. "Dessa vez vai ter que ser mulher", teria dito o petista ao ouvir sobre os cotados para a vaga.

Atual presidente do STF, Weber, ao lado de Carmem Lúcia, são as únicas mulheres da Corte que é formada por 11 ministros. Pessoas próximas ao presidente afirmam que a decisão por uma mulher é uma influência da primeira-dama, Janja da Silva. Até o momento, o gênero do candidato não era uma questão para Lula que tem buscado colocar cada vez mais aliados na casa.

Com o último ministro empossado sob sua indicação nessa quinta-feira (3), Cristiano Zanin foi a escolha do petista para a vaga de Ricardo Lewandowski que se aposentou em abril. Tal indicação escancarou os interesse de Lula com o STF. Aos 47 anos, Zanin deve ocupar a cadeira na Suprema Corte pelos próximos 28.

Advogado, o novo magistrado é amigo e defendeu o mandatário brasileiro durante as investigações da Operação Lava Jato. A escolha de Lula foi alvo de questionamentos de que poderia representar uma violação ao princípio da impessoalidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]