i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Operação Juno Moneta

Entenda a operação do MP que envolveu o MBL num suposto esquema de crimes financeiros

    • Estadão Conteúdo
    • 10/07/2020 15:23
    Entenda a operação do MP que ligou o MBL a supostos crimes financeiros
    Logotipo do MBL| Foto: Divulgação

    O Ministério Público de São Paulo (MP-SP), a Polícia Civil e a Receita Federal realizaram na manhã desta sexta-feira (10) a Operação Juno Moneta para investigar suposta sonegação fiscal de mais de R$ 400 milhões e também apurar o que seria a "confusão empresarial" entre o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Movimento Renovação Liberal (MRL).

    Segundo a Promotoria, duas pessoas com "estreitas ligações" com os movimentos foram presas – Alessander Monaco Ferreira e Carlos Augusto de Moraes Afonso (este último conhecido como Luciano Ayan).

    "As evidências já obtidas indicam que esses envolvidos, entre outros, construíram efetiva blindagem patrimonial composta por um número significativo de pessoas jurídicas, tornando o fluxo de recursos extremamente difícil de ser rastreado, inclusive utilizando-se de criptoativos e interpostas pessoas", informou o MP-SP em nota.

    A operação é realizada pelos promotores do Grupo Especial de Repressão a Delitos Econômicos (Gedec), sob comando do promotor Marcelo Mendroni.

    O Gedec também cumpriu mandados de busca e apreensão seis endereços ligados "às empresas envolvidas na investigação sobre prática de crimes de lavagem de dinheiro".

    As ações policiais ocorreram em São Paulo e em Bragança Paulista, no interior, onde um mandado de busca foi cumprido.

    Com relação às buscas o MP-SP indicou que foram apreendidas diversas mídias digitais – entre celulares, computadores, HDs e pendrives, além de documentos impressos e dinheiro. "Foram encontradas e não apreendidas drogas (maconha) interpretadas para uso pessoal", informou a nota da Promotoria.

    Além de apurarem suposta "confusão empresarial" entre o MBL e o MRL, os investigadores também se debruçam sobre "recebimento suspeito de doações online". Segundo os investigadores foi identificado o recebimento de doações através da plataforma Google Pagamentos – "que desconta 30% do valor, ao invés de doações diretas na conta do MBL/MRL".

    Os promotores também informaram que investigam suposta constituição e utilização de empresas "em incontáveis outras irregularidades, especialmente fiscais". "A família Ferreira dos Santos, criadora do MBL, adquiriu/criou duas dezenas de empresas – que hoje se encontram – todas – inoperantes e, somente em relação ao Fisco Federal, devem tributos, já inscritos em dívida ativa da União, cujos montantes atingem cerca de R$ 400 milhões".

    Com a relação a Alessander Monaco Ferreira, um dos presos na operação realizada nesta manhã, a Promotoria aponta "movimentação financeira extraordinária e incompatível" e suposta "criação/sociedade em duas empresas de fachada". Segundo os investigadores, ele seria "ligado aos movimentos", realizando "doações altamente suspeitas através da plataforma Google".

    O MP-SP também indicou que Ferreira viajou mais de 50 vezes para Brasília, entre julho de 2016 e julho de 2018 para compromissos com o Ministério da Educação e "com objetivos não especificados". Segundo a investigação, ele também "solicitou emprego e foi contratado pelo Governo do Estado de São Paulo para trabalhar na Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso da Imprensa (CADA) – justamente um cargo que tem função de gerenciar tarefas de eliminação de documentos públicos de informações relativas ao recolhimento de documentos de guarda permanente, produzidos pela Administração Pública".

    Já sobre Carlos Augusto de Moraes Afonso, o outro preso, o MP-SP aponta que ele promover "ameaça a pessoas que questionam as finanças do MBL", realizou a "disseminação de fake news" e criou ou constituiu sociedade com "ao menos quatro empresas de fachada". Ele também é investigado pelo suposto uso de "contas [bancárias] de passagem" e por "indícios de movimentação financeira incompatível perante do fisco federal".

    O outro lado: o que diz o MBL e os acusados

    A reportagem buscou contato com advogados de defesa de Alessander Monaco Ferreira e Carlos Augusto de Moraes Afonso, mas não conseguiu localizar ninguém que pudesse falar até o momento.

    O MBL informou que nenhum dos presos na operação do MP-SP são do movimento e divulgou a seguinte nota:

    "Em que pese as alegações amplamente difundidas pela imprensa e até mesmo pelo Ministério Público quanto a ligação dos senhores Alessander Monaco Ferreira e Carlos Augusto de Moraes Afonso, vulgo Luciano Ayan, com o MBL, inicialmente cumpre esclarecer que ambos jamais fizeram parte do Movimento.

    Importa destacar que não existe confusão empresarial entre Movimento Brasil Livre e Movimento Renovação Liberal, haja vista que o MBL não é uma empresa, mas sim uma marca, sob gestão e responsabilidade do Movimento Renovação Liberal – única pessoa jurídica do Movimento – o que é fato público e notório, inclusive posto publicamente em inúmeros litígios onde a entidade figura como autora e até mesmo Requerida.

    Chega a ser risível o apontamento de ocultação por doações na plataforma Google Pagamentos, haja vista que todas as doações recebidas na plataforma são públicas, oriundas do Youtube e vulgarmente conhecidas como 'superchats', significando quantias irrisórias, feitas por uma vasta gama de indivíduos de forma espontânea. Sob o aspecto lógico, seria impossível realizar qualquer espécie de ocultação e simulação fiscal por uma plataforma pública e com quantias pífias.

    Por fim, cumpre esclarecer que as atividades empresarias e familiares dos fundadores do MBL são anteriores ao próprio Movimento e não possuem qualquer vinculação, haja vista que não possuem qualquer conexão ou convergência de finalidade.

    Com o respeito e acato ao órgão ministerial, importa esclarecer que as assertivas apontadas quanto ao MBL são completamente distantes da realidade, tratando-se de um devaneio tolo, totalmente despido de sustentação fática e legal com a única finalidade de macular a honra de um movimento pautado nos pilares da ética, da moral e da liberdade".

    Em nota encaminhada à reportagem, o Google disse o seguinte: "Não comentamos casos específicos. O Google apoia, de modo consistente, o importante trabalho das autoridades investigativas. Esclarecemos que o Super Chat é um recurso pelo qual usuários podem comprar mensagens de chat em transmissões ao vivo no YouTube."

    23 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 23 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

    • A

      Alexander

      ± 0 minutos

      O MBL já perdeu a moral há muito tempo! Quanto à ética, parece que o movimento se confunde quando diz defender um Brasil melhor, quando na verdade se comuna com a esquerda e políticos sem rumo (Kim). E liberdade é para todos; até para aquele que questionam as atitudes do movimento. Ou seja, o MBL se afundou; já era!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • V

      VERONICA AGUIAR DA SILVA SUDO

      ± 12 horas

      Angelo Coronel deve ser imediatamente afastado da CPI. Se houver alguma “honra” e seriedade nessa CPI infame!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • D

      Daniel M

      ± 12 horas

      MBL é o que tem de mais podre na política brasileira.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • J

      JF

      ± 12 horas

      Depois da prisão de Ayan, o Senador Ângelo Coronel deve ser imediatamente afastado da presidência da CPMI FAKE, visto que participou de uma live com o meliante no canal TV Democracia, ocorrida no dia 23/04/2020! Ainda acho que essa cpmi fake deve ser EXTINTA!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • J

      JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

      ± 13 horas

      Este senador Ângelo coronel vive em live com este Ayan, que criou dossiês falso para embasar a CPI fake news liderado pela Joice Hasselman e Frota, e da base ao Alexandre de Moraes perseguir a livre opinião e manifestação , e lutam para criar a lei da mordaça. Estes lutam para impor uma ditadura, para dai poderem continuar roubando. Derrete o MBL e a maior decepção o tal Kim Kataguri

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • J

      JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

      ± 13 horas

      Sem Ângelo coronel vive em live com está gente, criaram dossiês para embasar a CPI fake news, e da base ao Alexandre de Moraes perseguir a livre opinião e manifestação , e lutam para criar a lei da mordaça. Estes lutam para impor uma ditadura, para dai poderem continuar roubando.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • T

      Thiago Piedade

      ± 14 horas

      DERRETE MBL. Pensar que de alguma forma ou outra ajudo a promover o "chefe" desse movimento, assinando a Gazeta, já que o tal Renan é colunista da casa, é algo ABJETO.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • C

      Carlos Roberto

      ± 15 horas

      Como diz Lessa, aqui no fazendão tudo é possível!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • Z

      Zyss

      ± 15 horas

      Ayan sempre faz Live com a Madeleine lascko... Tá ferrada, só aguarde.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      Marcelo

      ± 16 horas

      Quero ver o novo quadrilhão promover panelaço agora. Será que o senhor Chow vai fazer piadinha?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • E

      Eufrásio Moraes

      ± 16 horas

      “Entenda”, mas a matéria não explicou direito o que o MBL fez com esses investigados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      Marco Antonio

      ± 16 horas

      Além da decepção abismal com o Kim, mais essa. Esse tal de MBL acabou.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • G

      Guitxc

      ± 17 horas

      Esse MBL (Movimento ****** Livre) é o maior engodo dos últimos tempos. Eles nunca negaram seu lado. Sempre foram um bando de esquerdopatas, mas ligados ao PSDB. Bando de covardes imundos. Que paguem na cadeia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • F

      Freitas

      ± 17 horas

      Lugar de sonegadores é na cadeia. Cadeia para todos os bandidos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • D

      Dexametasona!

      ± 18 horas

      Existem ainda? Ficaram quietos depois da queda da Dilma e da prisão do Lula, em especial após a eleição do Bozo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      2 Respostas
      • V

        ValmirBCardoso

        ± 12 horas

        viúva do petê kkkkkkk

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • G

        Guitxc

        ± 17 horas

        Vaza daqui esquerdopata demente.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • J

      Jorge Dias

      ± 18 horas

      Então é a RACHADINHA do MBL? É isso mesmo? R$ 400.000.000,00? Até me confundi com tanto O.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • V

      Valdemar Katayama Kjaer

      ± 18 horas

      Se forem mesmo do MBL, eles terão muuuuuuito o que explicar. Contudo, se não forem.... os investigadores seriam os novos amigos do Carluxo e de sua fábrica de fakenews? hehehehe

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      Austríaco-PR

      ± 18 horas

      Se alguém do Terça Livre, Senso Incomum e Brasil Paralelo fizesse 10% do que esses caras fizeram, o cabeça de ovo tinha dado prisão perpetua até para o mito e os filhos.....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • C

      C. SCHWABE

      ± 18 horas

      As máscaras vão caindo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • J

      JOSÉ IVALDO

      ± 18 horas

      Constantino passa pano vai a loucura

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • R

        Roberto Garcia

        ± 15 horas

        Não entendí? O que o Constantino tem a ver se ele não pertence ao movimento e eu o vi criticando o movimento ?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]