• Carregando...
moraes
Alexandre de Moraes, ministro do STF e presidente do TSE.| Foto: Flickr/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou nesta quarta-feira (1º) que "absolutamente todos os envolvidos" nos atos de vandalismo em Brasília "serão responsabilizados" nas esferas civil, política e criminal. A declaração foi feita durante a abertura dos trabalhos da Corte eleitoral.

"Os desprezíveis ataques terroristas à democracia e às instituições republicanas serão responsabilizados, assim como os financiadores, instigadores e os anteriores e, eventualmente, atuais agentes públicos coniventes e criminosos, que continuarem na ilícita conduta da prática de atos antidemocráticos", disse o ministro.

Moraes classificou os envolvidos na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes como "extremistas, criminosos, e verdadeiros terroristas contra a democracia". Para o ministro, os atos de vandalismo aconteceram em "circunstâncias que somente poderiam ocorrer com anuência e até participação efetiva de autoridades públicas competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido".

O magistrado ressaltou que a "omissão e conivência de diversas autoridades anteriores e atuais ficaram e estão ficando demonstradas nas investigações".

"Absolutamente nada pode justificar a existência de acampamentos cheios de criminosos, com armas, patrocinados por diversos financiadores e com a complacência de autoridades civis e militares", disse. Moraes afirmou ainda que "a democracia brasileira não suportará mais a ignóbil política de apaziguamento, de 'deixa pra lá'".

"Os financiadores, incentivadores e agentes políticos que se portaram dolosamente, pactuando covardemente com a quebra da democracia e a instalação de um estado de exceção serão responsabilizados", reforçou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]