• Carregando...
Bernardo Romão
Bernardo Romão estava preso desde 11 de fevereiro e foi liberado por Moraes com medidas cautelares.| Foto: reprodução/Facebook Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade provisória ao coronel Bernardo Romão Corrêa Neto, um dos alvos da operação da Polícia Federal que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.

Segundo informou o STF à Gazeta do Povo nesta sexta (8), Bernardo foi liberado sob medidas cautelares. Os motivos para a soltura não foram divulgados.

O coronel foi detido no dia 11 de fevereiro, três dias depois da Polícia Federal deflagrar a operação Tempus Veritatis, que mirou o ex-presidente, ex-ministros, assessores, aliados e militares.

Corrêa Neto estava em missão nos Estados Unidos com previsão de retorno apenas em 2025, mas foi detido e voltou ao Brasil.

A prisão de Corrêa ocorreu após a Polícia Federal encontrar mensagens trocadas com o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, sobre uma suposta minuta para decretar estado de sítio no país.

Na decisão que autorizou a operação, Moraes afirmou que Bolsonaro teve acesso à minuta e solicitou modificações nela. O documento previa também a prisão de diversas autoridades, como o próprio Moraes, o ministro Gilmar Mendes, também do STF, e o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Segundo as investigações, houve alterações no texto a pedido de Bolsonaro, mantendo a ordem de prisão de Moraes e a proposta de novas eleições. O suposto golpe, no entanto, não teria ocorrido, entre outros motivos, por falta de apoio do alto comando das Forças Armadas.

Entre os aliados do ex-presidente que foram alvos da operação por participação no esquema, estão os ex-ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), Augusto Heleno (GSI), Anderson Torres (Justiça) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), o ex-ajudante de ordens Marcelo Câmara, os ex-assessores Filipe Martins e Tercio Arnaud Thomaz, entre outros.

Outros militares também foram alvos da operação, como o almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante-geral da Marinha que se recusou a participar da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o general Estevan Teóphilo Gaspar de Oliveira, ex-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército; e o coronel reformado do Exército, Ailton Barros.

As investigações levaram Bolsonaro a convocar uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, no último dia 25 de fevereiro, para se defender das acusações, pedir a pacificação do país e uma anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O ato teve a participação de cerca de 750 mil pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]