Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Câmara

Motta mantém Derrite na relatoria do PL antifacção

Motta mantém Derrite na relatoria do PL antifacção
Derrite afirmou que está "trabalhando para entregar um texto técnico". (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu nesta quinta-feira (19) manter o deputado Guilherme Derrite (PP-SP) na relatoria do projeto antifacção.

A proposta endurece as penas para organizações criminosas, como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC).

“Estou trabalhando para entregar um texto técnico, consistente e alinhado com as melhores práticas internacionais para enfrentar o crime organizado de forma estruturada”, disse Derrite no X após a decisão de Motta.

VEJA TAMBÉM:

De autoria do governo Lula (PT), o PL 5582/25 foi aprovado pela Câmara, mas precisa ser analisado novamente pelos deputados após sofrer alterações no Senado.

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que a manutenção do relator é “um novo erro” de Motta.

“Sua atuação já havia sido contestada por desfigurar o projeto original do governo, apresentando seis versões sucessivas, num verdadeiro Frankenstein legislativo, com mudanças erráticas, contradições e recuos que fragilizaram a coerência jurídica e a efetividade do combate ao crime organizado”, afirmou o petista.

Durante a tramitação na Câmara, Derrite apresentou seis versões do substitutivo em meio às críticas do governo, da Polícia Federal e de entidades.

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da proposta no Senado, alterou o parecer elaborado pelo deputado, descartando a criação de um novo tipo penal autônomo e atualizando a legislação já existente.

Entre as mudanças instituídas por Vieira estão a nova parcela de repasse para o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), custeada pela Cide-Bets, e manutenção dos repasses para a PF. Para Lindbergh, o texto aprovado pelo Senado “corrige” as “distorções” do relatório de Derrite.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.