Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Orçamento 2024

Novo consegue barrar tentativa do governo de autorizar doações em ano eleitoral

Adriana Ventura
Aritgo ao Orçamento de 2024 permitiria ao governo encaminhar recursos e benefícios em ano eleitoral. (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Uma ação da deputada Adriana Ventura (Novo-SP), na Câmara, conseguiu impedir uma tentativa do governo de aprovar um dispositivo que permitiria doações da administração pública em ano eleitoral. A medida, considerada uma violação à legislação eleitoral em vigor, foi bloqueada por meio de um destaque ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

A parlamentar ressalta a importância do estrito cumprimento da legislação eleitoral e a necessidade de vigilância contra possíveis descumprimentos em anos eleitorais.

“Uma das nossas maiores preocupações em anos eleitorais deve ser impedir a compra ou a influência de votos. Por isso, a lei não pode permitir que aqueles que tenham poder sobre a máquina pública a utilizem para obter vantagem eleitoral”, disse a parlamentar.

O parecer do relator da LDO, deputado Danilo Forte (União-CE), constava um artigo que permitiria doações da administração pública ao longo do ano, incluindo o período de campanha eleitoral. A proposta ia de encontro à legislação em vigor que proíbe tal distribuição gratuita em anos eleitorais, exceto em situações específicas.

Caso aprovado, o artigo possibilitaria doações de itens como cestas básicas, tratores, redes de pesca, máquinas agrícolas e ambulâncias durante a campanha. A intervenção de Adriana Ventura na CMO resultou na remoção desse artigo da LDO, aprovada pela comissão.

Agora, o texto segue para apreciação no Plenário do Congresso Nacional na próxima semana.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.