• Carregando...
US President Barack Obama (L) greets Brazil President Lula da Silva upon his arrival for dinner during the Nuclear Security Summit at the Washington Convention Center in Washington, DC, April 12, 2010.                    AFP  PHOTO/Jim WATSON
US President Barack Obama (L) greets Brazil President Lula da Silva upon his arrival for dinner during the Nuclear Security Summit at the Washington Convention Center in Washington, DC, April 12, 2010. AFP PHOTO/Jim WATSON| Foto: AFP

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), criticou o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama por afirmar, em seu livro de memórias, que tinha conhecimento de rumores de corrupção na "casa dos bilhões" envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O livro de Obama, Uma Terra Prometida, foi lançado mundialmente nesta semana e traz passagens sobre o Brasil.

Em seu livro, Obama faz alguns elogios a Lula, mas também diz que tinha informações de que haveria muita corrupção no governo do petista. O trecho do livro em que o ex-presidente americano se refere a Lula trata da visita de Lula à Casa Branca em 2009.

Obama afirma que Lula "tinha visitado o Salão Oval” da Casa Branca, “causando boa impressão". "Ex-líder sindical grisalho e cativante, com uma passagem pela prisão por protestar contra o governo militar, e eleito em 2002, tinha iniciado uma série de reformas pragmáticas que fizeram as taxas de crescimento do Brasil dispararem, ampliando sua classe média e assegurando moradia e educação para milhões de cidadãos mais pobres. Constava também que tinha os escrúpulos de um chefão do Tammany Hall, e circulavam boatos de clientelismo governamental, negócios por baixo do pano e propinas na casa dos bilhões".

Tammany Hall era o nome dado à máquina política corrupta do Partido Democrata dos Estados Unidos que dominou a cidade de Nova York por 200 anos.

O ex-presidente americano não explica no livro sua referência a “propinas na casa dos bilhões”. Quando Obama conheceu Lula pessoalmente, o petista já havia passado pelo mensalão, o primeiro grande escândalo de corrupção que atingiu seu governo, em 2005. Apesar do escândalo, Lula conseguiu se reeleger. Porém, a descoberta de um esquema de corrupção que envolveu a cifra de bilhões de reais aconteceu somente com a Lava Jato, a partir de 2014, que investigou as gestões de Lula e Dilma Rousseff.

Presidente do PT critica Obama

O ex-presidente Lula, até agora, não se manifestou sobre as afirmações de Obama. Já Gleisi Hoffmann usou as redes sociais para criticar o ex-presidente americano. Ela acusou Obama de acobertar “um vice investigado por corrupção”, se referindo a Joe Biden.

A presidente do PT também afirmou que Obama “tem que explicar a sua participação no golpe e na Lava Jato”, em referência ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

“Obama passou 8 anos fazendo guerras e espionagem, a serviço da indústria de armas e do establishment de seu país”, disse ainda a petista.

Ela se refere a um dos episódios de maior tensão entre Brasil e Estados Unidos, quando, em 2013, documentos secretos obtidos com Edward Snowden revelaram que Dilma e seus assessores foram espionados por Washington. Quando o caso veio à tona, Dilma chegou a cancelar uma visita que faria aos Estados Unidos.

Dois anos depois, em 2015, o site WikiLeaks publicou documentos que mostravam que 29 telefones de membros e ex-integrantes do governo brasileiro foram interceptados pela agência de inteligência americana. Entre os membros do governo alvos de espionagem estavam os ex-ministros Antonio Palocci e Nelson Barbosa.

Os episódios de espionagem americana servem de munição para os petistas alegarem, sem provas, que o ex-juiz federal Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato em Curitiba foram alimentados por informações dos Estados Unidos de forma ilegal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]