i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Crise política

Como o mundo vê a gestão da pandemia no Brasil e qual o impacto na imagem do país

  • Por Leonardo Desideri
  • Brasília
  • 09/06/2020 09:53
Bolsonaro em manifestação no Palácio do Planalto no dia 17 de maio: tentativa de ocultar dados da pandemia causou desgaste ao governo.
Bolsonaro em manifestação no Palácio do Planalto no dia 17 de maio: tentativa de ocultar dados da pandemia causou desgaste ao governo.| Foto: Sergio Lima/AFP

Nos pouco mais de três meses da expansão do coronavírus no Brasil, o governo federal já teve três ministros da Saúde, mudou algumas vezes suas diretrizes para contenção da pandemia e, em meio ao problema sanitário, passa por uma crise institucional, com conflitos frequentes do Planalto com o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso e os governadores de estado. A mídia internacional têm repercutido essa instabilidade, e até meios estrangeiros mais alinhados à direita tem sido críticos da forma como o presidente Jair Bolsonaro conduz o país na crise.

A ideia de que o Brasil é o novo epicentro da Covid-19 no mundo tem sido repisada na imprensa internacional desde o começo de maio. Apoiadores do presidente argumentam que, em proporção ao tamanho da população, o país não está entre os primeiros em casos de morte pela doença – hoje, segundo o site Worldometer, o Brasil é o terceiro em números absolutos e o 20º em números proporcionais –, mas jornais estrangeiros têm repercutido estudos que dizem que o pico da doença no país ainda está por chegar.

As críticas se tornaram ainda mais pesadas depois que o Ministério da Saúde anunciou que mudaria a forma como conduz a divulgação dos números da Covid-19. Jornais estrangeiros interpretaram o gesto como uma maneira de ocultar os dados, e a atitude acabou reforçando a visão de que o presidente age arbitrariamente em relação à doença. Após reações negativas de todos os lados, o governo acabou recuando na segunda-feira (8) e divulgando o número total de casos, mas o estrago já estava feito.

Como crise de imagem dificulta retomada de investimentos estrangeiros

De acordo com Roberto Dumas, professor de Economia Internacional do Ibmec-SP e autor do livro Crises Econômicas Internacionais, sobre as principais crises econômicas que ocorreram nos séculos XX e XXI no mundo, a crise de reputação do Brasil por causa da gestão da pandemia é "péssima" para a atração de investimentos internacionais.

A imagem de instabilidade e a falta de diretrizes claras é um sinal ruim para o mercado estrangeiro, que deverá ficar mais reticente em relação ao Brasil. Isso, segundo o professor, diz respeito não só à forma como o poder Executivo tem conduzido a crise, mas também aos conflitos entre poderes, que sugerem desgoverno e falta de confiabilidade. “Não é atrativo nem para o investidor internacional nem para o doméstico”, diz.

A perspectiva de retomada do crescimento da economia em 2021, quando se espera que a pandemia já esteja mais controlada, torna-se menos realista por conta da forma como o governo federal tem conduzido a resposta à crise, segundo o economista.

Para Dumas, o dano à imagem fica ainda mais grave depois que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos e aliado geopolítico de Bolsonaro, criticou publicamente a forma como o Brasil conduz sua política anti-Covid-19, comparando-o à Suécia, país com um dos piores retrospectos no combate à doença.

O que jornais mais alinhados à esquerda estão dizendo sobre a condução da pandemia

Nos últimos dias, o jornal tradicional mais acessado do mundo na internet, o americano The New York Times, publicou duas reportagens críticas à forma como o governo Bolsonaro enfrenta a pandemia no Brasil.

“Mais de 30 mil mortes. Devastação social generalizada. Hospitais sobrecarregados. Uma economia à beira do desastre. No Brasil — o país mais atingido da América do Sul, um novo epicentro do coronavírus —, a situação é terrível. E, no entanto, seu presidente, Jair Bolsonaro, vive em outra realidade”, diz um artigo de 3 de junho.

O mesmo texto diz ainda que, “mesmo do ponto de vista dos Estados Unidos de Donald Trump”, o comportamento de Bolsonaro é “bizarro”, mas argumenta que o brasileiro tem um objetivo com suas atitudes: posar de “lobo solitário lutando contra o poderoso establishment” e, assim, ganhar mais popularidade.

Em outra reportagem, o New York Times ironiza Bolsonaro afirmando que “agora que o surto no Brasil se tornou pior — com mais infecções do que em qualquer outro país, exceto nos EUA —, o governo Bolsonaro resolveu dar uma resposta original ao tumulto crescente: parar completamente de reportar os dados sobre o vírus”.

O The Washington Post republicou uma notícia da agência Associated Press que também fala da decisão de mudança na divulgação dos dados. “Sem oferecer evidências, ele [Bolsonaro] afirma que os dados foram inflados pelas autoridades locais de saúde”, diz o texto.

O jornal britânico The Guardian também repercutiu o fato, afirmando que “embora a contagem precisa de casos e mortes seja difícil para os governos em todo o mundo, os pesquisadores da área da saúde vêm dizendo há semanas que uma série de graves irregularidades nas estatísticas do governo brasileiro estava impossibilitando o controle de uma situação explosiva”.

Já o espanhol El País disse que “as medidas dos últimos dias são outro passo firme rumo ao apagão informativo governamental sobre o alcance real da crise sanitária”.

O que dizem os jornais estrangeiros mais alinhados à direita

Meios jornalísticos estrangeiros mais alinhados à direita também não têm poupado críticas à forma como Jair Bolsonaro conduz o Brasil na crise, com raras exceções.

Na sexta-feira (5), a Fox News, rede de notícias com maior popularidade entre a direita norte-americana, publicou uma reportagem com o título: “Em meio a recorde de mortes no Brasil, Bolsonaro proclama: a morte é ‘o destino de todo o mundo’”.

Em 18 de maio, a mesma Fox já havia publicado uma matéria com tom crítico às atitudes do governante brasileiro. “O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, mais uma vez desconsiderou as recomendações de saúde pública em meio à pandemia do coronavírus, neste domingo, para tirar fotos com manifestantes aglomerados, enquanto São Paulo, a maior cidade do país, luta para manter seu sistema de saúde em funcionamento com hospitais públicos a 90% da capacidade”, dizia o texto.

O jornal de mais popularidade entre a direita francesa, o Le Figaro, chamou Bolsonaro de “capitão sem bússola no coração da tempestade”.

Em meio ao tom crítico de quase toda a imprensa internacional em relação a Bolsonaro, destoa um texto de Mary Anastasia O'Grady, editora do The Wall Street Journal, publicado no dia 17 de maio. A jornalista defende o ponto de vista do presidente do Brasil de que a ideia de isolamento e lockdown pode acabar provocando uma crise que tirará mais vidas do que a própria pandemia.

Comparando o caso de algumas cidades brasileiras com o de Guayaquil, no Equador, ela afirma que muitas pessoas “não têm o luxo de ficar em casa até que uma vacina seja encontrada” e que “a compaixão exige que os formuladores de políticas elaborem estratégias para minimizar a transmissão entre os vulneráveis ​​enquanto os saudáveis ​​têm permissão para trabalhar”. O’Grady conclui afirmando que “Bolsonaro está certo em dizer que o Brasil precisa voltar ao trabalho”.

Crise política sem fim

A imprensa internacional tem acompanhado com atenção também a crise política no Brasil, marcada pelo embate entre Bolsonaro e outros poderes. Nesta segunda-feira (8), uma decisão liminar do ministro do STF Alexandre de Moraes botou mais lenha na fogueira. Ele determinou que o Ministério da Saúde volte a divulgar os dados acumulados do novo coronavírus no Brasil, com o total de casos e de mortes conforme a metodologia adotada desde o início da pandemia. É mais um capítulo na queda de braço entre o Planalto e a Suprema Corte.

Moraes e o decano no STF, Celso de Mello, viraram alvo de críticas constantes do presidente Jair Bolsonaro nas últimas semanas. Tudo porque relatam três inquéritos que interessam ao governo. Moraes é responsável pela investigação de fake news contra a Corte que causou a deflagração de uma operação contra apoiadores bolsonaristas e a acusação da existência do chamado "gabinete do ódio" no Palácio do Planalto. Já Celso de Mello conduz o inquérito que apura a suposta interferência de Bolsonaro na Polícia Federal.

O decano também responde pela investigação contra manifestações que pregam contra a democracia e defendem o fechamento de instituições e uma intervenção militar. O presidente da República costuma aparecer em atos públicos dessa natureza, embora diga não apoiar a pauta dos manifestantes.

A imprensa internacional costuma repercutir a participação de Bolsonaro nos protestos em Brasília. No dia de 3 de maio, por exemplo, o The Guardian destacou que Bolsonaro "passou outro fim de semana agitando protestos nas ruas". Já a agência norte-americana Bloomberg publicou que o presidente do Brasil "incita novo protesto em meio ao aumento nos casos" de novo coronavírus e o New York Times disse que Bolsonaro liderou "manifestação antidemocrática", em meio à pandemia do novo coronavírus, ao reproduzir reportagem da agência Reuters.

Veja números atualizados da pandemia no Brasil

56 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 56 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Meg Litton

    ± 2 dias

    O "MUNDO" ou um monte de palhaços que nada fazem para ajudar e só sabem criticar??? O "MUNDO" tem seu próprio vírus para administrar, ao contrário de alguns safardanas por aqui...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Roberto Rocha Passos

      ± 6 dias

      O que afasta qualquer coisa do país não é o vírus chinês e o seu ataque, sem se vangloriar, mas os números do Brasil estão abaixo da média mundial da peste de Whuran. O que afasta o investidor, o turista, é o que está acontecendo agora na Argentina (expropriação de empresas), na Venezuela com U$ 20 de salário; no Brasil, o conluio da imprensa, do STF e do Legislativo, incitando e acobertando políticos de esquerda que não se conformam com a perda das eleições, e querem tomar o poder de qualquer maneira.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Antônio Carlos Portela Leôncio

        ± 6 dias

        Infelizmente a imprensa brasileira e quem influencia a imprensa estrangeira,as reportagens batendo no Presidente o dia todo é incrível, agora depois que o STF passou o combate do Covid19 para os governos e prefeituras ,tudo que acontece sobre a Pandemia a culpa é do Presidente,ora faça o favor, uma parte grande da imprensa joga contra o Brasil, pensando que está derrubando somente o presidente e junto vai também os brasileiro porque não vamos abrir mão de quem foi eleito democraticamente,tem que haver respeito.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          Lagertha Ingstad

          ± 6 dias

          O Brasil com o filme torrado mundo afora. Investidores indo embora, turistas nunca mais pisarão os pés aqui. Bolsonaro além de não gerenciar a crise sanitária nem a crise econômica, ainda fabrica crises políticas e institucionais dia sim, outro também. Tão cedo não sairemos do fundo deste poço.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Lucas Vieira Lima

            ± 6 dias

            Quando vejo uma notícia que, no nosso momento, trata o presidente como opressor e STF como vítima e não cita os atos baixos deste contra o executivo vejo a tendeciosa intenção deste veículo de mídia. Será que não existe um jornal mais imparcial nesse país. Sugiram aí, por favor. Não teve uma crítica às baixarias contra o presidente que são o que justificam as críticas feitas a essa instituições. Tentem ser honestos.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Lucio Araripe de Abreu e Lima

              ± 6 dias

              Atentem para o número de mortos ou contaminados em relação ao número de habitantes. O primeiro mundo fez tudo "certo": a Itália exterminou os velhinhos, a Inglaterra, com sua "prestigiosa" revista Lancet, foi uma tragédia, a França, a Espanha, A Bélgica, todos exterminaram seus idosos com rara competência...Quem fala mal do Brasil é essa turma que cria Fake News. Hoje vi a Gleisi Lula Hoffmann dizer que o Brasil vai ter uma queda no PIB de 9 %. Ora, vai ver a queda do PIB dos países do primeiro mundo ! Só sabem falar mal do Brasil, não olham o mundo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Luiz

                ± 6 dias

                Imagem do Brasil muito melhor que a da Itália, da Espanha, dos Estados Unidos e de vários outros países ... pouco importa o que eles pensam de nós

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  Jared280

                  ± 6 dias

                  Os danos à imagem do país são indeléveis e permanecerão por MUITO tempo. Somos vistos como uma país indisciplinado, no limite, descolado da realidade. O ideário do brasileiro cordial derrete ante a insensibilidade quanto ao número de mortos, que avança expressivo, mesmo com evidente subnotificação de caso. Subnotificação essa, aliás, inovada pelo próprio presidente, que decidiu, pelo desagrado de números e evaporação da popularidade, subnotificar a subnotificação. Embora não seja partidário do PT, tem de reconhecer que fomos do céu (2008-2012) ao inferno (2013-2018). Pera aí: e 2019-2020? Aí fomos para o esgoto do inferno...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • M

                    Meg Litton

                    ± 2 dias

                    Esta é a SUA opinião...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • M

                  M.SANTANA

                  ± 6 dias

                  04/06/2020 – Minas Gerais, 853 municípios, + 21 milhões habitantes, contabiliza 323 mortos desde o início da pandemia. https://covid.saude.gov.br/

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  3 Respostas
                  • M

                    Meg Litton

                    ± 2 dias

                    JOAO PYPCAK FILHO: seres humanos MORREM, sabia????

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JOAO PYPCAK FILHO

                    ± 6 dias

                    Estamos comentando sobre vidas de seres humanos. Qualquer perda é inaceitável. Se 323 mortes são insignificantes, o que é importante para você?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Jared280

                    ± 6 dias

                    "Você é buho? Veio do Alabama? Sei nome é Bolsonaro, ou o quê?"

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • M

                  MAURICIO FABIANO MAZUR

                  ± 7 dias

                  Vou ao banheiro dar a minha opinião sobre o Mundo

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • J

                    Jared280

                    ± 6 dias

                    Fazer Bozo não equivale exprimir opinião sobre o mundo.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • V

                  Vinicius Montgomery de Miranda

                  ± 7 dias

                  Quando o Brasil estava sendo depenado pela quadrilha (mensalão, petrolão, etc.), a imprensa e o mundo achava a gestão do país excelente.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • J

                    Jared280

                    ± 6 dias

                    "E o PT, hein? E o Lula?" Esquece o PT, ele não governa o pais há quatro anos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    ± 7 dias

                    Águas passadas não movem moinho, cara. Aqueles fdpptas que assaltaram o Brasil merecem pena de morte, mas a discussão aqui é outra. Essa mania de "eles fizeram pior" revela falta de argumentos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • J

                  João Mello

                  ± 7 dias

                  Tô cheio de rugas, preocupado com o que pensa a imprensa mundial.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • C

                    CSG

                    ± 7 dias

                    Deveria...No final o que vai derrubar o Bolsonaro será um embargo internacional, já que o congresso e o STF não fazem nada diante do absurdo que virou este desgoverno.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    ± 7 dias

                    Com certeza. Nota-se o desespero.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • R

                  RAFAEL JOSE NOWACKI GOMES

                  ± 7 dias

                  Tentativa de ocultação nunca houve. A gestão do governo é prejudicada pela desintegração e o repasse dos dados,dos estados,precisa ser apurado. Muitos óbitos na dúvida tem a sua causa morte lançada como Covid. Mortes notificadas e mortes ocorridas são tratadas como algo único. Tenta-se apenas dar mais transparência. Quem na prática depois 'responde' pelos dados? Estados ou o governo federal?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • J

                    Jared280

                    ± 6 dias

                    Jogar embaixo do tapete virou dar maior visibilidade. Tá bom. Agora senta lá, compadre.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    ± 7 dias

                    "Muitas mortes na dúvida têm a sua causa lançada como covid." E eu lhe pergunto: e quantos mortos foram enterrados/cremados por causa do vírus e nada foi relatado? Pau que bate em Chico bate em Francisco, cara.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • M

                  Mauricio Conde

                  ± 7 dias

                  Não dá para livrar a cara de nenhum político nesse momento. Ou são incompetentes ou corruptos. Não sobra nada de bom. Mas, lógico, é bom o governo que ignora com razão as mídias com viés de esquerda, prestasse mais atenção à mídias conservadoras como a Fox News e também à opinião de políticos aliados como o Trump e Boris Johnson. Radicalismos numa hora de crise nunca é bom.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • G

                    GDW

                    ± 7 dias

                    A história recente explica o que está acontecendo. Um povo que coloca essas figuras no poder vai querer o quê? Sarney, Fernandos (Henrique e Collor), Lula, Lula, Dilma, Dil, Temer, Bolsonaro. Quer oquê??? E ainda tem fente que defende e idolatra, um ou outro. Isso sem falar de governadores e prefeitos. Mas, tudo se desemboca no Judiciário, ou melhor, Permissionário. Estamos perdidos e nao vamos nos recuperar, podem estar certos disso.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      carlos

                      ± 7 dias

                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        CLEUSA

                        ± 7 dias

                        Essa turma que denigre o país lá fora, deveria nunca mais voltar por ak! É fácil no conforto dos apartamentos em Londres ou Paris falar qualquer bobagem do governo . Pq não vemos esses heróis indo para a rua em países comunistas tipo China, Cuba! E mais...os jornalecos internacionais já não nos despertam confiança!!! Vão ajudar a reeleger o Bolsonaro de tanto que batem nele! Se é bom? Não sei...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • P

                          PAULO C.P.

                          ± 7 dias

                          BOZO = O maior idhiota do planeta

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Lothar

                            ± 7 dias

                            Nossa imprensa é deplorável. Chega ser inacreditável.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • V

                              VOTO IMPRESSO JÁ

                              ± 7 dias

                              Se a imprensa internacional está estrebuchando nesse surto de fake news é porque estamos fazendo as coisas certas. Só estaríamos melhor se os governadores de oposição parassem de super notificar as mortes por vírus chinês.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                Janaína Opina

                                ± 7 dias

                                O mundo paga as contas do Brasil? Qual a relevância de tal opinião?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • F

                                  Freitas

                                  ± 7 dias

                                  Janaína, se você não sabe a relevância da opinião, melhor parar, estudar um pouco mais, pesquisar um pouco sobre relações internacionais, comércio exterior, assentos em cadeiras importantes em órgãos mundiais que decidem. Pare, pense, pesquise. Use os três "pês" e persista.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Laércio Alves

                                ± 7 dias

                                é sem dúvida o pior momento da história do Brasil. O Presidente parodia o filme UM MALUCO NO PEDAÇO.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • V

                                  VOTO IMPRESSO JÁ

                                  ± 7 dias

                                  Qualquer um que critique o governo na verdade está criticando o supremo, o nhonho e o alconhonho, pois eles estão permitindo um atentado contra o estado democrático de direito e por consequência o desastre da saúde nos estados

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Austríaco-PR

                                    ± 7 dias

                                    Pelo que entendi basta o bolsonaro dar diretivas claras para o tratamento do COVID-19 e está tudo resolvido? Só que ele não pode fazer isto, uma vez que quem dá as diretivas são prefeitos e governadores. Quando analisadas as desordens de estados lideres como RJ e SP, sem falar no nordeste, fica claro que as únicas ações razoáveis foram tomadas no governo Bolsonaro, desde de Voucher covid, passando pelo planejamento da logística (Tarcísio) até salvar empregos em escala gigantesca, a ponto de ser elogiado por órgãos internacionais. Este artigo é uma lástima e um desrespeito aos fatos. Se apega a narrativa da extrema mídia de forma vergonhosa.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luiz

                                      ± 7 dias

                                      Tá difícil de engolir este circo montado pela mídia e apoiado pelos adversários do governo, entre eles congresso e stf ... não precisa pensar mais do que dois segundos pra ver que o registro das mortes "por data da ocorrência" representa de maneira muito mais efetiva e correta a realidade, permitindo um planejamento muito melhor ... e ninguém disse que não iria divulgar os números reais, pelo contrário, um sistema está sendo liberado para mostrar as informações "do jeito que você quiser"

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • W

                                        Wendell

                                        ± 7 dias

                                        Olha, estamos no Brasil. Somos testemunhas de tudo que está acontecendo. E não é isso que os jornais retratam. Basta saber somar 2 +2 pra ver que a verdade está longe da mídia convencional. Não vai ser a era da informação que vai matar a imprensa, ela está se matando...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • V

                                          vortice

                                          ± 7 dias

                                          Como dirua o capitão Nascimento: "o senhor é um fanfarrão Sr. presidente!"

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • T

                                            THIAGO

                                            ± 7 dias

                                            pra mídia a esquerda é linda, até o dia que chegarem e fecharem as portas delas pois a midia será controlada pelo estado como na china... o mundo inteiro em pandemia, mas Pequim a 500km de wuhan sem casos da doença ... acredite quem quiser...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • F

                                              F.H.O

                                              ± 7 dias

                                              2022 Fora Bozo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • T

                                                THIAGO

                                                ± 7 dias

                                                fora bozo e entra os bozo Jr.... para não entrar os MULULA

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • O

                                              O Mito

                                              ± 7 dias

                                              Shopping liberado, bar liberado, protestos, aglomerações sem fim... calma que não estamos nem perto do pico. E o governo vai continuar ignorando o problema, melhor aceitar logo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              3 Respostas
                                              • C

                                                Celson Luiz Corso

                                                ± 6 dias

                                                Em que você acredita ? Se tiver dúvidas, fique em casa ! Se tiver mais dúvidas, se tranque em casa.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • S

                                                Selma Beila Chvidchenko

                                                ± 7 dias

                                                Mas contaminar os outros não é um direito de todos. É um crime. Se você sai, se expõe, pega a covid 19 e transmite o virus a outras pessoas, sem saber que está contaminado, você está sendo irresponsável. O direito coletivo de estar saudável é superior ao do indivíduo de fazer o que bem entende.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • T

                                                THIAGO

                                                ± 7 dias

                                                fique em ksa vc .. liberdade é um direito de todos... meu corpo minhas regras

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              rubens

                                              ± 7 dias

                                              Como eles vêem?? Pergunta pra China, eles que causaram tudo isso

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • N

                                                Nico Gavelick

                                                ± 7 dias

                                                Isso só mostra que o mundo é regido pelas aparências. A partir do momento que inúmeras pessoas foram para as ruas protestar contra o racismo, a imprensa e os intelectuais simplesmente pararam de se preocupar com isolamento e distanciamento social, como se o vírus se importasse com a ideologia das aglomerações.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • W

                                                  Walter

                                                  ± 7 dias

                                                  O trato no caso da pandemia Covid-19, pelo Brasil, foi semelhante aos demais países do mundo, com erros e acertos. Normal, afinal, é uma doença nova e desconhecido seu tratamento ideal. O resto é politicagem...

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • D

                                                    Daniel M

                                                    ± 7 dias

                                                    E que país não está em crise com uma pandemia dessas? Que país fez o “certo” em uma situação tão incerta, como ser “especialista” em algo tão novo? Crise são vcs da imprensa que criam. Brasileiro com o eterno complexo de vira lata. Um país com uma imprensa auto destruidora.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    4 Respostas
                                                    • T

                                                      THIAGO

                                                      ± 7 dias

                                                      chamar asnos esquerdista de vira lata é elogio ...

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Mitinho

                                                      ± 7 dias

                                                      CSG: certamente lulla, haddad, amante e outros personagens da quadrilha fariam melhor, não????

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • O

                                                      O Mito

                                                      ± 7 dias

                                                      Se o problema fosse a imprensa... Pfff... se estivesse trabalhando direito pelo menos.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      CSG

                                                      ± 7 dias

                                                      Vira lata são vcs que querem governar no grito e não fazem nada direito.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    CSG

                                                    ± 7 dias

                                                    Essa é a nossa realidade.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    Fim dos comentários.