
Parlamentares da oposição manifestaram pesar pela morte do empresário Cleriston Pereira da Cunha, um dos réus do 8 de janeiro, que faleceu na Papuda, nesta segunda (20). Pelas redes sociais, foram publicadas mensagens de solidariedade à vítima e de repúdio ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por não ter acatado o pedido de liberdade provisória, apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PG).
"Mesmo diante da manifestação da PGR pela liberdade provisória com uso de tornozeleira, já q ele sofria de hipertensão e diabetes, o Ministro Alexandre de Moraes sequer se manifestou sobre o pedido", disse o líder da Oposição na Câmara, deputado Carlos Jordy (PL-RJ).
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) citou o caso de Cleriston e de outros presos que já estão com parecer favorável da PGR pela revogação da prisão preventiva", e adiantou que a bancada da oposição irá elaborar “uma série de medidas para esclarecer o ocorrido”.
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) também ressaltou que “Cleriston era um dos presos do 08/01, e deveria estar em liberdade desde setembro, quando o MPF se manifestou favorável à sua liberação”.
“Meu gabinete está trabalhando em conjunto com toda bancada de oposição para apuração dos fatos relacionados a essa infeliz notícia”, disse.
Para o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), a morte do réu é uma “maldade sem fim”. “Se tivesse roubado, matado, traficado certamente teria sido solto na audiência de custódia”, declarou.
Já o senador General Hamilton Mourão (Republicanos/RS) apontou que a morte de Cleriston “materializa o absurdo da ausência do devido processo legal e da burocracia que vem cerceando direitos dos presos pelos atos de 08 de janeiro”. Ele cobrou uma “investigação minuciosa para que esse fato gravíssimo seja esclarecido”.
O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Sanderson (PL-ES), cobrou responsabilização dos envolvidos na morte do preso. "Reú primário. Sem individualização de conduta. Alguém vai ter que ser responsabilizado por isso", disse.
-
Oposição vai expor intenção de voto dos senadores para dificultar ida de Dino ao STF
-
Gilmar Mendes tenta evitar “não” do Senado a Flávio Dino no STF; assista ao Sem Rodeios
-
Lula disputa holofotes com Charles III, Modi e Mia em cúpula do clima esvaziada pelas guerras
-
Brasil deve aceitar convite da Opep mas sem cota de produção, diz presidente da Petrobras
Enel anuncia ressarcimento de três meses para consumidores que ficaram mais de 48h sem energia
Ameaça a redes sociais, “dama do tráfico”, imagens do 8/1: Indicado ao STF, Dino coleciona polêmicas
Lira apressa agenda verde para COP-28 e abre brecha para “jabutis” e lobby de setores
Quem preserva de fato a Amazônia é a atividade privada, não o Estado ou as ONGs ambientalistas