A aprovação do requerimento de urgência para o projeto de lei que prevê anistia a condenados do 8 de Janeiro contou com o apoio de deputados de partidos da base e que têm ministérios no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Dos 311 votos favoráveis, 49 vieram de legendas da base: 21 do MDB e 28 do PSD. Partidos que não compõem a base governista, mas mantêm comando de ministérios deram mais 132 votos a favor da urgência: 43 deputados do PP, 49 do União Brasil e 40 do Republicanos votaram para dar celeridade ao andamento da proposta de anistia. No começo de setembro, PP e União oficializaram o desembarque do governo, mas os ministros dessas legendas continuam na Esplanada.
O Solidariedade, que tem cargos no segundo escalão do governo federal mas se afastou de Lula desde o começo do ano, deu quatro votos a favor do requerimento. O presidente do partido, deputado Paulinho da Força (SP), foi anunciado nesta quinta-feira como relator do projeto na Câmara. O Avante, que apoiou Lula em 2022, deu seis votos a favor da urgência.
Por outro lado, partidos ligados diretamente ao PT, como o próprio Partido dos Trabalhadores, o PSOL, o PCdoB, o PDT, o PSB e a Rede não registraram nenhum voto a favor do pedido de urgência.
A aprovação do requerimento de urgência do PL da anistia na Câmara dos Deputados ocorreu na quarta-feira (17). A decisão acelera a tramitação da proposta, permitindo que seja analisada diretamente em Plenário, sem passar pelas comissões.
Nesta quinta, o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) indicou Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator. Em sua primeira entrevista nesta condição, afirmou que uma anistia ampla, geral e irrestrita estaria fora dos planos.
Além dos 311 votos favoráveis à urgência, foram 163 contrários e houve sete abstenções.
Veja como votou cada partido
- PL: 85 votos a favor e 3 ausentes
- PT: 66 contrários e um ausente
- União Brasil: 6 contrários, 49 a favor, 5 ausentes e uma abstenção
- PP: 6 contrários, 43 a favor e um ausente
- PSD: 5 ausentes, 12 contrários e 28 a favor
- Republicanos: 40 a favor, uma abstenção, dois ausentes e um contra
- MDB: 2 abstenções, 5 ausentes, 14 contrários e 21 a favor
- Podemos: 3 abstenções, 2 contrários e 12 favoráveis
- PSB: 4 ausentes e 12 contrários
- PDT: 3 ausentes e 13 contrários
- PSOL: 14 contrários
- PSDB: 10 a favor, 2 contra e um ausente
- PCdoB: 9 contrários
- Avante: 6 a favor e um ausente
- Solidariedade: 4 a favor e um contra
- PRD: 5 a favor
- Novo: 5 a favor
- PV: 4 contrários
- Cidadania: 3 a favor e um ausente
- Rede: um contra
A aprovação da urgência abre caminho para que o mérito do projeto seja pautado nos próximos dias. Segundo o relator, o projeto deve ser concluído e apresentado em Plenário em no máximo duas semanas.
Captura de Maduro pelos EUA desgasta Lula e pode afetar eleições presidenciais no Brasil
Quem é quem no julgamento de Maduro e o que acontece após ele se declarar inocente
Queda de Maduro só deve afetar preços do petróleo no médio prazo
Região do palácio presidencial da Venezuela tem tiroteio após posse de vice de Maduro