• Carregando...
STF - Fachada - Pesquisa
STF – Fachada – Pesquisa| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Bras

Pesquisa do PoderData, divulgada nesta sexta-feira (22), mostrou que o trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF) é avaliado positivamente por 19% dos eleitores. Os resultados indicam o aumento da insatisfação da população com a Corte, já que o mesmo levantamento realizado há um ano indicou que 31% dos entrevistados consideravam o trabalho do Supremo "bom" ou "ótimo", ou seja, houve uma queda de 12 pontos percentuais em 2023 na avaliação positiva do STF.

O levantamento desta sexta-feira também afirma que 37% dos eleitores avaliam o trabalho dos ministros da Corte como "ruim" ou "péssimo". Houve uma ligeira queda nas avaliações negativas sobre o trabalho dos magistrados do STF. Em dezembro de 2022, 40% dos entrevistados consideravam o desempenho da Corte como "ruim" ou "péssimo", uma redução de três pontos percentuais em relação ao mostrado neste ano, pouco acima da margem de erro. Entre os eleitores, 30% consideram o trabalho dos ministros "regular".

Os dados foram coletados a partir de 2.500 entrevistas feitas entre os dias 16 a 18 de dezembro deste ano, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%, conforme revelou o veículo.

O levantamento também cruzou a preferência eleitoral dos entrevistados com a avaliação do Supremo. Entre os que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, o desempenho do STF foi melhor avaliado: 25% afirmam que o desempenho dos magistrados é “ótimo” ou “bom”. O índice é de 11% dentre os que votaram em Bolsonaro. Os que avaliam o STF como "ruim ou péssimo" são 33% entre os eleitores de Lula e 42% entre os que votaram em Bolsonaro no ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]