Operação Inverídico cumpre um mandado de busca e apreensão na cidade de Osasco (SP).| Foto: André Borges/EFE
Ouça este conteúdo
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

A Polícia Federal cumpre um mandado de busca e apreensão em Osasco (SP), na manhã desta quinta (28), contra um suspeito de criar um perfil falso do ministro Ricardo Lewandowski (Justiça) em uma rede social.

CARREGANDO :)

De acordo com as primeiras informações sobre a Operação Inverídico, o suspeito criou um perfil falso na rede Instagram sem a autorização do ministro. A PF suspeita que outras autoridades também podem ter sido vítimas dele.

"A investigação terá continuidade para esclarecer qual era o objetivo do investigado com a criação de perfil falso, bem como para verificar se outras autoridades públicas foram vítimas desse crime", disse a PF em nota.

Publicidade

O Ministério da Justiça informou à Gazeta do Povo que Lewandowski não possui nenhum perfil nas redes sociais.

Aina segundo a PF, o suspeito pode ter incorrido no crime de falsa identidade.

Mais informações em instantes.

Embora a PF não tenha divulgado qual a identidade do perfil falso de Lewandowski no Instagram, a reportagem localizou uma página chamada "01ricardo_lewandowski" e a imagem do ministro, mas sem nenhuma publicação.

Neste perfil, o autor se apresenta como "ex-ministro do STF" e "jurista, advogado e ex-magistrado brasileiro".

Publicidade

Embora não tenha nenhuma publicação, o perfil foi marcado em seis posts de outros perfis, sendo uma sobre o jogador de futebol Vini Jr. há dois dias; uma sobre a Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatrídia, na semana passada; uma sobre uma solenidade no ministério com o governador Eduardo Leite (PSDB-RS), no começo do mês; entre outras.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]