• Carregando...
Lula
Suspeito disse em uma postagem que precisava fazer uma ‘vaquinha’ para pagar um mercenário com um rifle”.| Foto: reprodução/Canal Gov

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta terça (6) contra um homem suspeito de ameaçar de morte o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelas redes sociais. De acordo com a corporação, a Operação Eco apreendeu um celular e um computador na cidade capixaba de Aracruz (ES).

“A investigação decorre de postagem em rede social cujo teor aventa a arrecadação de fundos, fomentando a criação de uma ‘vaquinha’, com o intuito de pagar mercenário para atirar no Presidente da República”, disse a PF em nota (veja na íntegra).

Ainda segundo a corporação, o suspeito teria praticado infrações penais de ameaça e de incitação ao crime contra o presidente. O nome dele não foi informado pela polícia.

No final do ano passado, o então secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, determinou à PF uma investigação a partir de uma postagem feita em resposta a uma publicação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), em que um internauta escreveu que precisava “fazer uma vaquinha para pagar um mercenário com um rifle de alta precisão”.

Capelli anunciou no dia que encaminhou a determinação à PF pela rede X sem mencionar o nome do autor do comentário. De acordo com o secretário-executivo, as redes sociais não podem servir para incentivar crimes contra políticos e outras autoridades.

“Estou encaminhando hoje [26/12/2023] à Polícia Federal determinação para que apure ameaça feita ao presidente Lula nas redes sociais fazendo alusão a ‘rifle de precisão’ e ‘vaquinha para tal’. As redes sociais não são e não serão um terreno de incentivo a crimes contra as autoridades”, escreveu Capelli.

Desde o início do mandato do terceiro governo de Lula, pelo menos outras duas ameaças a Lula foram apuradas pela PF, além da invasão da conta da primeira-dama Janja da Silva no X.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]