Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Difusão vermelha

PF pede inclusão de Carla Zambelli na lista de procurados pela Interpol

PF pede inclusão de Zambelli na lista de procurados pela Interpol
PF pediu a inclusão de Zambelli na lista de difusão vermelha da Interpol. (Imagem ilustrativa) (Foto: Wallace Woon/EPA/Agência EFE)

Ouça este conteúdo

A Polícia Federal pediu nesta quarta-feira (4) a inclusão do nome da deputada Carla Zambelli (PL-SP) na lista de difusão vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). A lista serve para alertar as polícias dos 196 países membros sobre fugitivos procurados internacionalmente.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva e a inclusão da parlamentar no alerta após ela anunciar que deixou o país. Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizada em 2023.

Ela anunciou nesta terça-feira (3) que está nos Estados Unidos e pretende ir para a Itália por ser alvo de “perseguição” no Brasil. O diretor-geral da PF, Andrei Passos, confirmou ao portal g1 o envio do pedido à Interpol, que atualmente é comandada pelo delegado da PF, Valdecy Urquiza.

Na próxima semana, o presidente Lula (PT) deve visitar a sede da organização, em Lyon, na França. Andrei acompanha a comitiva presidencial. A Primeira Turma do STF analisará nesta sexta-feira (6) o recurso da deputada contra a condenação.

Caso o recurso (embargos de declaração) seja rejeitado por unanimidade, o processo será considerado encerrado e a decisão do STF torna-se definitiva.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros