Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ao STF

PGR pede condenação de seis integrantes do “Núcleo 2” do suposto golpe

PGR arquiva pedido de investigação de Damares contra Lupi por fraude no INSS.
Paulo Gonet pede a condenação de mais seis pessoas, integrantes do Núcleo 2, do suposto golpe. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na noite dessa segunda-feira (22), as alegações finais contra seis integrantes do chamado “Núcleo 2” da suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O grupo é composto por ex-assessores do governo Jair Bolsonaro (PL), militares da reserva e ex-dirigentes da área de segurança pública.

Com esse parecer, o Ministério Público dá prosseguimento com 23 réus na ação penal, pedindo a condenação de 22 deles até o momento. Apenas um acusado, por falta de provas, não teve pedido de condenação. Ainda resta a alegação da PGR sobre o Núcleo 4. De acordo com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o grupo deve ser condenado pelos crimes de:

  • Organização criminosa armada;
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Tentativa de golpe de Estado;
  • Dano qualificado contra o patrimônio da União, praticado com violência ou grave ameaça;
  • Deterioração de patrimônio tombado.

As provas analisadas pela PGR incluem trocas de mensagens em aplicativos, arquivos digitais e registros oficiais que, segundo a acusação, “demonstram a participação direta dos réus na formulação e execução de estratégias golpistas”. Todos os acusados têm negado que houve qualquer tentativa de golpe.

VEJA TAMBÉM:

Quem são os acusados no Núcleo 2

  • Fernando de Sousa Oliveira, delegado da Polícia Federal e ex-secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do DF;
  • Marcelo Costa Câmara, coronel da reserva e ex-assessor de Jair Bolsonaro;
  • Filipe Garcia Martins Pereira, ex-assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência;
  • Marília Ferreira de Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça na gestão de Anderson Torres;
  • Mário Fernandes, general da reserva e ex-subchefe da Secretaria-Geral da Presidência;
  • Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a denúncia, os acusados teriam participado de diversas frentes da tentativa do suposto golpe. Entre elas, o uso da estrutura da Polícia Rodoviária Federal para “atrapalhar o deslocamento de eleitores em regiões favoráveis ao adversário de Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022”.

Outro ponto destacado foi a elaboração da minuta de um decreto que romperia com as bases democráticas do país, além de planos de monitoramento e intimidação de autoridades públicas. Para Gonet, as provas indicam que os integrantes do Núcleo 2 possuíam “posições relevantes e de confiança” no governo, o que facilitou a execução de ações na suposta tentativa de golpe.

VEJA TAMBÉM:

Última etapa antes do julgamento

As alegações finais são a fase derradeira antes do julgamento. Após a manifestação do Ministério Público, os advogados dos réus terão 15 dias para apresentar suas defesas. Em seguida, o processo será encaminhado à Primeira Turma do STF, que decidirá sobre a condenação ou absolvição dos acusados.

Caso a denúncia seja aceita, a Corte deverá avaliar individualmente a conduta de cada integrante do Núcleo 2, definindo eventuais penas. Tanto a acusação quanto as defesas poderão recorrer da decisão.

Vale destacar que o Núcleo 1, considerado pelo STF o núcleo crucial, já foi julgado no início de setembro com todos os oito integrantes condenados, entre eles o ex-presidente Bolsonaro. O Núcleo 3, considerado pela PGR e pelo STF o “braço armado” do grupo, foi denunciado na semana passada e está em fase das alegações finais das defesas.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.