• Carregando...

Cidades do interior do Brasil vêm sofrendo muito com o avanço da Covid-19. No estado de São Paulo já foram registrados mais casos no interior do que na região da capital. Mas o que explica esse cenário? Entenda com a gente em um minuto.

Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz, nas duas ultimas semanas, houve um aumento de 50% nos casos em cidades de até 20 mil habitantes.

Em pelo menos seis estados brasileiros, as mortes pelo novo coronavírus em cidades do interior já ultrapassam as registradas nas regiões metropolitanas: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Tocantins, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

A explicação mais óbvia está na falta de uma estrutura adequada para atender pacientes fora dos grandes centros. Só que essa não é a única razão.

Para especialistas, a não existência de uma coordenação nacional agrava o avanço pelo interior. Isso porque quando um estado flexibiliza o isolamento, o impacto é imediatamente sentido em cidades do estado vizinho, já que esses municípios muitas vezes são integrados pela malha viária.

A demora na liberação de recursos emergenciais a estados e municípios também pesa nessa conta, já que muitos municípios flexibilizaram o isolamento antes da hora e isso aumentou o número de casos em várias regiões.

Conteúdo editado por:Rodrigo Fernandes
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]