• Carregando...
O presidente da bancada do agro, deputado Pedro Lupion (PP-PR), destacou que o “posicionamento político-ideológico” de Lewandowski é “muito complicado”.
O presidente da bancada do agro, deputado Pedro Lupion (PP-PR), destacou que o “posicionamento político-ideológico” de Lewandowski é “muito complicado”.| Foto: FPA/Divulgação.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), afirmou que é “extremamente preocupante” a nomeação do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski para o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (11) que Lewandowski foi o escolhido para substituir Flávio Dino, que será empossado ministro do Supremo em fevereiro.

“A escolha de Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF, para o Ministério da Justiça é extremamente preocupante. Tenho respeito pela pessoa do ministro, mas seu posicionamento político-ideológico é muito complicado”, disse Lupion na rede social X.

O presidente da bancada do agro afirmou que “além de ser contra a legítima defesa do cidadão de bem, o porte e a posse legal de armas, Lewandowski é indigenista e tem ligação muito próxima (e perigosa), com o Movimento dos Sem-Terra (MST)”.

Lupion destacou que há o temor de que a pasta seja usada politicamente pelo governo em questões sensíveis como a demarcação de terras indígenas e o enfrentamento a invasões de terra pelo MST.

“Sai Flávio Dino, entra Lewandovski. A preocupação é que o Ministério da Justiça seja efetivamente usado politicamente, primeiro, na questão das demarcações de terras indígenas, atribuição da pasta; depois, com criminosos invasores do MST e movimentos semelhantes de invasores”, disse o deputado.

Após a confirmação do novo ministro, parlamentares da oposição também criticaram a “parceria política” entre o governo e o STF. Lewandowski foi indicado para o Supremo por Lula durante o primeiro mandato do petista, em 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]