Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Escândalo financeiro

Proposta de CPI do Master no Senado chega ao número necessário de assinaturas

O senador Eduardo Girão (Novo-CE), autor do requerimento da CPI. (Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O Senado alcançou o número necessário de assinaturas para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de apurar o escândalo financeiro do Banco Master. Iniciativa do senador Eduardo Girão (Novo-CE), o requerimento chegou nesta segunda (18) ao mínimo de 42 assinaturas, conforme noticiou o Estado de S.Paulo.

A atual proposta de Girão é de uma CPI, enquanto atualmente já está na mesa da presidência da Casa uma de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). A diferença da CPI para a CPMI depende de uma sessão conjunta do Congresso Nacional, enquanto uma de CPI pode ser lida já na chegada do recesso, no dia 1º de fevereiro.

VEJA TAMBÉM:

Além do pedido da CPI, o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) articula desde o início do ano passado uma CPMI. O parlamentar afirma ter mais de 200 assinaturas para o seu pedido.

A CPMI do Master tem o objetivo de investigar fraudes financeiras atribuídas ao banco. De acordo com estimativas da Polícia Federal, que conduz a operação Compliance Zero sobre o caso, os valores podem chegar a R$ 12,2 bilhões. No pedido de instalação da CPMI, os proponentes alegam que será possível averiguar as “demais conexões político-institucionais relacionadas aos fatos investigados”.

A deflagração da segunda fase da operação Compliance Zero pela Polícia Federal, na semana passada, acelerou a coleta de assinaturas para a criação da CPI na Câmara dos Deputados, segundo o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), autor de outro requerimento. Ele afirma tem o número acima do necessário de 171 adesões exigidas para a abetura da comissão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.