i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Perfil

Quem é Baleia Rossi, candidato de Maia contra Bolsonaro à presidência da Câmara

    • Gazeta do Povo, com Estadão Conteúdo
    • 24/12/2020 09:40
    O deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato de Maia à presidência da Câmara contra o candidato de Bolsonaro Arthur Lira (PP-AL).
    O deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato de Maia à presidência da Câmara contra o candidato de Bolsonaro Arthur Lira (PP-AL).| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

    Eleito presidente do MDB no ano passado e agora candidato do grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara, o deputado Baleia Rossi estreou na política aos 20 anos, quando se elegeu vereador de Ribeirão Preto (SP), em 1992.

    Na campanha para o Legislativo municipal, o jovem teve o apoio do então deputado Ulysses Guimarães, símbolo do MDB, que presidiu a Assembleia Constituinte. O registro do encontro, que ocorreu meses antes de Ulysses morrer em uma queda de helicóptero em outubro daquele ano, em Angra dos Reis (RJ), é a foto de perfil do WhatsApp de Baleia.

    O apoio de Ulysses no início da vida política se deu graças ao pai, o ex-deputado Wagner Rossi, filiado ao MDB desde 1981. Anos depois, Rossi se tornaria ministro da Agricultura dos governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, entre 2010 e 2011. Pressionado, não durou muito: pediu demissão diante de denúncias de irregularidades na pasta.

    Batizado Luís Felipe Tenuto Rossi, Baleia recorreu ao apelido dado pelos irmãos para concorrer à vaga de vereador, em uma ironia por ele ser, à época, muito magro. Em princípio, não gostava, mas foi convencido pelo avô a adotar a alcunha.

    Em 1995, quando era vereador, ele lançou o "Programa do Baleia", transmitido por emissoras locais para todas as cidades do interior de São Paulo. Nele, apresentava quadros como o que proporcionava uma transformação visual e outro em que levava flores e lia cartas enviadas pelo público a outra pessoa. O programa durou até 2006.

    Depois de ser vereador em Ribeirão Preto por dez anos (1993-2003), Baleia Rossi foi deputado estadual de 2003 a 2015. Segundo a minibiografia no site da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado era "um incentivador de práticas ecológicas e esportivas e que afastem os jovens da violência das rua", e sua atuação foi voltada "sobretudo para a defesa de interesses que conduzem ao fortalecimento da família".

    Em 2014, foi eleito deputado federal e dois anos depois virou líder do MDB na Câmara, quando se aproximou de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

    Os projetos de Baleia Rossi na Câmara

    Baleia Rossi é autor da proposta de emenda à Constituição (PEC) 45/2019, que é a sugestão de reforma tributária preferida de Rodrigo Maia.

    O texto segue o modelo proposto pelo economista Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal, e tem como ponto principal a unificação de cinco tributos – os federais IPI, PIS e Cofins, o estadual ICMS e o municipal ISS – em um imposto sobre bens e serviços (IBS).

    Na Câmara, Baleia Rossi já apresentou 45 projetos de lei, dois projetos de lei complementar e seis propostas de emenda à Constituição.

    Cinco dessas propostas foram aprovadas. Dentre elas, projeto elaborado com outros deputados que consolidou os pacotes anticrime apresentados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

    Baleia também é coautor da lei que estabelece critérios de distribuição de valores arrecadados com a venda de excedentes da cessão onerosa de petróleo do pré-sal à Petrobras. E propôs lei que determina que operadoras de telefonia instalem bloqueadores de sinal em presídios e estabelecimentos socioeducativos.

    25 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 25 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • D

      Denise

      10/01/2021 10:50:22

      Muito estranho ler essas descrições num jornal como Gazeta, o “currículo” do Baleia me pareceu de um cara íntegro e honesto e cheio de projetos, enquanto do Lira, somente, citaram os casos em que ele é acusado. Já fiz minha pesquisa e vi que Baleia também tem inúmeras acusações contra ele. Por que vcs omitiram? Espero que a Gazeta não esteja se tornando mais um jornal militante.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      2 Respostas
      • D

        Danilo Pagani

        ± 1 minutos

        Eu tive a mesma impressão, estava até me perguntando, pq o Bolsonaro ta apoiando um cara cheio de processos e não o outro que parece ser ficha limpa, no final é tudo farinha do mesmo **** . Gazeta, Gazeta, eu sou super a favor de ter jornalistas com viés diferentes, mas não sou a favor de notícias tendenciosas.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • R

        Raul

        10/01/2021 20:23:30

        A Gazeta cada vez mais decepcionante, não informa, distorce fatos conforme sua opção política.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • J

      J. Neto

      10/01/2021 1:24:01

      Esse Luís Baleia vai ser apenas um fantoche nas mãos do botafogo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        Joaquim

        10/01/2021 0:56:45

        A gazeta deve ter recebido um boa grana do deputado baleia, falou até dos projetos dele. Mais não falou dos processos! Já do Arthur Lira não falou nada dos projetos que ele apresentou, mais os processos não esqueceram!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Mauricio Conde

          25/12/2020 15:31:01

          Nem Baleia Rossi e nem Arthur Lira. Nenhum deles serve. Precisamos de alguém q coloque para a câmara votar a PEC da Prisão em 2ª Instância e o Fim do Foro Privilegiado.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcos Ctba

            25/12/2020 14:02:31

            .mdb mais um do partido parceiro do pt amiguinhos na quadrilha que assaltaram o Brasil.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • B

              Brasil

              25/12/2020 10:28:19

              Para os brasileiros que combateram a dupla Maia/Alcolumbre fica a velha afirmação de que de ovos de cobras continuarão nascendo "apenas" cobra e fim de papo. Assim acontece com o STF onde a esperança dos brasileiros era de que a indicação do Bolsonaro para esta nova vaga (Kassio Nunes) seria um divisor de águas para a nova fase... O que aconteceu !? Colocaram lá mais um filhote do Gilmar Mendes...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • V

                Velo

                25/12/2020 9:47:40

                Mais um picareta na presidência. Segue o baile.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Regina Célia Baldin

                  24/12/2020 15:32:36

                  Estão falando tanto que é paulista e o Lyra que vem de uma estirpe oligárquica e funesta de coronéis nordestinos. Estados miseráveis de gente analfabeta, sem saneamento básico total. Ao menos Baleia, até o momento nada o desacredita. Desempenho mil em relação a um bozó que em 3 décadas nunca fez ou ensejou uma proposta ou lei...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • J

                    José Roberto Nogueira Lima

                    24/12/2020 16:03:46

                    Puxa como você despreza as outras regiões .Negacionista

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • A

                  Antonio Cousseau

                  24/12/2020 14:52:45

                  O FILHO DO PT, O BALEIA QUER PODER, PARA BANCAR A PAUTA ESQUERDISTA?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • V

                    vanderlei zarpellon

                    24/12/2020 17:11:40

                    #FORABAEIA #FORANHONHO

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • C

                  CSG

                  24/12/2020 14:42:55

                  Quem é Baleia Rossi ? A pessoa que vai fazer o gado sentir saudades de Rodrigo Maia.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • V

                    vanderlei zarpellon

                    24/12/2020 17:12:29

                    #FORABALEIA #FORANHONHO

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • A

                  André Sena Pereira

                  24/12/2020 14:27:44

                  Ou seja, tudo do mesmo. Nada do que os brasileiros precisam no momento. Vindo de Maia não há surpresa nenhum.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • V

                    vanderlei zarpellon

                    24/12/2020 17:13:03

                    #FORABALEIAFORANHONHO

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • C

                  Claudia Xavier da Silva Cordeiro

                  24/12/2020 14:14:13

                  E o Brasil segue de mal a pior !! nesse governo Bolsonaro estamos seguindo cada vez mais longe das pautas contra corrupção !

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Mineirão

                    24/12/2020 13:26:15

                    A proposta é sair uma baleia e entrar outra baleia???

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • V

                      vanderlei zarpellon

                      24/12/2020 17:13:36

                      #FORABALEIAFORANHONHO

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Paulo Roberto Pinheiro

                    24/12/2020 13:25:17

                    Salvem as baleias!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • B

                      BP

                      24/12/2020 13:25:07

                      O pai foi ministro nos governos petistas, mas saiu por "denúncias de irregularidades na pasta". E foi um dos responsáveis pelo projeto que desfigurou o pacote anticrime... Outro fabiano em vias de dominar a Câmara Federal, e desta vez com o apoio formal e declarado do PT/PCdoB e satélites. "Grande nome"!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Plinio

                        24/12/2020 13:24:39

                        O.mesmo do já conehecido MDB do interior de São Paulo. Pai político ,filho político.O afastamento da agricultura já foi um sinal.Nao que seja pior que o outro mas ao lado de Maia ,mostra que não vai fazer as reformas que o Brasil precisa.Vai sentar em cima dos projetos e querer "negociar" como seu colega. Juntou com Maia ,fedeu.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eurico Schwinden

                          24/12/2020 13:19:37

                          Ué, mas o baleia não seria o próprio Maia? É só mais umpaulista herdeiro de uma estirpe de políticos, que ainda hoje usam a figura de Ulysses Guimarães, para tentar esconder o pertencimento do lulopetismo. Seu pai Wagner Rossi não foi só um péssimo ministro da Agricultura da Dilma, mas teve de pular fora do Governo pelas denúncias envolvendo negociatas na Conabe. Moral não é hereditária, mas sempre tem uma cepa daninha no DNA político.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • V

                            vanderlei zarpellon

                            24/12/2020 17:14:16

                            FORABALEIAFORANHONHO

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.